You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 8 de May

‘Fim da troika’, foi o título das primeiras notícias que se fizeram ouvir nos noticiários da passada noite. Mas fim da troika significa fim da destruição da Escola Pública?

Vídeo Esquerda | 8 de May

Pedro Filipe Soares encerrou o debate do projeto de lei de proteção no desemprego "à irlandesa", que foi chumbado por PSD e CDS e em que o PS se absteve. Além do Bloco, também PCP e PEV votaram a favor.

Artigo | 8 de May

O pessoal de enfermagem do centro hospitalar de Lisboa Ocidental paralisou entre as 8 e as 12 h desta quinta-feira e realizou também uma concentração para exigir o pagamento de todas as horas trabalhadas e não pagas entre 2008 e 2012, uma dívida de que garantem não desistir.

Artigo | 8 de May

Na apresentação do projeto de lei de proteção no desemprego "à irlandesa", Mariana Aiveca afirmou: “recusamos dar benefícios económicos aos grandes grupos económicos e SGPS's e negar apoio aos desempregados. O Bloco escolhe as pessoas respostas urgentes para quem não pode esperar mais”. Na votação, o projeto foi chumbado pelos votos do PSD e do CDS, o PS absteve-se, enquanto PCP, PEV e Bloco votaram a favor.

Artigo | 8 de May

O candidato da Esquerda Europeia à presidência da CE participou numa sessão de perguntas e respostas online organizada pelo diário britânico, The Guardian. Após dezenas de perguntas e centenas de comentários que abordavam a união monetária, a imigração, a abstenção e as respostas da esquerda à crise, Tsipras respondeu às questões dos cibernautas durante um período de 2 horas. Leia aqui as perguntas e resposta.

Artigo | 8 de May

Durão Barroso foi vaiado, nesta quinta-feira, quando discursava na Universidade Humboldt em Berlim, por um grupo de estudantes que gritou: “Solidariedade! Solidariedade!” e “Troika Não!”

Artigo | 8 de May

"Quatro dias de interrogatório e não há uma única prova. Isto foi um assalto perpetuado por forças sinistras ao processo" diz Gerry Adams, líder do Sinn Féin, negando qualquer envolvimento no assassinato de Jean McConville. Replicamos aqui o artigo que escreveu no The Guardian.

Blogosfera | 8 de May

 

O PIB potencial português crescerá 1,4% ao ano de 2014 a 2030 e a austeridade orçamental terá que atingir anualmente 1,9% do PIB para permitir que a dívida pública atinja os 60% do PIB, uma das metas do tratado orçamental europeu. A austeridade orçamental é 0,5% do PIB superior ao crescimento e é essa a medida da diminuição no nosso rendimento nacional disponível.
Publicado em 7 de maio por Luís Salgado de Matos em O economista português

Artigo | 8 de May

Este artigo mostra que a principal causa do crescimento das desigualdades se deve à influência que o mundo do capital exerce sobre os Estados, maior que a que tem o mundo do trabalho, o que determina que os lucros do primeiro se realizem à custa dos salários dos segundos, com uma enorme concentração dos rendimentos do capital.

Artigo | 8 de May

Numa concentração de protesto, um dirigente sindical do STAD, afirmou que mais de 2.000 trabalhadores da empresa de vigilância privada Strong ficam sem receber 120 a 130 euros por mês, face a um ordenado base de 641,93 euros.

Artigo | 8 de May

Até final de 2014, 3 mil milhões de pessoas serão utentes da internet, afirma relatório da ONU. Espera-se também que 2014 termine com 7 mil milhões de assinaturas para telemóveis – uma para cada habitante do planeta. A população mundial atingiu os 7.000 milhões em 2011.

Audio | 8 de May

Júlio Pereira ― Cavaquinho.pt, 2014.Cristina Nóbrega ― Um fado para Fred Astaire, 2014.Música Novarum ― Música Novarum, 1969; Daphne ― Barzabu, 1971.Vozes Alfonsinas ― La mar de la musica, 2001.

Eugénia Melo e Castro ― Um gosto de sol, 2013.
Vídeo Esquerda | 8 de May

Mariana Mortágua denuncia que o governo não só não baixou o IVA da restauração, como o aumenta para 23,25% e sublinha que estão aqui consequências de uma escolha que não é feita: a reestruturação da dívida.

Artigo | 8 de May

Novo escândalo da indústria farmacêutica, e da Roche em particular, põe em evidência a ganância como motor principal do Big Pharma. Por Gilles Godinat