Artigo | 31 de March

A associação ambientalista vai apresentar queixa em Bruxelas pela violação das leis nacionais e europeias no que respeita à qualidade do ar. E descobriu que há muitos equipamentos de medição que estão inoperacionais há vários meses na região de Lisboa, fruto dos cortes no Ministério do Ambiente.

Artigo | 28 de March

Apenas dois dos 50 reatores nucleares do país estão em operação, os restantes foram fechados para manutenção ou reparos, levando o fornecimento de energia atómica quase a zero. Mas o primeiro-ministro, Shinzo Abe, quer religá-los após a implantação de novos padrões de segurança. Por Suvendrini Kakuchi, da IPS

Artigo | 28 de March

A Europa e a América do Norte estão a enfrentar nevões não comuns nesta época do ano, fazendo com que muitos se perguntem: onde está o aquecimento global? A resposta já foi dada algumas vezes por diversos centros de investigação diferentes, como o Instituto Postdam, que afirmam que o degelo do Ártico é o responsável pelas frentes frias fora de época. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 22 de March

Segundo um novo estudo e se as projeções do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) estiverem corretas, e o planeta aquecer entre 2oC a 6oC até 2100, poderemos presenciar um furacão do porte do Katrina, de categoria 5 segundo a escala Saffir-Simpson, a cada dois anos. Artigo de Fabiano Ávila, publicado por Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 21 de March

A postura do novo Papa, que procura enfatizar o compromisso com os pobres, entra em contradição com a sua própria biografia, de oposição às forças que tentaram romper com a pobreza.

Artigo | 21 de March

No Conselho de Ministros europeus do Ambiente que reúne esta quinta-feira, o Governo português vai opor-se à diretiva que reduz a metade a percentagem de biocombustíveis usados pelos condutores. A Liga para a Proteção da Natureza acusa Cristas de "rejeitar os factos científicos" e "insistir em práticas nocivas" para o ambiente.

Artigo | 16 de March

Portal interativo aponta quais os riscos climáticos presentes em cada país, visando com isso ajudar as nações a desenvolverem estratégias para a adaptação ao aquecimento global e às suas consequências, como enchentes, secas e tempestades. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 13 de March

Um estudo internacional patrocinado pela Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) analisou dados dos últimos 30 anos e concluiu que a elevação das temperaturas globais está a fazer com que a vegetação que era apenas encontrada no extremo sul do ecossistema ártico nos anos 1980 já possa ser vista 700 quilómetros mais ao norte. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 12 de March

A partir desta segunda feira passou a ser proibido importar ou vender produtos de higiene pessoal ou cosméticos testados em animais em toda a União Europeia. As organizações de defesa dos direitos dos animais consideram que este é um marco histórico.

Artigo | 10 de March

Milhares de pessoas saíram às ruas de Tóquio para assinalar o segundo aniversário da catástrofe e exigir ao governo o desmantelamento das centrais nucleares no país. Os protestos antinuclear estenderam-se a outros países e mais de 20 mil participaram numa corrente humana em Paris.