Artigo | 31 de August

Novo estudo sugere que maior absorção de dióxido de carbono pelos oceanos pode levar a redução na produção de dimetilssulfeto, substância que, liberada na atmosfera, ajuda a refletir os raios solares e controlar o aquecimento. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 30 de August

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta critica duramente a proposta do presidente do Automóvel Clube de Portugal, que defendeu um seguro obrigatório para ciclistas na sequência das recentes alterações ao Código da Estada.

Artigo | 28 de August

O mistério persiste há séculos e os vestígios do colapso das civilizações do Mediterrâneo oriental só recentemente começaram a ser estudados. Um estudo de investigadores franceses dá mais pistas para entender o que realmente se passou há 3200 anos na região hoje ocupada por gregos, egípcios, turcos, cipriotas, israelitas e palestinos.

Artigo | 27 de August

Novo trabalho aponta que 109 tremores aconteceram numa cidade no estado norte-americano de Ohio após o início da atividade; não havia registos de abalos sísmicos anteriores na área. Artigo de Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 25 de August

Dos EUA à Índia, avança a corrida por combustíveis fósseis rarefeitos e de extração dificílima. Quais são, e por que é desastroso explorá-los? Artigo de Charlotte Wilson, no Zmag, publicado em Outras Palavras.

Artigo | 23 de August

A proposta popular surgiu em resposta ao anúncio feito na semana passada pelo presidente do Equador, Rafael Correa, autorizando a exploração de petróleo numa zona protegida da Amazónia, após ter falhado o plano em que a comunidade internacional pagaria pela sua manutenção no subsolo. Artigo de Tatiana Félix, do portal Adital.

Artigo | 17 de August

Em 2007, Rafael Correa propôs à ONU um plano inédito: evitar a extração de petróleo no Parque Yasuní em troca de uma ajuda internacional de 3,6 mil milhões de dólares. Mas o resto do mundo não quis pagar para proteger aquela zona amazónica e assim combater as alterações climáticas.

Artigo | 13 de August

O comissário europeu Olli Rehn veio afirmar esta semana que a Comissão não é responsável pela decisão de privatizar o setor das águas na Grécia. A Iniciativa de Cidadania Europeia contra a privatização da água na UE vai a caminho dos dois milhões de assinaturas e faltam apenas seis mil para Portugal atingir o seu objetivo.

Artigo | 13 de August

Para impor os seus produtos em todo o mundo, a empresa mobiliza agências de espionagem norte-americanas, vigia cientistas e dispara ataques cibernéticos. Por Marianne Falck, Hans Leyendecker e Silvia Liebrich, no Süddeutsche Zeitung.

Artigo | 9 de August

Com marcas de tiros na cabeça, foi encontrado morto na passada terça-feira, o biólogo espanhol Gonzalo Alonso Hernandez, de 49 anos, que denunciava crimes ambientais. O seu corpo foi encontrado numa queda de água no Parque estadual Cunhambebe, em Rio Claro, Estado de Rio de Janeiro no Brasil.

Artigo | 8 de August

Comida há, o que falta é justiça na sua distribuição. Não se trata de aumentar a produção, nem de engendrar hambúrgueres nos laboratórios, nem de mais agricultura transgénica. Trata-se, simplesmente, de que exista democracia na hora de produzir e distribuir os alimentos.

Artigo | 7 de August

Relatório reúne o trabalho de 384 investigadores de 52 países e aponta que altas temperaturas, degelo do Ártico e aquecimento dos oceanos fazem parte do que pode ser considerado o novo padrão para o planeta. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 6 de August

Segundo a Autoridade Nuclear Japonesa, foi detetada uma novo caso de emergência na central nuclear de Fukushima, que está a derramar água com substâncias radioativas para o Oceano Pacífico. A entidade estatal japonesa diz mesmo que poderá ter consequências na cadeia alimentar.

Artigo | 2 de August

Um novo estudo aponta que teremos menos carbono a ser absorvido pelas florestas com temperaturas mais altas que as atuais. Por Fernanda B. Muller do Instituto CarbonoBrasil