You are here

Pesquisar

Artigo | 11 de December

No documento que o Papa Francisco acaba de publicar sobre a pobreza e a Igreja parece haver um vislumbre de que este Papa queira ir um passo além.

Artigo | 5 de December

A persistência da crise financeira e económica europeia deve-se mais ao comportamento dos governos dos países centrais e nórdicos da Europa do que ao dos países periféricos. Dentro das coordenadas de poder na Eurozona, é impossível os países periféricos, como Espanha, saírem da crise.

Artigo | 27 de October

O ministro das Finanças do governo alemão, Wolfgang Schäuble, defendeu num artigo no El Pais que, para sair da crise, outros países da Europa façam as reformas dos sistemas laboral e social já feitas por lá. O problema é que o modelo alemão, baseado nas exportações, cortou salários e direitos sociais, reduzindo o potencial da procura interna. Artigo publicado na Carta Maior.

Artigo | 17 de October

Este artigo analisa as origens do nazismo na Europa, assinalando pontos semelhantes que se estão a dar agora neste continente. O artigo assinala que as políticas neoliberais são as responsáveis por este fenómeno. Por Vicenç Navarro.

Artigo | 4 de September

Este artigo de Vicenç Navarro assinala os silêncios sobre Martin Luther King nos maiores meios de comunicação a fim de minimizar o carácter socialista da sua análise e propostas de mudança nos EUA.

Artigo | 21 de July

Em Espanha e noutros países do sul do continente, todos eles submersos em ditaduras fascistas ou fascistoides, a Europa era o lugar de destino para as forças antifascistas que lutavam pela liberdade, justiça social e bem-estar. A Europa era o sonho que aspirávamos. Pois bem, este sonho converteu-se num enorme pesadelo. Artigo publicado na Carta Maior.

Artigo | 22 de February

A crítica da dirigente da Juventude Socialista espanhola ao acomodamento ao poder dos partidos da Internacional Socialista é de saudar. Mas a situação é muito pior do que diz a jovem.

Artigo | 2 de January

Os governos europeus estão a aplicar as políticas que defende o Partido Republicano norte-americano, controlado pela ultradireita, o Tea Party. Basicamente, a recuperação da economia através da diminuição do défice público, com base em cortes da despesa pública.