Artigo | 9 de February

A população da Suíça aprovou por 50,3% novas limitações à imigração, num referendo proposto por um partido de extrema direita. Também em referendo, a população manteve a comparticipação pública no aborto, por 70%, rejeitando a proposta de partidos de direita.

Artigo | 9 de February

A Organização Meteorológica Mundial destaca que não há dúvidas de que a temperatura média da Terra está a subir e aponta 2013 como o sexto ano mais quente desde 1850. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 9 de February

O que é que vai acontecer ao emprego com o desenvolvimento de novas aplicações tecnológicas? Em estudos recentes, 47% dos empregos nos EUA são considerados sob ameaça de extinção por substituição tecnológica. E em Portugal? Por Francisco Louçã.

Artigo | 9 de February

Aproveitando a iniciativa "Maia Cidade Europeia do Desporto" e a presença do ministro Poiares Maduro, realizou-se um protesto na cidade da Maia, que apelou à demissão do governo.

Artigo | 9 de February

“O mais rápido, o mais alto, o mais forte.” O lema olímpico aplica-se tanto ao desempenho dos esquiadores quanto ao orçamento dos Jogos de Inverno em Sochi. Para Putin, é uma oportunidade de celebrar a identidade nacional, reafirmar o poder do Estado no Cáucaso e confirmar o retorno da Rússia ao jogo das potências. Por Guillaume Pitron.

Artigos dossier | 9 de February

Com base nas notícias compiladas por coletivos antipraxe ao longo da última década e meia, lembramos aqui alguns dos casos denunciados por vítimas da praxe que chegaram à comunicação social.

Artigos dossier | 9 de February

Bruno Moraes Cabral, realizador do documentário “Praxis” - premiado no Doclisboa 2011 e recentemente transmitido na RTP - diz ao esquerda.net que não faz sentido falar de “integração” quando todas as praxes se baseiam em valores de dominação “contrários ao que deviam ser os princípios da universidade”.

Artigos dossier | 9 de February

A primeira intervenção que fiz no Parlamento, no final de 2007, foi sobre a violência nas praxes. Seis anos depois, esse exercício de poder e a impunidade continuam a ser a regra, se não dentro, à porta das Universidades.

Artigos dossier | 9 de February

Por iniciativa do Bloco de Esquerda, a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República discutiu as praxes e recolheu contributos do meio académico. Mas as conclusões e propostas concretas nunca foram seguidas pelos governos.

Artigos dossier | 9 de February

O historiador Rui Bebiano regressa a um tema que conhece bem para colocar em causa cinco mitos sobre as praxes: os da “tradição”, “simpatia popular”, “aceitação pelos caloiros”, “prestígio para as instituições” e “integração ou preparação para a vida”. Artigo publicado no blogue “A Terceira Noite”.

Artigos dossier | 9 de February

O debate sobre a praxe que surgiu, como uma avalanche, nos media e redes sociais nas últimas semanas apresenta poucas novidades e corre sérios riscos de deixar tudo na mesma, apesar de, pela primeira vez, ter interpelado toda a sociedade e todos os responsáveis, das associações de estudantes ao Primeiro-ministro.

Artigos dossier | 9 de February

A praxe está na berlinda e não é por ser uma versão sofisticada do jogo do berlinde. Para fazer “jogo abaixo”, recordo duas vivências nas duas faculdades por onde passei: o Instituto Superior Técnico e Letras de Lisboa.

Artigos dossier | 9 de February

Em meados da década de 1990, a praxe e a “tradição académica” já estavam disseminadas no ensino superior público e privado. Esta reportagem de Luísa Costa Gomes, publicada em 1996 na revista Grande Reportagem, parte dessa realidade para recuar aos últimos séculos da história das praxes em Portugal.

Artigos dossier | 9 de February

Para quem não está a ver como é a vida na cidade que viu nascer a tal de praxe, passo a  narrar. Quinze dias do ano em particular, e muitas das terças e quintas em geral, as leis por aqui não são iguais para todos. Artigo de João José Cardoso, publicado no blogue Aventar.

Artigos dossier | 9 de February

Este artigo do historiador Miguel Cardina, publicado em 2008 na Revista Crítica de Ciências Sociais, relaciona os movimentos estudantis dos últimos anos da ditadura com as mutações então ocorridas no terreno da praxe académica em Coimbra.

Artigos dossier | 9 de February

Em 2003, o Movimento Anti-Tradição Académica juntou-se ao coletivo Antípodas e à República das Marias do Loureiro para lançar um desafio a personalidades de dentro e fora do meio académico: juntarem-se pela primeira vez numa tomada de posição pública contra as praxes.

Artigos dossier | 9 de February

O jogo de semântica inerente à distinção entre praxes-que-são-praxes e praxes-que-não-são-praxes é tão inútil quanto revelador da incapacidade da praxe se auto-regular ou sequer olhar para dentro de si mesma.

Artigo | 9 de February

O glaciar de Jakobshavn Isbræ, de onde se imagina que tenha tido origm o iceberg que afundou o navio Titanic, em 1912, está a perder gelo cerca de três vezes mais rapidamente do que em 1990, sugere um novo estudo publicado no periódico The Cryosphere. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 9 de February

A criação de uma organização política independente a partir do sindicato de professores de Chicago e a campanha de Dan Siegel em Oakland sugerem que algo novo e importante está a caminho de acontecer neste país. Por Dan La Botz.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de February

O Portugal do pós-troika será evidentemente um país mais pobre e menos apetrechado para responder aos desafios do nosso tempo.