Artigos Opinião Esquerda | 27 de December

A pobreza, atualmente, já não implica apenas não ter trabalho, o dinheiro não chegar até ao fim do mês, não poder pagar a renda da casa ou a prestação do empréstimo, mas também, não poder acender a luz, tomar um duche ou ter aquecimento.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de December

Que têm em comum Telefónica, HP-Hewlett Packard e Panrico? Trabalhadores que não se rendem, que se negam a aceitar mais chantagens, que perante as políticas insuportáveis de precariedade disseram “basta”.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de November

A menos Estado social, mais Estado penal e punitivo. Hoje, na Catalunha, lutar contra os despejos, os despedimentos, os cortes na saúde e na educação... é tipificado de delinquência e, portanto, suscetível de ser espiado, denunciado e penalizado.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de October

“Começa o dia com um sorriso”, diziam-nos até há pouco tempo os anúncios dos Donuts. Mas nas fábricas da Panrico já não se trocam sorrisos. De há uns tempos para cá, a vida do seu pessoal converteu-se numa roleta russa.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de October

Quanta miséria estamos dispostos a aceitar? Até onde permitiremos que nos continuem a fazer cortes?

Artigo | 6 de September

A 11 de setembro somos muitos os que vamos cercar o La Caixa, a máxima expressão do capital financeiro catalão. Fazemo-lo, também, porque os bancos são os máximos responsáveis pela crise e o La Caixa é o maior banco da Catalunha.

Artigo | 8 de August

Comida há, o que falta é justiça na sua distribuição. Não se trata de aumentar a produção, nem de engendrar hambúrgueres nos laboratórios, nem de mais agricultura transgénica. Trata-se, simplesmente, de que exista democracia na hora de produzir e distribuir os alimentos.

Artigo | 20 de July

A paciência é como um copo de água que se enche e enche e enche e, no final, acaba por se derramar. Nunca sabemos qual será a gota definitiva que fará as pessoas saírem à rua, em massa, e dizerem “já basta”. Mas o que é certo é que, mais tarde ou mais cedo, esse momento chega.

Artigos dossier | 7 de April

Visto por muitos movimentos como um instrumento do passado, a simples existência do Fórum Social Mundial assinala uma das principais debilidades dos novos movimentos de protesto nascidos no marco da crise sistémica: a sua frágil coordenação internacional.

Artigo | 10 de February

A abertura de um grande centro comercial, um supermercado… vem sempre associada à promessa de criação de emprego, dinamização da economia local, preços acessíveis e, definitivamente, ao progresso. Mas será esta a realidade? A distribuição comercial massiva sustenta-se numa série de mitos que, geralmente, a sua prática desmente.  Artigo de Esther Vivas.

Artigo | 5 de January

São as festas de Natal, o momento de nos juntarmos, comer, celebrar e, sobretudo, comprar. O Natal é, também, a “festa” do consumo, já que em nenhum outro momento do ano, para beneplácito dos mercadores do capital, compramos tanto como agora. Comprar para presentear, para vestir, para esquecer ou, simplesmente, comprar por comprar.