You are here

Pesquisar

Artigo | 28 de February

Hospitais públicos gregos só asseguram assistência a cidadãos sem seguro de saúde em caso de urgência. “Doenças como o cancro não são consideradas urgentes, a menos que o doente esteja em fase terminal", esclareceu o ministro da saúde helénico.

Artigo | 28 de February

Um relatório aprovado quinta feira pelo Parlamento Europeu reconhece que as violações dos direitos fundamentais dos europeus aumentaram em grande escala com a crise financeira e as políticas praticadas pelas instituições da União Europeia e os governos dos Estados membros.

Artigo | 27 de February

Três jornalistas da Al Jazeera estão presos há dois meses acusados de ajudarem uma organização terrorista, por terem entrevistados membros da Irmandade Muçulmana. O Egito é o terceiro país mais perigoso para os jornalistas, só perdendo para o Iraque e a Síria. Protestos ocorrem em dezenas de cidades de mais de 15 países. Esquerda.net junta-se à campanha #‎FreeAJStaff‬

Artigo | 27 de February

Cerca de 80 mortos na praça Maidan, tornados mártires do povo inteiro revoltado, fizeram abalar uma parte importante do aparelho político e policial do presidente Ianukovich, que se declararam “do lado do povo”. Trata-se de uma saída para a crise? Por Catherine Samary

Artigo | 27 de February

Vinte mil pessoas reunidas na praça Maidan aprovam um a um os ministros do novo gabinete que será chefiado por Arseni Yatseniuk, o braço direito da ex-primeira-ministra Iulia Timochenko. Tropas russas da fronteira ocidental são postas de prevenção.

Artigo | 27 de February

Depois do ocorrido durante a última semana em Kiev, o foco do conflito na Ucrânia translada-se à Crimeia. O que acontecer nesta região será determinante: pode a situação degenerar numa guerra civil? Putin intervirá militarmente? Continuará a Ucrânia a ser um país ou caminha para a secessão? Artigo de Alberto Sicília em Kiev, publicado no blogue Principia Marsupia.

Artigo | 26 de February

Para o rico dum país rico, a fronteira não é mais do que uma formalidade superável com a simples exibição dum passaporte. Para o pobre dum país pobre, pelo contrário, a fronteira aparece como um obstáculo no qual pode perder a vida. Por Gerardo Pisarello, no portal Sin Permiso.

Artigo | 26 de February

O governo apresenta-se como vítima de um golpe de Estado e compara a situação atual com a de abril de 2002. Mas esta comparação não se sustenta racionalmente. Em contrapartida, hoje são verificáveis restrições às liberdades democráticas por parte do governo, com o pretexto da propaganda antigolpista. Por Simón Rodríguez Porras, laclase.info

Artigo | 26 de February

Em 2012, os Estados Unidos gastaram mais do que os dez países que se seguem na lista dos maiores orçamentos militares do mundo. E no ano passado a NATO foi responsável por 6 em cada 10 euros gastos em despesa militar.

Artigo | 26 de February

A facção mais direitista da oposição venezuelana, ligada aos EUA e liderada pelo ex-golpista Leopoldo López, aposta agora num golpe de Estado lento.

Artigo | 26 de February

O processo de liberalização em curso vai tornar os caminhos de ferro da União Europeia mais caros e menos seguros. Essa foi uma das principais mensagens levadas a Estrasburgo por milhares de trabalhadores ferroviários, no momento em que os eurodeputados discutem o quarto "pacote" liberalizador.

Artigo | 25 de February

No ano passado, cerca de um bilião de dólares fugiram dos países em desenvolvimento e terminaram em paraísos fiscais. Conheça as capitais da corrupção. Entrevista de Marcelo Justo a Jason Hickel da London School of Economics, publicada em Carta Maior.

Artigo | 24 de February

Três atletas espanhóis de arremesso de peso fizeram-se fotografar enquanto faziam a saudação nazi, depois de terem divulgado a foto na rede social Twiter foram suspensos pela federação de atletismo.  

Artigo | 24 de February

A oposição de direita venceu as eleições municipais para as três principais cidades: Quito, Guayaquil e Cuenca. O presidente Rafael Correa reconheceu "o importante revés na capital, algo que será preciso analisar". No país, a soma dos votos totais foi favorável ao governo do presidente Correa.

Artigo | 24 de February

Desde sábado a polícia e o governo de Yanukovich desapareceram de Kiev e a cidade ficou controlada pelos chamados "Comités Populares de Autodefesa". O blogger do publico.es Alberto Sicilia continua a relatar o que vê na capital ucraniana. 

Artigo | 24 de February

O Bundesbank reconheceu a 17 de fevereiro que a Alemanha se confronta com uma perigosa bolha imobiliária. Os países que acumulam dívidas impagáveis e sofrem séria estagnação são os principais candidatos ao próximo tsunami financeiro. França, Alemanha, Reino Unido, Austrália e Canadá são os principais candidatos. Por Marco Antonio Moreno

Artigo | 24 de February

Tudo parece indicar que começou em força o décimo momento da crise iniciada em agosto de 2007. A consequência de uma contração do consumo poderá provocar uma recessão económica no mundo emergente. Em conjunto significa a generalização global da crise. Estamos num cenário semelhante a 1934, com o otimismo de que a crise já passou e o desastre às portas. Por Oscar Ugarteche e Ariel Noyola Rodríguez.

Artigo | 23 de February

Milhares de pessoas manifestaram-se em Madrid contra o “golpe de estado financeiro” da troika ao país. Dezenas de movimentos unidos em “marés” setoriais assinalaram assim o primeiro aniversário deste protesto e apelaram à participação na Marcha da Dignidade no dia 22 de março.

Artigo | 23 de February

A prisão do narcotraficante “inimigo nº 1” dos EUA este fim de semana chama a atenção para o clima de violência, corrupção e impunidade no México. Artigo de Eric Nepomuceno, no portal Carta Maior.

Artigo | 23 de February

Com o presidente deposto em parte incerta, a recém-libertada Iulia Timochenko discursou na praça da Independência. Os deputados da oposição escolheram o seu braço direito para chefe de Estado até às eleições de 25 de maio e Angela Merkel já lhe deu os parabéns pelo regresso à política.

Pages