You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 30 de November

Depois de centenas de condenações em tribunal, o governo teve de recuar e dar indicações às escolas no sentido do pagamento das compensações por caducidade aos professores contratados em 2012. A Federação Nacional de Educação (FNE) congratulou-se com a decisão mas lamentou que o executivo PSD/CDS-PP tenha “esquecido” todos os outros docentes.

Artigos dossier | 30 de November

Para a Fenprof, o guia da prova de acesso à carreira de docente é uma “idiotice”. Para a FNE, trata-se de uma "inutilidade" que "desconsidera" o trabalho realizado pelos docentes. A Associação dos Professores Contratados considera, por sua vez, que este é “mais um comprovativo do retrocesso educacional”.

Artigos dossier | 30 de November

A redução brutal do número de professores nas escolas, a mutação dos Contratos Simples para um puro modelo de cheque-ensino e a subversão da rede escolar introduzindo um conceito de concorrência entre escolas públicas e privadas ao invés da complementaridade até hoje em vigor são alguns dos indicadores do que é a Educação na Era da Troika.

Artigos dossier | 30 de November

Notificação dá dois meses ao governo português para adotar medidas contra a discriminação que sofrem os professores contratados, como o emprego precário e o salário inferior ao dos professores do quadro com funções equivalentes.

Artigos dossier | 30 de November

Dois anos e meio de Troika. Dois anos e meio de Governo PSD/PP. Demasiado tempo a dar cabo da Escola Pública.

Artigos dossier | 30 de November

Os professores têm vinte dias para organizar uma vitória contra a prova de Nuno Crato. Ela é possível. Derrotar a prova é derrubar Crato. Artigo de Miguel Reis e Belandina Vaz.

Artigo | 30 de November

O regresso da troika a Atenas, previsto para segunda-feira, foi cancelado porque persistem divergências quanto às reformas no país. A medida é interpretada como um reforço da pressão dos credores para eliminar as resistências do governo às suas exigências, designadamente novos cortes nas pensões.

Artigo | 30 de November

Todo o processo é obscuro: empresa que obteve a concessão tem passivo maior que os estaleiros; o mesmo Estado que vai pagar 30,1 milhões aos trabalhadores despedidos não tinha três milhões para começar a construir navios já encomendados.

Artigo | 30 de November

Portugal ocupa a 16ª posição dos países com maior número de banqueiros que só num ano arrecadaram mais de um milhão de euros em remunerações fixas, variáveis e benefícios.

Artigo | 30 de November

Em plenário, funcionários dos estaleiros navais pedem a intervenção do Presidente da República e renovam o pedido de demissão do ministro da Defesa, Aguiar-Branco. Negócio da subconcessão dos estaleiros à Martifer custará pelo menos 2,18 euros a cada habitantes de Portugal.  

Artigo | 29 de November

A favelização americana é o resultado cada vez mais visível da precarização das condições de vida e trabalho nos Estados Unidos e o seu surgimento deu-se em várias partes do país, especialmente a partir de 2005. Por Daniela Mussi

Artigo | 29 de November

Em dia de greve, centenas de trabalhadores e reformados dos CTT manifestaram-se em Lisboa contra a privatização da empresa. Catarina Martins saudou os manifestantes por estarem a defender não apenas os seus postos de trabalho, mas um serviço público essencial para a população.

Artigo | 29 de November

O terceiro plenário do 18º congresso do Partido Comunista chinês decidiu abrir o mercado doméstico do país ao investimento estrangeiro. Isto implica uma transformação radical na economia. Por Alejandro Nadal, La Jornada.

Artigos dossier | 29 de November

Os “novos” docentes em transumância (ou retornados; tendo em conta os antigos “docentes desterrados”) ajudam a manter as gasolineiras e a CP, a quem este ano deram um novo fôlego. Artigo de Sílvia Pereira. Artigo de Sílvia Pereira.

Artigo | 29 de November

Numa decisão unânime, os administradores da petrolífera espanhola asinaram o pré-acordo para a indemnização resultante da nacionalização das suas ações da petrolífera argentina YPF. Desde que passou para as mãos do Estado, a empresa faturou mais 27% e a cotação na bolsa de Buenos Aires disparou 120%.

Artigo | 29 de November

O anúncio da vitória do candidato apoiado pelos golpistas hondurenhos está a provocar indignação na sociedade. Milhares de estudantes manifestaram-se em Tegucigalpa na quarta-feira, apesar da repressão do protesto da véspera. Artigo de Giorgio Trucchi, da Opera Mundi.

Artigo | 29 de November

O líder parlamentar do Bloco denunciou no Parlamento a repressão policial ao piquete de greve dos CTT e aos deputados que se encontravam no local em solidariedade. Assunção Esteves diz que não vai esperar pela conferência de líderes para pedir explicações a Miguel Macedo sobre a limitação da liberdade dos deputados.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de November

O governo autoritário que hoje exerce funções em Portugal já deu luzes sobre os seus objetivos: cortar nos apoios generalizados à investigação científica e garantir que apenas tem apoios se não ousar produzir conhecimentos que deslegitimem o poder.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de November

No Portugal da crise há milhões que estão a ser condenados a perder o pouco que têm e há uns poucos que estão a aumentar o muito que já tinham.

Artigo | 29 de November

O voto apresentado pelo Bloco de Esquerda, que condenava os assassinatos de Alves Kamulingue, Isaías Cassule e Manuel "Ganga" e pedia a libertação dos presos políticos em Angola foi chumbado pelas bancadas do PSD, PS, CDS, PCP e Verdes. Seis deputados socialistas votaram a favor da condenação e outros oito abstiveram-se. Um deputado do PSD pediu para registar em ata que saiu da sala no momento da votação.

Pages