Artigo | 9 de November

A tragédia só não foi maior por que foram evacuadas cerca de um milhão de pessoas. Pobreza e habitação precária são as principais causas da tragédia. Por Mary Fusen

Artigo | 9 de November

A Fenprof divulgou um comunicado onde afirma que “os rankings não servem para avaliar escolas, mas servem para difundir uma imagem negativa das escolas públicas”. A federação sindical salienta que os rankings é uma “seriação das escolas redutora, injusta e perversa”.

Artigo | 9 de November

70 mil famílias com duas ou mais pessoas perderam o Rendimento Social de Inserção, entre 2010 e 2012. Entre março de 2010 e setembro de 2013, 152 mil beneficiários deixaram de receber o RSI. A maior parte da exclusão é devida aos cortes impostos pelo governo. Apesar da desenfreada campanha do executivo contra as fraudes, apenas 1,5% das exclusões se devem a fraude.

Artigo | 9 de November

A presença de CO2 na atmosfera chegou a 393,1 partes por milhão em 2012, 41% a mais do que antes da era industrial. A quantidade de CO2 subiu 2,2 ppm entre 2011 e 2012, acima da média de 2,02 ppm da última década. Por Instituto CarbonoBrasil/OMM

Artigos dossier | 9 de November

Marisa Matias e Alda Sousa exigiram que a Comissão Europeia se pronuncie sobre as situações de "trabalho escravo" denunciadas em vários países da União Europeia, incluindo Portugal, e salientaram que o que quer que esteja a ser feito para combater tais situações isso não está a resultar. Por Cláudia Oliveira

Artigos Opinião Esquerda | 9 de November

A receita do FMI e da Comissão Europeia já mostrou o que vale. Esta receita eterniza a crise e torna-nos um país mais pobre, mais dependente, mais desqualificado. Que tal ouvir então atentamente a proposta da OIT?

Artigo | 9 de November

Índice de Secretismo Financeiro, divulgado pela Rede de Justiça Fiscal, mostra que o Reino Unido, incluindo as dependências da Coroa e os territórios de ultramar, responde por entre um terço e metade do mercado global de offshores. Portugal (Madeira) está em 69º lugar.

Artigo | 9 de November

Marisa Matias e Alda Sousa exigem à Comissão Europeia que se pronuncie sobre as situações de "trabalho escravo" denunciadas em vários países da União Europeia, incluindo Portugal, e salientam que o que quer que esteja a ser feito para combater tais situações isso não está a resultar. Por Cláudia Oliveira

Artigo | 9 de November

A descida das taxas de juro para o mínimo histórico desde a existência da moeda única (0,25%), dá conta de que o BCE não vê nenhum sinal no horizonte de que nos estejamos a aproximar de um final da crise. Por Marco Antonio Moreno.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de November

O capítulo da Segurança Social do guião da reforma do Estado aponta condições para uma reforma desequilibrada e para um Estado pior, que a ser concretizada, contribuirá para a insustentabilidade social, económica e financeira da Segurança Social.