Artigo | 14 de February

A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis lançou um inquérito dirigido a quem realiza trabalho de investigação que visa ajudar a “construir um quadro da realidade da Ciência em Portugal, combatendo as afirmações demagógicas de Passos Coelho, Nuno Crato e Miguel Seabra e Leonor Parreira sobre as carreiras científicas no país”. Em 48h foram reunidas mais de mil respostas.

Artigo | 14 de February

Passaram cem anos do nascimento de William Burroughs (5 de fevereiro de 1914): escritor, pintor e crítico social. Burroughs foi impulsionador da geração "beat" e influenciou dezenas de artistas. Por Andrés Hax*

Artigo | 14 de February

Bloco de Esquerda reúne este fim de semana uma Conferência Nacional e discutirá uma política para proteger o país “dos mercados, dos credores, da Comissão Europeia e do próprio Durão Barroso”. Cabeça de lista do partido será apresentado neste sábado. Conferência discutirá também medidas para que o Bloco funcione melhor, com maior participação, pluralidade, e capacidade de intervenção.

Artigo | 14 de February

No seguimento da intenção de despedimento colectivo de 208 trabalhadores da Moviflor, não só foi incluída, praticamente, toda a estrutura sindical da empresa, como a delegada sindical da loja de Corroios se encontra, desde o dia 21 de Janeiro, impedida de desempenhar as suas funções no seu local de trabalho. Texto de Lídia Oliveira

Artigo | 14 de February

"Nem sequer as medidas que estão no próprio programa do Governo são aprovadas pela maioria. É uma situação absurda", afirmou a deputada do Bloco Cecília Honório , na sequência do chumbo, por parte do PSD/CDS-PP, do projeto de resolução do Bloco sobre o “visto familiar”.

Artigo | 14 de February

O Pramipexol, usado no tratamento da Doença de Parkinson, está desaparecido das farmácias desde novembro de 2013, sem que seja explicado o motivo. Interrupção abrupta do fármaco pode ter consequências graves. Desde 2012 que se registam problemas com o abastecimento de medicamentos destinados a controlar esta doença crónica.

Artigo | 14 de February

CGD e Santander procederam a uma revisão que implica o pagamento de comissões por parte de quem estava isento até à data. Quem tem menos dinheiro no banco paga comissões mais altas. As contas com valores inferiores custam, em média, aos seus titulares, 67 euros por ano.

Vídeo Esquerda | 14 de February

O primeiro-ministro disse na AR que enquanto gestor sempre se deu bem com a avaliação de desempenho. Mas quem avaliou o gestor Passos Coelho nas empresas por onde passou?

Artigos Opinião Esquerda | 14 de February

Não é novidade este troca-tintismo permanente do governo. Pelo contrário, ele é o conhecido garante de que tudo seguirá o rumo traçado sem grandes sobressaltos.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de February

É claro que a Suíça - como a França, como os Estados Unidos ou como Portugal - é o que é porque recrutou centenas de milhares de imigrantes quando deles precisou.

Artigo | 14 de February

Associação aconselha os subscritores do protocolo Endesa-DECO a rescindirem esse contrato e assinarem um novo. Reportagem do Esquerda.net mostrou como o aumento da eletricidade decretado pela Endesa em janeiro deixou os seus clientes com uma das mais altas tarifas do mercado. Por Luis Leiria e Rita Gorgulho.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de February

Os professores de técnicas especiais são realmente especiais: não têm direito a um contrato de trabalho.

Artigo | 14 de February

"Como é que ter afundado o país num buraco ainda maior do que aquele em que estávamos em 2011 pode ser um caso de sucesso?", questionou Catarina Martins, perante o otimismo de Passos Coelho. A coordenadora nacional do Bloco acusou ainda o executivo do PSD/CDS-PP de “introduzir o despedimento sem justa causa e acabar com a progressão salarial nas empresas”.

Artigo | 14 de February

O presidente boliviano defendeu que “se o Fundo Monetário Internacional (FMI) quer ocupar-se da economia, que se ocupe, que se preocupe, mas para ressarcir os danos” que causou aos países da América Latina.

Artigo | 14 de February

Cerca de cinco anos após o início da intervenção da troika, e da imposição de políticas autoritárias que atiraram o país para uma situação de verdadeira calamidade social, o desemprego na Grécia atinge um novo máximo histórico: 28% em novembro de 2013. Seis em cada dez jovens estão desempregados.

Artigo | 14 de February

António Mosquito passou a controlar 66,7% do capital da construtora, assumindo a presidência do conselho de administração da empresa. A operação foi subscrita e realizada integralmente pela sociedade de direito luxemburguês GAM Holdings, detida pelo empresário angolano.

Artigo | 14 de February

Matteo Renzi, presidente da Câmara de Florença e novo chefe do Partido Democrático, completou quinta-feira a estratégia de tomada do poder em Roma ao impor o afastamento do primeiro ministro Enrico Letta, nomeado pelo seu próprio partido para uma coligação com a ala de Angelino Alfano do partido direitista Povo da Liberdade.

Artigo | 14 de February

A sucessão de recuos, concessões e meias medidas mostra que não podemos confiar nos governos e autoridades em funções para porem na ordem o opaco mundo financeiro. Artigo publicado no CADTM.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de February

“Sentem que uma vida afegã vale menos que uma vida americana?... Não somos inferiores”, disse o presidente do Afeganistão.

Artigo | 14 de February

No projeto apresentado esta quinta feira, o Bloco sublinha que “a transparência e rigor na utilização de fundos públicos, bem como a necessidade de implementar novos modelos de financiamento do cinema e audiovisual que não insistam nos erros passados, exigem o conhecimento público das decisões, investimentos e contas do FICA”.