You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de March

A equipa de Bergamo decidiu fazer um vídeo carregado de ironia e humor, mas politicamente claro, contra a homofobia. Esta formação italiana de futebol americano decidiu assumir uma posição corajosa contra uma forma de discriminação bastante comum no desporto.

Artigo | 30 de March

A petição promovida pelos autores do manifesto “Preparar a reestruturação da dívida para crescer sustentadamente”, lançada na última sexta feira à noite, já tem mais de 10 mil assinaturas, reunindo as condições para ser apreciada em plenário na Assembleia da República.

Artigo | 30 de March

Durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, o ministro da Saúde afirmou que “o Governo tem orgulho de ter salvo o Serviço Nacional de Saúde”. Haverá limites para a desvergonha? Artigo de António Rodrigues.

Artigo | 29 de March

Os autores do manifesto “Preparar a reestruturação da dívida para crescer sustentadamente” promovem uma petição que visa a aprovação de "uma resolução, recomendando ao Governo o desenvolvimento de um processo preparatório tendente à reestruturação honrada e responsável da dívida". Inúmeras personalidades já aderiram à iniciativa, entre as quais Seixas da Costa, Jorge Miranda, D. Januário Torgal, Pacheco Pereira, Jacinto Lucas Pires e Barata Moura.

Artigo | 28 de March

Quatro anos após ter sido recolocada por pressão da cidadania, voltou a desaparecer a placa que homenageava os quatro mortos do 25 de Abril junto ao edifício da sede da polícia política da ditadura, que atualmente é um condomínio de luxo. O Bloco de Esquerda já questionou o Governo sobre o sucedido e quer ver reposta a placa o quanto antes.

Artigo | 27 de March

NASA põe à votação três opções, o traje Biomimetismo, o Tecnologia e o Tendências da Sociedade. Mas uma viagem tripulada para descer no planeta vermelho só ocorrerá depois de 2030...

Artigo | 27 de March

Lei é a melhor prenda para os utilizadores de Internet no Brasil e no mundo, segundo Tim Berners-Lee. Projeto causou crise entre o governo Dilma e alguns partidos que o apoiam, que foi superada com duas alterações de última hora. Por Najla Passos, Carta Maior.

Artigo | 27 de March

Porta-voz da Comissão de Trabalhadores critica nota que convida os trabalhadores a reduzirem o seu horário de trabalho, com a respetiva redução de salário, apontando que a administração lança “medidas avulsas que não encaixam umas nas outras” e que “há pessoas que têm de fazer centenas de horas extraordinárias por ano”.

Artigo | 26 de March

Oitenta colégios com contrato de associação receberam 89% dos 172,7 milhões transferidos no ano passado pelo Ministério da Educação para instituições privadas. O Grupo GPS, sob investigação, recebeu 20,8 milhões para financiar turmas em 11 dos seus 25 colégios.

Artigo | 26 de March

O valor total das medidas de austeridade aplicadas desde 2011 atingirá os 29,4 mil milhões de euros em 2015, o equivalente a 17% do PIB. Os funcionários públicos e pensionistas são alvo de cerca de um terço destas medidas. Governo pretende impor um plano de austeridade permanente.

Artigo | 26 de March

Campanha da Carris e Metro de Lisboa, que culpa utentes por degradação e encarecimento dos transportes, encorajando-os a vigiarem-se e denunciarem-se uns aos outros, “induz à velha prática pidesca da denúncia”, avança o Movimento de Utentes do Metro.

Artigo | 25 de March

Realizou-se nesta terça-feira uma concentração de trabalhadores da Parvalorem (ex-BPN). A ação visou defender o posto de trabalho de mais de 200 trabalhadores. Quinta-feira será debatida na AR uma petição que pede solução para os trabalhadores e um projeto de resolução do Bloco, que propõe a defesa dos postos de trabalho dos trabalhadores do antigo BPN.

Artigo | 25 de March

O Banco de Portugal pretende assegurar o pagamento de dívidas do grupo a clientes do BES, em papel comercial vendido aos balcões do banco. O regulador obrigou a holding do grupo (ESFG) a fazer provisões de 700 milhões de euros. A dívida decorre de emissão da Espírito Santo Internacional, para enfrentar perdas na área não financeira.

Artigo | 24 de March

 

O risco de pobreza da população portuguesa aumentou entre 2011 e 2012, atingindo 18,7% da população, ou seja, quase dois milhões de pessoas, um valor que poderia aumentar para quase 50% se não existissem transferências sociais. O número de portugueses que não conseguem pagar a renda, comer uma refeição de carne e peixe ou aquecer a casa, cresceu no ano passado em relação a 2012, atingindo 10,9 por cento da população, revela o INE.

Artigo | 22 de March

A Segurança Social justifica o corte do RSI com o facto dos filhos da vítima terem passado a receber pensão de alimentos do pai. O Observatório dos Direitos Humanos quer ver declarada a insconstitucionalidade da decisão.

Artigo | 22 de March

A empresa cortou a água a quase 12 mil clientes no ano passado e o seu secretário-geral diz que ninguém vai morrer, já que há muitos chafarizes em Lisboa. Catarina Albuquerque diz que “o que se está a passar é considerado um retrocesso do ponto de vista do direito humano à água”.

Artigo | 22 de March

Um levantamento feito pela agência Lusa junto de entidades locais conclui que as regiões do interior e do Norte do país foram as mais afetadas pela vaga de encerramentos.

Artigo | 22 de March

Na sequência de um mandato de captura da Interpol, a Polícia Judiciária deteve um cidadão chinês que comprou uma casa de luxo em Cascais com dinheiro proveniente do crime na China. Os 471 vistos dourados concedidos pelo Governo em 2013 não serviram para criar um único emprego.

Artigo | 21 de March

Um modelo matemático mostra a dependência europeia de um pequeno leque de países exportadores, com a Rússia à cabeça. O mesmo modelo oferece uma alternativa, inspirada na distribuição da informação na internet, para que o continente seja mais resistente a uma crise como a atual, entre a Ucrânia e a Rússia. Por Miguel Ángel Criado

Artigo | 20 de March

Para o Bloco de Esquerda, o apoio de 74 economistas e académicos de 20 países ao Manifesto pela Reestruturação da Dívida veio reforçar o isolamento do governo e confirmar uma vez mais que é matematicamente impossível para Portugal cumprir o seu pagamento.

Pages