Artigos Opinião Esquerda | 20 de December

Um pouco por todo o país, os professores deram voz ao seu protesto e boicotaram a prova de avaliação. Se Nuno Crato estivesse verdadeiramente preocupado com a avaliação dos docentes, teria reconhecido que esta prova é impopular e não responde às reais necessidades do Ensino Público.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de December

Nestas festas, os empregados de lojas como a Wal-Mart ou dos restaurantes de comida rápida, que recebem baixos salários, estão a lutar pelos seus direitos.

Artigo | 20 de December

O modelo de baixos salários imposto pelo governo PSD/CDS-PP é bem visível nas mais recentes estatísticas divulgadas pela OCDE, que apontam que Portugal registou, no terceiro trimestre do ano, uma queda de 1,4% nas remunerações por unidade produzida.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de December

As reuniões do Conselho Europeu começam a parecer-se cada vez mais com reuniões de encontro de lobbies e respondem cada vez menos às necessidades dos povos europeus. Nesta última cimeira dos governos, deixaram entrar mais um lobby de peso: a indústria do armamento.

Artigo | 20 de December

Alastra-se, nos EUA, luta dos trabalhadores de fast-food por salários e direitos. Grupos ativistas como a Fast Food Forward e Fight For 15, auxiliados por sindicatos, fundações e organizações de base, financiaram a paralisação. Por Gabriela Leite, Outras Palavras

Vídeo Esquerda | 20 de December

PSD e CDS dizem agora que o memorando da troika estava mal feito. Neste tempo de antena, podemos ver e ouvir o que diziam na campanha eleitoral de 2011. Intervenções de Catarina Martins, Marisa Matias, Pedro Filipe Soares e Mariana Mortágua.

Artigo | 20 de December

Mesmo sem contabilizar este valor, os benefícios fiscais concedidos às empresas cresceram 157 milhões de euros entre 2010 e 2012. Tribunal de Contas alerta para a alta concentração de benefícios fiscais em dez entidades que, no ano passado, deixaram de pagar 132 milhões de euros em IRC.

Artigo | 20 de December

Defender o direito a decidir da Catalunha permite abrir uma brecha profunda no regime espanhol e, ao mesmo tempo, estender a reivindicação desse direito à rejeição dos cortes, às privatizações ou ao pagamento da dívida ilegítima não só ali como em todo o Estado. Artigo de Jaime Pastor, publicado em Viento Sur.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de December

O bom liberal até “concorda” com a Administração Pública. Mas, tem de ser uma boa Administração Pública, e não uma má Administração Pública. Um quadro mental bastante profundo, portanto.

Artigo | 20 de December

No próximo ano, os irlandeses serão confrontados com novos cortes orçamentais de milhares de milhões de euros, pagamentos de juros da dívida de 1000 milhões de euros, uma produção industrial em declínio, um crescimento económico praticamente nulo e o retorno alarmante da bolha imobiliária, alerta Richard Boyd Barrett, deputado irlandês do People Before Profit/United Left Alliance.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de December

Para desviar a atenção da sua mudança de posição, do desastroso telefonema entre Seguro e Passos, da cedência do PS à agenda fiscal de PSD e CDS, o deputado João Galamba reedita uma boa parte do discurso da direita e aponta baterias contra o Bloco de Esquerda.