You are here

Pesquisar

Artigo | 8 de February

Catarina Martins acusou o governo de querer impor no pós-troika “mais 15 ou 20 anos a cortar salários, de precarização do trabalho, a cortar reformas e a desmantelar a escola pública e o SNS”, sublinhando que “não será de privatizações porque, nessa altura, nada irá existir para privatizar”.

Artigos dossier | 8 de February

Música anti-praxe composta e interpretada pelo duo Azeitivinagre em 2010.

Artigo | 8 de February

Em Lisboa e no Porto, realizaram-se neste sábado concentrações contra a Lei Gallardón e de solidariedade com as mulheres de Espanha. Em Madrid, milhares de pessoas voltaram a manifestar-se nas ruas contra a lei do governo de direita do PP.

Artigos dossier | 8 de February

O país despertou no último mês para a realidade das praxes do ensino superior, esses rituais de humilhação e violência psicológica que ganharam força nos últimos anos e hoje contaminam uma parte importante da vida universitária e do convívio entre estudantes.
Dossier organizado por Luís Branco.

Artigo | 8 de February

Nos últimos dias explodiu uma revolta por toda a Bósnia-Herzegovina, com múltiplas ações de protesto, choques violentos entre manifestantes e polícia e vários edifícios governamentais em chamas depois de terem sido assaltados. Os protestos começaram na cidade de Tuzla, com uma manifestação contra o desemprego e o encerramento de empresas outrora estatais e entretanto privatizadas. Na origem dos protestos estão a miséria e o desemprego, que ultrapassa os 40%.

Artigo | 8 de February

São dois poemas: um dedicado ao seu irmão e outro a um amor não correspondido. Os textos estavam num papiro que um colecionador mostrou a um especialista da Universidade de Oxford. Por Charlotte Higgings.

Artigo | 8 de February

No final dos anos 90, a cave da atual sede do Bloco de Esquerda era espaço de experiências sonoras e visuais. Saiu esta semana o último álbum dos Rollana Beat, gravado há doze anos.

Artigos Opinião Esquerda | 8 de February

Quantos pais não têm agora continentes a separá-los dos filhos, quantos avós não poderão ver os netos crescer? São gerações perdidas para alimentar o sucesso dos mercados, que afinal é o único que interessa a quem nos governa.

Artigo | 8 de February

Uma curta metragem de “alerta social” pelo cineasta David Rebordão, que declara “uma das razões que me fez criar este filme, foi o de constatar que os artistas portugueses estão muito virados para o seu umbigo”, em entrevista de Rui Matoso para esquerda.net.

Artigo | 8 de February

O coordenador do Bloco de Esquerda acusou o ministro da Saúde, Paulo Macedo, de “dar cobertura” ao administrador do centro hospitalar do Algarve (CHA), Pedro Nunes, e responsabilizou ambos pela degradação da saúde no Algarve. Ordem dos médicos quer inspeção ao CHA.