You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de March

Esta semana passou o 37º aniversário do golpe de Estado que na quarta-feira, 24 de março de 1976, derrubou o governo de Maria Estela Martínez de Perón, figura macabra, e instaurou um tempo de breu e horror que duraria até 1983. Tanto tempo depois, há o que celebrar? Artigo de Eric Nepomuceno, da Carta Maior.

Artigo | 31 de March

Enquanto impõe políticas de recessão e miséria nos países do Sul da Europa, a Alemanha quer aproveitar o êxodo de 200 mil trabalhadores qualificados desses países, por ano, no próximo período. O resultado do investimento nessas qualificações, pagas pelos contribuintes gregos, espanhóis ou portugueses, irá assim ser transferido em massa para Berlim.

Artigo | 30 de March

O Banco do Chipre já avisou os depositantes afetados pelo confisco da troika que podem vir a perder 60% dos montantes acima de cem mil euros. O ministro das Finanças alemão diz que o Chipre é um "caso especial" que terá agora de percorrer um caminho "longo e doloroso" para devolver o dinheiro do empréstimo da troika.

Artigo | 30 de March

As petroditaduras do Golfo financiam cerca de três mil organizações extremistas islâmicas na Tunísia para sabotar a revolução e os efeitos democratizadoras da Primavera Árabe, apurou a delegação da Esquerda Unitária (GUE/NGL) presente no Fórum Social Mundial (FSM) durante uma reunião com a Frente Popular realizada em Túnis. 

Artigo | 30 de March

Cerca de 20 pessoas foram detidas pela polícia angolana quando se preparavam para participar numa manifestação contra a repressão do Governo. O protesto exigia explicações sobre o desaparecimento de dois ativistas envolvidos nos protestos de militares veteranos em maio de 2012.

Artigo | 30 de March

Os exercícios militares das tropas sul-coreanas e norte-americanas são vistos como uma provocação pelo novo líder da Coreia do Norte. Kim Jong-un ameaça atacar os dois países e começou por romper o armistício que dura há 60 anos com os vizinhos do Sul da península.

Artigo | 30 de March

Dirigentes do Partido da Esquerda Europeia reuniram em Atenas para defender que os cipriotas têm o direito de decidir se desejam ou não submeter as imposições da troika a referendo. O PEE acusa a UE de "hipocrisia" no discurso contra a lavagem de dinheiro nos offshores, uma prática criminosa que Bruxelas sempre protegeu.

Artigo | 29 de March

Preocupado com as comparações com Chipre, ministro dos Negócios Estrangeiros luxemburguês diz que “a Alemanha não tem o direito de decidir sobre o modelo económico de outros países da União Europeia”.

Artigo | 29 de March

Taxas de juro da dívida do país a dez anos ultrapassaram pela primeira vez na quinta-feira a famosa barreira simbólica dos 7%, contra 6% na terça-feira e 5% na semana passada. Pode ser o primeiro efeito de contágio da crise de Chipre.

Artigo | 28 de March

Os paraísos fiscais não são segmentos marginais da economia mundial: a sua dimensão demonstra que fazem parte da sua estrutura íntima. Estes pequenos céus fiscais são um componente chave do setor financeiro mundial e das suas operações de rotina.

Artigo | 28 de March

“Não estamos seguros, ainda mais depois dos rebeldes terem imposto a recolher obrigatório em Bangui. Há tiroteios por todos os lados, o que nos assusta e aos nossos filhos”, disse à IPS Bibi Mengbi, moradora da capital centro-africana. Artigo de Arsène Séverin, da IPS.

Artigo | 28 de March

Os bancos de Chipre reabrem nesta quinta-feira após quase duas semanas de encerramento. Os levantamentos foram limitados a 300 euros e os cheques não serão descontados. Os cipriotas que saiam do país só poderão levar um máximo de 3.000 euros. Apesar do encerramento dos bancos, tem havido grande fuga de capitais. Tsipras apela a um referendo sobre o resgate. Leia as notícias e opiniões publicadas em esquerda.net sobre Chipre na bancarrota

Artigo | 28 de March

Publicamos em seguida o artigo do economista Juan Torres López, do Conselho Científico de ATTAC Espanha, que o El País retirou do seu site, alegando que continha afirmações que o jornal considera inapropriadas. No final do artigo, pode ler também a resposta do autor.

Artigo | 27 de March

Joseph Stiglitz explica: por que desigualdade, redução do Estado e rentismo financeiro produzem, além de injustiça, cada vez mais ineficiência. Artigo publicado em Outras Palavras.

Artigo | 27 de March

Milhares de estudantes tomaram as ruas de Nicósia na terça feira, antecedendo um dia nacional de luta contra o acordo "troika-Anastesiades" e elevando os níveis dos protestos contra as imposições emanadas de Bruxelas e do FMI através do novo presidente cipriota.

Artigo | 26 de March

Uma vez encerrado o Congresso Nacional do Povo, no último dia 17, resta saber quais serão concretamente os passos que a nova liderança composta por Xi Jiping e Li Keqiang vão pôr em prática.

Artigo | 26 de March

O resgate a Chipre “inaugura um estilo de decisão imperial” e representa “um dia negro para a democracia, um revés para a Europa e lança a calamidade económica e social no Chipre”. Bloco considera “escandaloso” que Vítor Gaspar apoie uma decisão que vai acelerar a “fuga de capitais [da periferia] para a Alemanha”

Artigo | 25 de March

Presidente do Eurogrupo defendeu hoje, em entrevista, que o modelo de intervenção acordado para o Chipre servirá de nova orientação para a zona euro. A chanceler alemã, Angela Merkel, elogiou o "modelo cipriota" e defendeu ter chegado o tempo dos bancos se salvarem a si próprios. Euro voltou a depreciar face ao dólar e as principais praças europeias registaram quedas acentuadas.

Artigo | 25 de March

O governo cipriota, o Eurogrupo e o FMI chegaram a um acordo sobre o empréstimo de 10 mil milhões de euros. O Parlamento cipriota não será auscultado sobre as novas condições da reestruturação bancária. Cálculos tornados públicos prevêem que os russos poderão perder mais de 40 mil milhões de euros.

Artigo | 25 de March

Centenas de manifestantes concentraram-se esta noite em Nicósia à porta do palácio presidencial, em protesto contra as medidas de austeridade, que serão anunciadas após o culminar da negociações entre as autoridades cipriotas e os representantes da troika.

Pages