Artigos Opinião Esquerda | 26 de May

É urgente uma mudança das políticas educativas, uma educação inclusiva, onde todas as crianças tenham direito a ter uma educação que não fomente a discriminação e a exclusão social, mas estimule o desenvolvimento pessoal social e político de forma crítica.

Flickr Photoset | 26 de May
Artigo | 26 de May

Caças do governo de Kiev bombardeiam posições de independentistas que tomaram o aeroporto internacional de Donetsk, e há também combates em torno da estação de comboios. Petro Poroshenko, novo presidente ucraniano eleito com 54% dos votos, promete lutar por uma Ucrânia unificada.

Artigo | 26 de May

Um dos autores do relatório “Estado da Nação”, que no início de 2008 deu conta da situação do BPN, disse esta segunda-feira em tribunal que a JARED, uma offshore criada pela SLN, “era um saco azul” do grupo. As contas serviam para financiar empresas do grupo, nomeadamente do setor imobiliário, sendo, a partir de 2001, usadas para alavancar os fundos de investimento imobiliários, entretanto criados.

Artigo | 26 de May

O resultado obtido pelo partido PODEMOS foi uma das grandes surpresas destas eleições europeias no Estado Espanhol. O Esquerda.net reproduz neste artigo uma entrevista, publicada pela revista Atlántica XXII a 21 de maio, a Teresa Rodríguez, professora da secundária, ativista da Maré Verde e militante da Izquierda Anticapitalista, e número dois da candidatura do PODEMOS.

Artigo | 26 de May

Narendra Modi pertence a partido cuja origem deriva de grupo nacionalista de ultradireita, admirador confesso de Hitler.

Artigo | 26 de May

O partido de ultra-direita liderado por Nigel Farage ficou em primeiro lugar com 27,50% dos votos, deslocando a oposição trabalhista para segundo lugar. Por Marcelo Justo, Carta Maior

Artigo | 26 de May

Marine Le Pen consolida-se como ponta de lança da extrema-direita e do avanço do populismo na Europa. As grandes famílias políticas europeias mantêm as suas posições. Conservadores ganham eleições mas sofrem significativo revés eleitoral.

Artigo | 26 de May

Alfredo Pérez Rubalcaba assume os “maus” resultados como sendo da sua responsabilidade e convocou um congresso extraordinário para julho. O PSOE elegeu 14 eurodeputados, perdendo 9 mandatos.

Artigo | 26 de May

Lista “Por uma outra Europa com Tsipras”, apoiada por partidos e cidadãos de esquerda, consegue ultrapassar clausula barreira dos 4 por cento e eleger três eurodeputados. Partido Democrático obtém resultado histórico e Forza Italia de Berlusconi é humilhado.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de May

É dia de perceber o que precisamos de fazer para que a política esteja diariamente nas ruas e nos nossos locais de trabalho, através das várias formas de organização e intervenção.

Artigo | 26 de May

No seu comunicado com mais de dez páginas, escrito com o seu habitual tom irónico, o ex-subcomandante Marcos afirma que, de acordo com a liderança do EZLN, decidiu-se que "Marcos deixa de existir hoje".

Vídeo Esquerda | 26 de May

Declaração da coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, na noite eleitoral das Europeias 2014.