A condição dos imigrantes na Grécia está cada vez mais problemática: o trabalho diminuiu e, com o aumento da pobreza, também a coesão social vai desaparecendo. O primeiro bode expiatório são precisamente os imigrantes. Artigo de Graziano Graziani, publicado em Opera Mundi.
O yuan converteu-se na segunda divisa mais usada depois do dólar no comércio internacional, ultrapassando o euro, segundo a organização de serviços para as transações financeiras Swift. Artigo de Marco Antonio Moreno.
RTP afirma que José Eduardo dos Santos tem um cancro, e o desmentido oficial não convence. Só em 2013, presidente já esteve dois meses fora do país. Genro diz que ele “foi ao dentista”.
Deutsche Bank, Societé Générale, Royal Bank of Scotland, JPMorgan, Citigroup e a consultora RPMartin vão pagar 1,7 mil milhões de euros de multa por terem participado no cartel que manipulou as taxas Libor, Euribor e Tibor. Ver dossier Liborgate.
O secretário de Estado Bruno Maçães, que ficou conhecido na Grécia como “o alemão”, está na Indonésia a representar o país na conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio. O Bloco de Esquerda participa na Semana de Ação contra a OMC, que abriu com uma manifestação em Bali (ver vídeo).
O perigo de uma crise como a de 2008 não está assim tão distante, adverte Robert J. Shiller, o economista que recebeu este ano o Nobel da Economia e que alertou para o estouro da bolha do subprime nos EUA com um ano de antecedência. Artigo de Marcelo Justo, da Carta Maior.