Artigo | 30 de April

O colapso das populações de abelhas na Europa nos últimos anos está associado à utilização de três pesticidas produzidos pela Bayer e Syngenta. A proposta de suspender a sua utilização foi aprovada esta semana, mas o Governo português alinhou com os argumentos da indústria agroquímica e votou contra a proteção das abelhas.

Artigo | 27 de April

Após fugas de água radioativa e da invasão de ratos, a Agência Internacional de Energia Atómica pediu para a empresa administradora de Fukushima "melhorar a confiabilidade de sistemas essenciais", crucial para "a integridade estrutural das instalações do local" e "para melhorar a proteção contra perigos externos". Por Common Dreams

Artigo | 22 de April

O final do século XX foi o período mais quente dos últimos 1.400 anos, rompendo a tendência de mais de um milénio de arrefecimento global do planeta, segundo um estudo hoje divulgado na Austrália.

Artigo | 19 de April

As eurodeputadas do Bloco votaram a discussão em plenário da proposta da Comissão Europeia e do relatório de comissão sobre o congelamento dos leilões de emissões de carbono de modo a poderem manifestar a sua oposição tanto ao comércio como ao leilão de emissões. A direita impediu a discussão e o relatório regressa à Comissão de Ambiente.

Artigo | 16 de April

Pela primeira vez, investigadores mostram a sensibilidade da cobertura de gelo na Península Antártica ao aumento da temperatura durante o século XX. Artigo de Fernanda B. Müller do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 11 de April

Esta já é a terceira fuga registada na central nos últimos dias. Empresa diz que as causas da origem desta última fuga ainda são desconhecidas. Desastre poderia ter sido, pelo menos, dez vezes mais grave, caso a radiação não tivesse caído no mar.

Artigo | 2 de April

Segundo um estudo publicado, investigadores nos EUA estão perto de conseguir utilizar CO2 presente na atmosfera e utilizá-lo como biocombustível. Cientistas dizem que a descoberta pode ajudar a combater as alterações climáticas e ao mesmo tempo fornecer uma nova opção para responder à procura crescente de energia.