You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 6 de March

Há dados chocantes. Um deles é que na UE as mulheres trabalham mais 59 dias por ano para ganhar o mesmo que os homens. Outro é a comparação com Portugal, onde elas trabalham ainda mais 7 dias do que a média europeia —aqui, temos de trabalhar mais 65 dias para o nosso salário ser equivalente ao deles.

Artigo | 6 de March

O maior protesto de sempre dos profissionais dos serviços e forças de segurança juntou mais de 15 mil pessoas, que se manifestaram contra os cortes salariais e a política do governo. O protesto revelou grande revolta dos manifestantes, que derrubaram as grades metálicas e tentaram subir as escadarias da AR.

Audio | 6 de March

João Afonso ― Sangue bom, 2014.

Cati Freitas ― Dentro, 2013.

Saga ― Homo Sapiens, 1976.

Luís de Freitas Branco (1890 – 1955) ― Sonata para violoncelo e piano, 1913.

Charanga ― Borda tu, 2013.

Edição nº 177, de 6 de março de 2014

Artigo | 6 de March

Investigadores da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária estão sob investigação. A revista Sábado diz que há suspeitas de estarem a soldo de um cartel colombiano e ao mesmo tempo desviarem centenas de quilos de cocaína apreendida.

Artigo | 6 de March

A proposta da troika tinha sido afastada pelo governo na 9ª avaliação mas pode regressar na 12ª. Paulo Portas e Maria Luís Albuquerque não a referiram na conferência de imprensa da semana passada. Sindicatos, patrões e oposição já disseram que não vão aceitar a medida.

Artigo | 6 de March

Hoje mais do que nunca é necessário chamar as coisas pelo seu nome: o que se está a passar na Crimeia, nestes dias, é um ato clássico de intervenção imperialista por parte do Estado russo. É uma intervenção estúpida, cobarde e inconsequente – que é também como podemos descrever o próprio regime de Vladimir Putin. Declaração dos editores do site russo "Esquerda Aberta".

Artigos Opinião Esquerda | 6 de March

Se o "milagre económico" profetizado por meio governo está aí, como se explica que os cortes temporários e transitórios tenham passado a permanentes?

Artigo | 6 de March

O recente investimento de António Mosquito para controlar um dos maiores grupos de comunicação em Portugal pode não ter passado de mais uma iniciativa da filha do presidente angolano para estender a sua influência nos media em Portugal.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de March

A concessão de exploração da Carris e Metro de Lisboa foi a forma encontrada pelo Governo para entregar a privados estas duas empresas, garantindo-lhes os lucros operacionais e ficando o Estado com o passivo. A receita clássica liberal. Privatizar os lucros, nacionalizar os prejuízos.

Vídeo Esquerda | 6 de March

Catarina Martins confrontou Passos Coelho com a nulidade do valor da sua palavra, depois de ter contrariado as promessas eleitorais. Em seguida, o primeiro-ministro recusou-se a responder às questões que lhe foram colocadas e os deputados do Bloco abandonaram o hemiciclo em protesto.

Artigo | 6 de March

Passos Coelho garantiu ao Parlamento que os salários e pensões não vão regressar aos níveis de 2011. Os números da Segurança Social agora divulgados comprovam que o Governo cobra mais impostos mas distribui menos apoios a quem precisa. O valor médio do subsídio de desemprego já é menor que o salário mínimo.

Artigo | 6 de March

O eurodeputado dos Verdes defende que o atual comissário europeu responsável pela união bancária, Michel Barnier, “é o único candidato credível para a presidência da Comissão Europeia”. Barnier vai disputar esta semana com Jean-Claude Juncker a candidatura do PPE à Comissão.

Artigo | 6 de March

O relatório elaborado pelo ex-vereador Fernando Nunes da Silva em 2011 apontava problemas graves na contratação de obras municipais. António Costa sempre se recusou a torná-lo público.

Artigo | 6 de March

Depois de ver os deputados cipriotas chumbarem na semana passada o seu plano de privatizações, a troika ameaçou reter a quarta tranche do empréstimo ao país. Foi o suficiente para o governo de Nicos Anastasiades conseguir a maioria necessária para vender as empresas de eletricidade, portos e telecomunicações.

Artigo | 6 de March

O ciclo de debates “Pagadores de Crises”, promovido pelo Bloco no Parlamento Europeu, juntou esta semana três associações de combate à precariedade laboral e pelos direitos dos imigrantes em Portugal e na Bélgica.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de March

Na Bélgica, agora também são expulsas pessoas que trabalham, mas que tiveram a infelicidade de ficarem desempregadas e obterem durante um período de tempo um subsídio.