You are here

Pesquisar

Artigo | 24 de December

Jacques de Groote, ex-diretor executivo do FMI (1973-1994) e do Banco Mundial (1975-1991), na qualidade de representante da Bélgica, foi condenado em Outubro de 2013 pela justiça suíça no processo de privatização fraudulenta da principal mina de carvão da República Checa.

Artigo | 16 de November

O que vivem hoje os trabalhadores e beneficiários da segurança social na Grécia, em Portugal, na Irlanda e em Espanha foi imposto aos trabalhadores dos países em desenvolvimento aquando da crise da dívida dos anos oitenta e noventa. Artigo publicado no site da IAC.

Artigo | 4 de October

Neste artigo, Eric Toussaint aborda o balanço da atuação do FMI e do Banco Mundial, que, em 2014, cumprirão 70 anos, e propõe alternativas para uma nova arquitetura internacional.

Artigo | 3 de September

“Bancos: boletim de saúde falsificado” é o nono artigo da série “Bancos contra povos: os bastidores de um jogo manipulado” de Éric Toussaint, no qual o autor denuncia que “os governantes estão diretamente envolvidos com os grandes bancos e põem os poderes públicos ao seu serviço” e defende que “é preciso romper de maneira radical com esta lógica e este sistema que faz pagar às suas vítimas a fatura dos resgates bancários”.

Artigo | 18 de July

A crise na zona euro mostra que há uma Europa a duas velocidades, e não a UE-17 (zona euro) e a UE-27 (Estados-membros), mas a UE dos países ricos e fortes, de um lado, e a UE dos países pobres e frágeis, do outro. O que provocou esta clivagem? Entrevista conduzida por Monique Van Dieren e Claudia Benedetto e publicada na revista Contrastes.

Artigo | 25 de June

“Os Bancos fazem 'bluff' legalmente” é o oitavo artigo da série “Bancos contra povos: os bastidores de um jogo manipulado” de Éric Toussaint.

Artigo | 20 de June

Jacques de Groote, ex-diretor executivo do FMI (1973-1994) e do Banco Mundial (1975-1991), representante da Bélgica, está sob a mira da justiça suíça. De acordo com o jornal Le Temps, de Genebra, Jacques de Groote está a ser investigado pelos tribunais suíços por “branqueamento de capitais”, “fraude”, “falsificação de títulos”. Seis cidadãos checos (um dos quais morreu em março de 2013) estão também a ser investigados pelas mesmas razões. Artigo de Éric Toussaint

Artigo | 11 de March

O gabinete de estudos do FMI veio dizer, em outubro de 2012, que cada euro de redução da despesa pública provoca uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) entre 0,9 e 1,7 euros. Mas, se o trabalho de alguns departamentos de investigação do FMI sustenta argumentos que vão mais ou menos contra a política dominante, a ação global do FMI não mudou uma vírgula. Este é o sexto artigo da série “Bancos contra povos: os bastidores de um jogo manipulado” de Éric Toussaint, publicado no site no CADTM.