Artigo | 7 de February

O eurodeputado Liem Hoang Ngoc, coautor do relatório do Parlamento Europeu sobre a atividade da troika, sublinha que “foram os tecnocratas das três instituições [BCE, CE e FMI] que impuseram, com a pistola apontada à cabeça dos Governos em causa, medidas que não foram discutidas democraticamente ao nível europeu”.

Artigo | 7 de February

"O que o Governo está a fazer é uma espécie de confissão, admitindo que estas pessoas deviam ter um contrato de trabalho na Função Pública", avançou Tiago Gillot, da Associação de Combate à Precariedade.

Artigo | 7 de February

“Não temos democracia. Falam da democracia mas nunca cheiramos o cheiro da democracia”, frisou Mwana Capenda, regedor da Lunda Norte, que foi ouvido esta sexta feira no Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa, juntamente com a camponesa angolana Linda Moisés da Rosa e o jornalista e ativista Rafael Marques.

Artigo | 7 de February

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, inicialmente orçamentados em 12 mil milhões de dólares, irão custar à Rússia mais de 50 mil milhões, 96,5% dos quais são pagos pelos contribuintes russos. Google usa cores da bandeira "arco-íris", símbolo do movimento LGBT, em “doodle” alusivo aos jogos olímpicos.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de February

O Livre propõe um programa de ajustamento. Para governar com o PS, a política da esquerda tem de empobrecer.

Artigo | 7 de February

Bloquistas de Vila Real e Guarda acusam executivo do PSD/CDS-PP de “tornar a vida insuportável no interior do país, aumentando a situação já dramática de desertificação humana". Vários municípios já anunciaram a apresentação de providências cautelares. Bastonária da Ordem dos Advogados apela a “sobressalto cívico”.

Vídeo Esquerda | 7 de February

Cecília Honório defende que os problemas da RTP são o subfinanciamento crónico, a ausência de estratégia de programação, a ameaça permanente de despedimento coletivo e um presidente do CA que só cria instabilidade.

Artigo | 7 de February

O pedido de avaliação de inconstitucionalidade enviado pelo Provedor de Justiça ao Tribunal Constitucional incide sobre: condição de acesso ao Rendimento Social de Inserção; cortes aplicados aos trabalhadores de empresas de capitais maioritariamente públicos; e cálculo das pensões de sobrevivência.

Artigo | 7 de February

Mais de 200 mulheres dirigiram-se às conservatórias de registo comercial de Madrid, Bilbao, Barcelona, Pamplona, Sevilha e Pontevedra para reivindicar a titularidade do seu próprio corpo como forma de protesto contra o anteprojeto de lei do aborto do governo de Mariano Rajoy.

Artigo | 7 de February

A Comissão Europeia e os governos dos Estados membros continuam a não estar interessados em que seja a banca a pagar pelas suas próprias dificuldades e por isso não avançam com a criação de um fundo europeu de resolução bancária, denunciou Marisa Matias no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de February

Uma das principais causas da crise que vivemos foi a política de habitação / construção / endividamento que o nosso país seguiu.

Event | 7 de February

Jornada de luta e solidariedade contra a criminalização da pessoa sem-abrigo na Hungria
Ver evento no facebook.
Lisboa, em frente à Embaixada da Hungria (Cç Santo Amaro 85), 16h30.

Debate: Migrações – de Bruxelas a Lampedusa
Com Marisa Matias (eurodeputada do Bloco de Esquerda), Mamadou Ba (ativista do SOS Racismo) e Rita Ramos (jornalista da RTP). Ver cartaz.
Lisboa, biblioteca do Liceu Camões, 21h.

Sessão pública para a apresentação do livro: Os Donos Angolanos de Portugal
Promovida POR MÃO PRÓPRIA. Com Francisco Louçã (Economista e Autor do
livro), Paulo Marques (Jornalista) e Beatriz Martins (Estudante de
Jornalismo). Ver evento no facebook.
Coimbra, Café Santa Cruz, 21h30h.

Debate: Praxe – integração ou humilhação
Com Carlos Videira (presidente da Ass. Académica da UM), José Soeiro (sociólogo, dirigente do Bloco de Esquerda), Rita Ribeiro (socióloga, professora universitária na UM) e Pedro Soares (professor universitário, dirigente do Bloco de Esquerda). Ver cartaz.
Braga, Bar Académico, 21h30.