Event | 2 de July

Estreia do filme palestiniano OMAR, do realizador Hany Abu-Assad
Lisboa, Cinemas Medeia Monumental.
Porto, Teatro Campo Alegre.

Debate/conversa: “Desertificação do interior” e projeção do vídeo “Janelas para o interior”, de Carlos Pina
Iniciativa inserida no evento Sementeira 2014, promovido pelo Bloco de Esquerda. Mais informações.
Viseu, Rua das Ameias, 6 – Pç D. Duarte, 21h30.

Artigo | 2 de July

Um novo estudo concluiu que os impactos das mudanças climáticas sobre os ecossistemas marinhos podem ser mais difíceis de prever do que se pensava. Por Fernanda B. Müller do Instituto CarbonoBrasil

Event | 2 de July

Lançamento do livro: “A dívida pública portuguesa”, de João Cravinho
Apresentação de António Bagão Félix, Eduardo Paz Ferreira e Stuart Holland. Ver convite.
Lisboa, Livraria Buchholz – R Duque de Palmela 4, 18h30.

Apresentação do livro: “Política e Sociedade”, de António Casimiro Ferreira
Apresentação de José Mouraz Lopes (presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses) e de Henrique Monteiro (jornalista). Ver convite.
Lisboa, CES Lisboa – Picoas Plaza R do Viriato 13 lj 117/118, 18h30.

O coordenador nacional do Bloco, João Semedo, é o convidado de Ricardo Araújo Pereira
TVI, 21h.

Artigo | 2 de July

O Rock Rendez-Vous foi uma das mais conhecidas sala de espetáculos de Lisboa dedicada ao rock português. Criado em Dezembro de 1980 e encerrado em Julho de 1990, este foi um espaço situado na Rua da Beneficência ao Rego e que substituiu o antigo Cinema Universal. Por João Mineiro

Artigo | 2 de July

A coordenadora nacional do Bloco, Catarina Martins, acusou o Governo, durante o debate parlamentar sobre o estado da Nação, de “reconfigurar o país pela destruição dos direitos sociais e dos direitos laborais”. O líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, frisou, por sua vez, que o silêncio do Governo sobre o BES, é "mais um exemplo do estado de negação deste Governo" e de como o executivo "passou ao lado do essencial ao país".

Artigo | 2 de July

Com a nova publicação, a equipa do professor Séralini confirma que o herbicida Roudup provoca deficiências graves no fígado e nos rins; a pesquisa tinha sido retirada da revista após gerar uma polémica que envolveu a Monsanto, fabricante do herbicida. Artigo publicado no Brasil de Fato.

Artigo | 2 de July

A Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis entregou esta quarta feira uma queixa “contra o governo e as tutelas responsáveis pela decisão de manter os cortes salariais aos trabalhadores que exercem funções no Estado central e local a recibos verdes”. Movimento convoca protesto para a próxima sexta feira, pelas 18h30, em frente ao ministério das Finanças.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de July

A desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres aumentou na mesma proporção em que aumentaram as políticas de austeridade do chamado “ajustamento da economia portuguesa”.

Artigo | 2 de July

O corpo da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen é traslado esta quarta-feira do cemitério de Carnide para o Panteão Nacional, em Lisboa. O Esquerda.net reproduz, neste artigo, o poema “Esta Gente”, publicado no livro "Geografia".

Vídeo Esquerda | 2 de July

A maior manifestação da década exigiu, no dia 1/7, democracia e a demissão do chefe do governo local, eleito por apenas 1200 pessoas, na sua maioria empresários e “notáveis”. O vídeo mostra o ponto de concentração de onde partiu o impressionante protesto.

Artigo | 2 de July

Os lucros brutos dos mil maiores bancos do mundo alcançaram, em 2013, o valor mais elevado desde, pelo menos, o início da década de 1970, altura em que a revista The Banker começou a divulgar estes dados. Dos 920 mil milhões de dólares arrecadados, quase 300 mil milhões tiveram origem na banca chinesa.

Artigo | 2 de July

No seu relatório, intitulado “Saúde - Síndroma de negação”, o Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) analisa o impacto das medidas de austeridade impostas nos últimos três anos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na vida dos cidadãos, defendendo que “investir na saúde serve, não só para proteger as pessoas da crise, mas pode ter um papel importante na recuperação económica”.

Artigo | 2 de July

Pelo menos 564 eurodeputados de todos os países que compõem a União Europeia beneficiaram de um fundo de pensões gerido por uma sociedade de investimentos de capital variável (Sicav), segundo dados compilados pelo grupo Open Europe. Entre estes, 27 são portugueses, pertencentes aos grupos parlamentares do PS, PSD e CDS-PP.

Artigo | 2 de July

A medida imposta pelo executivo de Pedro Passos Coelho tem merecido forte contestação por parte de professores, encarregados de educação, sindicalistas e autarcas das populações afetadas, alguns dos quais eleitos pelas listas do PSD. O governo é acusado de penalizar o interior do país, de atender apenas a razões economicistas e de impor a medida “contra tudo e contra todos”.

Artigo | 2 de July

Estudo aponta que novos parques devem ser estrategicamente localizados e eficientemente geridos para estancar a perda da biodiversidade, ao contrário do que ocorre atualmente. Por Fernanda B. Müller, do CarbonoBrasil.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de July

Vendo sucessivamente desmentida por Nicolas Sarkozy e François Hollande a crença, neles depositada, de poder infletir os ditames de Bruxelas, parte do eleitorado voltou-se para a extrema-direita que preconiza abertamente romper com a base de subordinação a esses ditames.