Artigos Opinião Esquerda | 9 de April

No debate público fala-se muito de uma nova geração que nem estuda, nem trabalha. Chamam-lhe “geração nem-nem” e caracteriza um conjunto de jovens que acabaram os estudos mas não encontraram trabalho.

Artigo | 9 de April

A banalização do uso de antibióticos e impasses na pesquisa de fármacos suscitam espectro de epidemias incontroláveis. Há alternativas, mas é preciso agir já. Artigo de Martin Khor*.

Artigo | 9 de April

Com esta proposta, o Bloco pretende “acompanhar o consenso que foi criado na sociedade”, afirmou o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares. O projeto de resolução deu entrada esta quarta-feira, no mesmo dia em que foi entregue na Assembleia da República a petição, com perto de 35 mil assinaturas, a exigir um debate parlamentar sobre a reestruturação da dívida.

Vídeo Esquerda | 9 de April

Mariana Mortágua defendeu no Parlamento que a liberalização do comércio só serviu para diminuir a concorrência, com os pequenos comerciantes a acabarem esmagados pela grande distribuição.

Artigo | 9 de April

Entre os apoiantes da lista encabeçada por Marisa Matias estão Pilar del Rio, Alfredo Barroso, Margarida Gil, Boaventura Sousa Santos, Fernando Tordo. Mário Tomé, militar de Abril, é o mandatário nacional. Destacam-se nomes da literatura: Afonso Cruz, Richard Zimler, Hélia Correia, Luísa Costa Gomes, José Luís Peixoto e Filomena Marona Beja. O esquerda.net publica a lista dos primeiros apoiantes.

Artigo | 9 de April

CGTP e UGT exigem a atualização do salário mínimo e recusam o aproveitamento político por parte do primeiro-ministro sobre o tema, a poucas semanas das eleições europeias.

Artigo | 9 de April

A petição pública a exigir um debate parlamentar sobre a reestruturação da dívida recolheu 34 mil assinaturas em poucas semanas e foi entregue esta quarta-feira em São Bento.

Vídeo Esquerda | 9 de April

O telejornal das 20h do canal France 2 foi interrompido por um grupo de dezenas de "Intermitentes do Espetáculo" para reivindicarem mais proteção no desemprego.

Artigo | 9 de April

Esta quarta-feira é dia de protesto convocado pelas duas principais centrais sindicais gregas contra a austeridade e os despedimentos. Escolas, transportes e restantes serviços públicos estão paralisados.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de April

É necessário alterar a lei no sentido de uma maior exigência republicana dos eleitos com a causa pública e com os cidadãos e as cidadãs.

Artigo | 9 de April

O economista que Durão Barroso escolheu em 2011 para liderar o seu grupo de conselheiros em Bruxelas diz agora que ele preferiu alinhar com a austeridade defendida pela Alemanha, tendo em vista aumentar os seus próprios poderes.

Artigo | 9 de April

O Tratado de Comércio Livre entre a União Europeia e os Estados Unidos (TTIP) terá custos sociais elevados e poucos ganhos em termos de salários reais, empregos e PIB, de acordo com um estudo realizado por uma fundação austríaca com o patrocínio da Esquerda Unitária no Parlamento Europeu (GUE/NGL).

Artigo | 9 de April

No fim de uma reunião que ”confirmou um conflito definitivo entre o Governo e o Bloco”, João Semedo afirmou que Passos Coelho está apostado em prosseguir com a atual política de cortes de salários e pensões que trouxe "empobrecimento generalizado" ao país.

Artigo | 9 de April

A Comissão de Trabalhadores da RTP diz-se “farta e cansada” de ver um presidente da empresa mais preocupado com a sua imagem do que com o futuro do serviço público de tv e rádio.

Artigo | 9 de April

Os municípios de Loures e Odivelas chegaram a acordo para a criação de uma empresa intermunicipal que fará a gestão do abastecimento de água e recolha de lixo nos dois concelhos. O Bloco de Esquerda tinha visto chumbada esta proposta em Odivelas pela maioria PS/PSD.