A queda do muro tem um significado muito especial: é a vitória da lenta, persistente e tantas vezes ignorada resistência contra a opressão; é a derrota da alienação ideológica perante a materialidade irresistível dos interesses mais profundos das sociedades e dos indivíduos. É a demonstração irrevogável de que o socialismo não pode existir sem democracia e sem a maior liberdade individual. Texto de Mário Tomé.

Artigos dossier

O socialismo só pode ser o contrário do Muro: liberdade contra a censura, responsabilidade contra o controlo sindical, todos os direitos sociais, incluindo o pluripartidarismo, a liberdade de formar sindicatos ou de fazer greve. Por Francisco Louçã.

Artigos dossier

As indústrias que estão a aumentar os lucros através da redução da sua força de trabalho e do esmagamento dos trabalhadores restantes terão aumentos vertiginosos de lucros num prazo muito curto. Depois, vão desmoronar.

Artigos Opinião Esquerda

Tensões aumentam, enquanto as medidas de austeridade não dão resultado. Todo o país está à beira de uma depressão. Os trabalhadores sentem-se frustrados e ameaçam entrar em greve novamente. Por Corinna Jessen, em Atenas, para a Spiegel

Artigo

Polícia Judiciária investiga as contas da anterior administração, presidida por Lino Mesquita Machado, irmão do presidente da Câmara. Terão desaparecido 500 mil euros no processo de construção de novos blocos operatórios.

Artigo

O esquerda.net esteve presente na concentração de solidariedade com os ciganos imigrantes expulsos de França e de protesto contra a política xenófoba do governo francês, realizada em Lisboa a 4 de Setembro.

Vídeo Esquerda

*/

*/

– À simples vista – disse o major, remexendo no bolso – é apenas uma pequena mão comum, seca e mumificada.

Tirou qualquer coisa do bolso e exibiu-a. A senhora White recuou, com uma careta, mas o filho, pegando no objecto, examinou-o com curiosidade.

Biblioteca
Author

Líder parlamentar do Bloco de Esquerda diz que o Presidente da República está “a abrir caminho, quase a impor” um orçamento de bloco central, entre o PS e o PSD.

Artigo

Francisco Louçã acusa o primeiro-ministro de discutir com o PSD uma proposta de Orçamento do Estado para 2011 que aumenta os impostos e reduz o emprego, lembrando que os dois partidos já se puseram de acordo sobre o PEC.

Artigo