You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de August

O prémio Nobel da Paz 2009 anunciou neste sábado que decidiu que os Estados Unidos vão atacar militarmente a Síria, sem tropas no terreno. Obama declarou também que vai requerer a aprovação do Congresso e que o ataque pode ser “amanhã, na próxima semana ou no próximo mês”. O Bloco condena a decisão de Obama, tendo José Manuel Pureza frisado que “não há ‘tomahawks’ com intenções humanitárias”.

Artigo | 31 de August

Uma paralisação nacional decorre na Colômbia desde o dia 19 de agosto. Nela participam as principais organizações camponesas, mineiros, trabalhadores da saúde e da educação e tem o apoio das centrais sindicais. As reivindicações têm um ponto comum: a recusa da política neoliberal do governo e a rejeição do tratado de livre comércio com os EUA. O presidente Juan Manuel Santos responde com repressão, com a militarização de Bogotá, enquanto anuncia um futuro “pacto nacional agrário”.

Artigo | 30 de August

Ao contrário da tendência defensiva presente nas mobilizações europeias anti-austeridade, que aconteceram num contexto de ataque e de deterioração das condições económicas e salariais, os protestos no Brasil mostraram que é possível construir movimentos aguerridos num cenário de forte crescimento económico associado à distribuição de rendimento. Artigo de Adriano Campos, em São Paulo.

Artigo | 30 de August

Por treze votos de diferença, o parlamento britânico rejeitou dar luz verde a um ataque à Síria. A Casa Branca diz que pode avançar sozinha, mas Obama está sob pressão para que seja o Congresso a autorizar a escalada do conflito na Síria. E os militares expressam dúvidas sobre o "efeito boomerang" de uma intervenção militar apoiada por apenas 9% dos norte-americanos nas sondagens.

Artigo | 29 de August

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou, durante uma acção de campanha, que a Grécia não deveria ter sido admitida na zona do euro, responsabilizando o ex-chanceler alemão Gerhard Schröder pela atual crise.

Artigo | 29 de August

Numa carta aberta a David Cameron, os editores do "Politiken" da Dinamarca, "Dagens Nyheter" da Suécia, "Aftenposten" da Noruega e "Helsingin Sanomat" da Finlândia, descrevem a detenção de David Miranda, companheiro de Glenn Greenwald, como assédio. Artigo do Guardian publicado na Carta Maior.

Artigo | 28 de August

As leis homófobas de Moscovo e as perseguições contra a comunidade LGBT russa estão a provocar uma vaga de emigração para os países ocidentais. A escritora Margarita Sharapova pediu esta terça-feira o estatuto de refugiada política a Portugal.

Artigo | 28 de August

Enquanto os norte-americanos dronam a al-Qaeda até o osso no Iémen e no Paquistão, os mesmos norte-americanos, com a ajuda dos senhores Cameron, Hollande e outros políticos-generalecos, estarão a ajudá-los na Síria, matando inimigos da al-Qaeda. Artigo publicado no Independent.

Artigo | 28 de August

Apesar do desastre económico que tem causado, a receita da troika não muda nos governos que tutela. Em Atenas, o mês de setembro ficará marcado pela sangria na função pública e o governo já prepara a lista de nomes a despedir. À beira de um novo resgate e com a dívida a crescer, a troika quer agora controlar as privatizações na Grécia. 

Artigo | 28 de August

A Catalunha vai responder com uma gigantesca cadeia humana de 400 quilómetros em 11 de Setembro à previsível decisão do chefe do governo, Mariano Rajoy, de se recusar a discutir a organização de uma consulta à população catalã sobre a independência.

Artigo | 27 de August

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou categoricamente nesta segunda-feira que foram utilizadas armas químicas na Síria e anunciou que Obama está a discutir com aliados uma forma de responder aos ataques. Rússia diz que "não há evidências" do uso de armas químicas.

Artigo | 26 de August

Documentos revelados pela revista alemã “Der Spiegel”, na edição desta semana, revelam que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, a NSA, interceptam as comunicações das Nações Unidas. Esta revelação coloca em cheque o acordo de não interdição, no qual os EUA se comprometem em não realizar operações secretas na sede da ONU em Nova Iorque.

Artigo | 26 de August

Especialistas em armas químicas e médicos da ONU conseguiram entrar em zonas atacadas com o recurso a armas químicas, na passada semana, nos subúrbios de Damasco. Apesar das adversidades do cenário de guerra, os especialistas têm conseguido analisar edifícios bombardeados e recolher provas das vítimas, como amostras de sangue e cabelo.

Artigo | 25 de August

O esquema atual do conflito na Síria pressagia uma nova intervenção ocidental. O deslocamento de navios norte-americanos e a posição da França antecipam uma participação talvez mais direta do que aquela que se conhece até hoje, ou seja, o fornecimento de armamentos aos rebeldes e treinamento militar. Resta saber a posição que adotará a Rússia frente às sirenes cada vez mais próximas de uma nova cruzada ocidental. Por Eduardo Febbro.

Artigo | 25 de August

Num artigo publicado na quinta feira, Greg Palast, autor de vários artigos de investigação para a BBC, o Observer e o Guardian, divulga o conteúdo de um memorando que demonstra que, em finais dos anos 90, os mais altos representantes do Tesouro dos EUA “conspiraram secretamente” com alguns dos mais importantes banqueiros para “eliminar a regulação financeira em todo o planeta”.

Artigo | 25 de August

Julian Assange descreve a forma como a Google tem procurado aliar-se ao governo norte americano para que este a encare como parceira, "consolidando assim a sua própria segurança". O fundador da Wikileaks refere que a agenda da Google se tem vindo a revelar, em algumas ocasiões, indissociável da agenda do Departamento de Estado dos EUA e que a empresa está, inclusive, "a fazer coisas que a CIA não pode fazer”.

Artigo | 24 de August

A UNICEF e o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados adiantaram esta sexta feira que metade do total dos refugiados sírios são crianças. O gabinete chefiado por António Guterres aponta que cerca de 7000 crianças foram mortas durante o conflito.

Artigo | 24 de August

A paisagem da Grécia é catastrófica e alarmante para o resto da Europa. Os credores transformaram a recessão numa depressão e a Troika (UE - FMI - BCE) ensombra cada vez mais a situação. Artigo de Jérome Duval, publicado no CADTM.

Artigo | 23 de August

Documentos divulgados por Edward Snowden, citados pelo Guardian, provam que a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA pagou às gigantes empresas de Internet para que estas continuassem a cooperar com o programa de vigilância massiva PRISM.

Artigo | 23 de August

A lei russa que impede a "propaganda homossexual" continua a provocar indignação em todo o mundo. Esta sexta-feira houve concentrações em frente à embaixada russa em Portugal e no Brasil. No dia 8 de setembro o protesto estende-se a outros países.

Pages