Artigo | 30 de May

Espanha, Portugal, Suíça, Croácia, Irlanda, Grécia, Itália, Holanda, França, Alemanha, Inglaterra e Áustria já fazem parte da lista de países europeus que aderiram ao protesto convocado pelo movimento Que se Lixe a Troika. É cada vez maior o número de personalidades e organizações que apoiam publicamente este protesto.

Artigo | 30 de May

Chipre junta-se ao clube dos países sob a administração da troika. A população cipriota é submetida ao “apertar do cinto” para salvar os bancos privados, imprudentes e irresponsáveis, que perderam milhares de milhões especulando com a dívida grega. Artigo de Jérome Duval, publicado no CADTM.

Artigo | 29 de May

Economistas auscultados pela Bloomberg e pela Reuters apontavam para um aumento de cinco mil desempregados na Alemanha. No entanto, o número de desempregados aumentou 21 mil. Apesar deste aumento, a taxa de desemprego é de 6,9%, um dos valores mais baixos desde a reunificação.

Artigo | 29 de May

Apanhado no torvelinho da crise financeira, confrontado com uma enorme dívida e com o empobrecimento de centenas de milhares de famílias que não podem pagar os seus empréstimos, o governo ultraconservador húngaro decidiu criminalizar as pessoas sem abrigo e seleciona os candidatos a uma habitação social com critérios morais. Bem-vindos ao outro laboratório europeu da crise. Artigo de Krisztina Keresztély

Artigo | 28 de May

A coligação de governo na Grécia não chegou a acordo sobre a proposta de lei de combate ao racismo e ao nazismo, que ganham terreno na Grécia, com o aumento dos ataques a imigrantes e aos militantes e sindicalistas da esquerda. Para o Syriza, o enterro desta lei é revelador das contradições no seio de uma coligação "que só está de acordo com o memorando da troika".

Artigo | 28 de May

Ao longo de 40 anos de carreira, Herbert Stepic levou o Raiffeisen Bank a tornar-se um dos maiores grupos financeiros do Centro e Leste europeu. Mas a descoberta de companhias offshore para investimentos imobiliários em Singapura levou o banqueiro a apresentar a demissão do cargo na semana passada.

Artigo | 28 de May

A vigília que assinalou um ano desde o desaparecimento de dois ativistas do movimento dos antigos combatentes angolanos acabou com a polícia a dispersar os presentes à bastonada. Um deles foi levado para a esquadra e brutalmente espancado, antes de ser deixado inanimado na rua.

Artigo | 27 de May

Os portugueses Diogo Machado, com o projeto 'addfueltothefire', Miguel Januário, com o projeto 'maismenos', e Daniel ‘Eime’ participam no final de junho no festival de arte urbana em Atenas, Grécia, que inclui pinturas de murais e palestras.

Artigo | 26 de May

Vêm do leste e do sul de Europa com destino à Suíça. Lá os empregados domésticos cuidam das famílias e das suas crianças. Não se trata de falta de postos de trabalho, mas sim de falta de respeito e consideração, como conta a história desta espanhola de 22 anos.

Artigo | 26 de May

Num artigo publicado pela revista norte americana Vanity Fair, citado pelo jornal Público, é referido que "só as três dependências da coroa britânica [Caimão, as Ilhas Virgens Britânicas [BVI] e as Bermudas] providenciaram $332,5 biliões [mais de 257 biliões de euros] de financiamento para a City, a maioria não taxado".

Artigo | 26 de May

Numerosas organizações, partidos políticos, associações, coletivos e sindicatos responderam ao repto lançado pela Juventud sin Futuro - Paris, o Bloco de Esquerda - França  e a Syriza - Paris, confirmando a sua participação na manifestação internacional do dia 1 de junho e subscrevendo um apelo à participação neste protesto contra a ofensiva austeritária.

Artigo | 26 de May

Este sábado, centenas de cidades de mais de 50 países aderiram à “Marcha Contra Monsanto”, como forma de protesto contra a manipulação genética e a monopolização do mercado levadas a cabo pela indústria multinacional de agricultura e biotecnologia sediada no Missouri (EUA). Em Portugal, Lisboa, Porto, Horta e Ponta Delgada foram palco desta ação de luta.

Artigo | 25 de May

O jornal Expresso, que, há duas semanas, iniciou uma parceria com o International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) no âmbito da mega investigação a paraísos fiscais, “Offshore Leaks”, divulga, este sábado, informações sobre proprietários portugueses de offshores.

Artigo | 25 de May

A greve de fome na prisão passa de 100 dias. Os Estados Unidos, e o presidente Obama, estão a lidar da pior forma possível com a questão. Sabe-se que 90% dos detidos nunca foram acusados oficialmente de crime algum. Após cinco anos de governo, passou da hora de o presidente cumprir as suas promessas de campanha. Por Steven Hsieh, da AlterNet, publicado na Carta Maior.

Artigo | 25 de May

Neste artigo de opinião, publicado no El País, o líder da coligação grega Syriza, Alexis Tsipras, frisa que “a superação da crise europeia e o resgate da moeda comum requerem uma cooperação equivalente, democracia e, sobretudo, a derrota política e ideológica da adesão à doutrina da austeridade”.

Artigo | 24 de May

Morte de um imigrante de 69 anos com deficiência mental num tiroteio com a polícia detonou uma revolta popular nos arredores da capital da Suécia. Desemprego entre os imigrantes é de 16%.

Artigo | 24 de May

Maria Alyokhina, uma das integrantes da banda russa, presa desde agosto de 2012, protesta contra a decisão do tribunal que lhe negou o direito a estar presente no julgamento do seu pedido de liberdade condicional.

Artigo | 23 de May

Para o economista Alexandre de Freitas Barbosa, o “fim da miséria é apenas o início. A próxima agenda é a do desenvolvimento com combate à desigualdade, e para isso a transferência de rendimento via Bolsa Família é insuficiente”.

Artigo | 23 de May

A economia dos EUA cresceu durante 15 trimestres consecutivos. No entanto, desde a recessão de 2008 o crescimento manteve-se mais débil do que é normal após uma recessão. Em qualquer caso, em comparação com outros países desenvolvidos, os Estados Unidos continuam a ganhar e não parecem afetados pela sua enorme dívida pública. Veja também o seu PIB entre 2000 e 2013. Por Marco Antonio Moreno

Artigo | 22 de May

A atribuição ao Banco Central Europeu (BCE) das funções de supervisão no âmbito da união bancária na Zona Euro foge às boas práticas de regulação financeira, é uma potencial fonte de graves conflitos de interesses, escapa ao controlo democrático e cria uma situação sem paralelo no mundo inteiro, declarou a eurodeputada Marisa Matias.