You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 8 de March

Quem se lembra do guião da reforma de Estado de Paulo Portas? Vítimas maiores da austeridade foram os reformados e pensionistas, que desde 2010 perderam quase 20% do poder de compra.

Artigo | 8 de March

Durante a festa dos 15 anos do Bloco, que teve lugar este sábado, no Porto, Catarina Martins referiu-se ao facto de Jardim Gonçalves ter visto a sua condenação anulada, lamentando que o Governo tenha "dois pesos e duas medidas" e que “a quem vive do seu trabalho seja retirado tudo”. A eurodeputada Marisa Matias frisou que “a escolha nas próximas eleições é entre a austeridade ou a política de emprego”.

Artigos dossier | 8 de March

A comparação dos objetivos anunciados em maio de 2011 com os resultados em novembro de 2013 poderia parecer uma piada, se não fosse uma tragédia. Segundo a OIT, Portugal sofreu a mais significativa deterioração do mercado de trabalho entre os países europeus, depois da Grécia e de Espanha.

Artigos dossier | 8 de March

As políticas públicas de Cultura, devido ao seu relativo atraso histórico de implementação no país, apresentavam, à data da entrada da troika no país, uma fragilidade estrutural que não permitiria ao setor resistir a um redobrado esforço de austeridade.

Artigos dossier | 8 de March

Nos últimos dias, PSD, governo e presidente da República levantaram a ponta do véu sobre o programa escondido que têm para o país. O que o governo tem para oferecer é nada mais nada menos do que: austeridade e austeridade e mais austeridade. A austeridade permanente. Artigo de Mariana Carneiro.

Artigo | 8 de March

A Zona Euro já ultrapassou a crise e a Grécia é um exemplo deste sucesso, avançou Durão Barroso esta sexta feira, durante um encontro do Partido Popular Europeu (PPE), em Dublin. O presidente da Comissão Europeia afirmou ainda que fez "tudo o que podia por Portugal", pelo que deixará o cargo com "a consciência absolutamente tranquila".

Artigo | 8 de March

"Depois desta ‘troika' sair vem outra ‘troika', desta vez com 20 anos de austeridade, novamente e sempre em nome da dívida e dos credores", afirmou o coordenador do Bloco, João Semedo, reagindo às palavras do presidente da República escritas no prefácio do "Roteiros VIII".

Artigo | 8 de March

Carris e Metro de Lisboa encorajam os utentes a vigiarem-se e denunciarem-se uns aos outros, culpando a fraude pelo agravamento da situação financeira destas empresas. Esta campanha é mais um instrumento para escamotear o facto de que o pagamento de juros da dívida é o principal motivo para o aumento constante do endividamento das empresas de transportes públicos.

Artigo | 8 de March

No Dia Internacional dos Direitos das Mulheres, a Rede 8 de Março organiza, a partir das 16h, na Casa Independente, em Lisboa, uma festa feminista, intitulada “Meu corpo, minha festa”. Nesta iniciativa, e “porque as lutas do passado são também as lutas do presente e ainda há tanto por transgredir, o corpo é insubmissão”.

Artigo | 8 de March

Durante o jantar de comemoração dos 15 anos do Bloco, que teve lugar esta sexta feira em Loures, a eurodeputada Marisa Matias enfatizou a luta contra o Tratado Orçamental e acusou o Governo de ser “uma máquina de propaganda eleitoral”. A coordenadora do Bloco, Catarina Martins, criticou o executivo por querer embaratecer os despedimentos ilegais e lembrou que a fortuna de Belmiro de Azevedo cresce “em nome de uma política que está a roubar salário”.

Artigos Opinião Esquerda | 8 de March

A sociedade e os governos esquecem que há outras mulheres, aquelas que nunca tiveram direitos, aquelas que continuam sem os ter... Em Portugal mais de 7,2% das mulheres são empregadas domésticas remuneradas.

Artigo | 8 de March

Governo “só pode responder positivamente às reivindicações dos profissionais dos serviços e forças de segurança” que são “vítimas das políticas de austeridade deste Governo como tantos outros setores profissionais”, defendeu a deputada do Bloco Cecília Honório. Associações de militares têm protesto agendado para o próximo 15 de março.

Artigo | 8 de March

Desta vez não há dúvida. Monstruosa e horrível, a ameaça fascista está de volta, sem que a nossa Europa se escandalize por aí além. A prova? Nazis “puro-sangue”, que se reivindicam do 3º Reich e das suas divisões SS, perante os quais os brutos da Aurora Dourada grega quase parecem meninos de coro, ocupam os postos mais nevrálgicos (Ordem Pública, Defesa, Justiça) no governo interino ucraniano. Artigo de Yorgos Mitralias, publicado no CADTM.

Artigo | 8 de March

A transformação das universidades em corporações, como tem ocorrido sistematicamente ao longo da última geração, como parte do assalto neoliberal geral sobre a população, veio acompanhada de um modelo de negócios onde o que importa é o lucro no final do balanço.