Artigo | 14 de December

Há duas semanas que dezenas de homens cercam a casa do patrão, em Setúbal, que os levou para França mas não lhes pagou os ordenados. Os trabalhadores reclamam entre 900 e 3.500 euros cada um, conforme o tempo que estiveram emigrados.

Artigo | 14 de December

“Estamos a um passo de governar e necessitamos da vossa ajuda porque seremos os primeiros a dizer não à austeridade”, afirmou o líder do Syriza grego no Congresso do Partido da Esquerda Europeia (PEE). Tsipras salientou que "a esquerda é a única alternativa à barbárie do neoliberalismo e da extrema direita".

Artigos Opinião Esquerda | 14 de December

O Governo só tem plano A, que aplicará custe o que custar. E esse plano é o de embaratecer o trabalho e transferir esse diferencial para o lado do capital.

Artigo | 14 de December

Empresa justifica despedimento coletivo com perda de clientes e incumprimento no pagamento dos serviços que presta. Trabalhadores salientam que a Prosegur continua a ter lucros significativos. Sindicato opõe-se ao despedimento coletivo e convoca plenários de trabalhadores para 16 e 17 de dezembro.

Artigo | 14 de December

“Mudar a Europa – Para uma Europa do Trabalho” é o lema do Congresso do Partido da Esquerda Europeia, que está a decorrer em Madrid e pode ver diretamente a partir do esquerda.net (clicando no banner respetivo).

Artigo | 14 de December

As políticas radicais de emancipação enfrentam o seu maior desafio: como fazer avançar as coisas depois de acabado o primeiro estágio de entusiasmo, como dar o passo seguinte sem sucumbir à catástrofe da tentação “totalitária”, em resumo: como avançar além de Mandela, sem se converter num Mugabe. Por Slavoj Žižek.

Artigo | 14 de December

Jang Song-thaek, tio do líder norte-coreano Kim Jong-un e número dois do governo, foi executado pouco depois de ser condenado à morte por um tribunal militar, informou a KCNA, agência estatal do país.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de December

Venho pedir-vos a decência de aprovarem a Lei da Coadoção, porque nenhuma família deveria ter de passar pela situação que a nossa está a passar. (carta enviada às/aos deputada(o)s, dezembro 2013)

Artigo | 14 de December

Marisa Matias fez a denúncia e acrescentou: “É pena que o governo funcione como uma espécie de infiltrado do setor privado contra a coisa pública”. A eurodeputada pronunciou-se assim a propósito da privatização dos CTT durante a sua crónica semanal no programa Conselho Superior da Antena 1.

Artigo | 14 de December

Uma equipa internacional e multidisciplinar conseguiu criar o primeiro material supercondutor inteiramente projetado por computador. Artigo do site Inovação Tecnológica