Artigo | 31 de October

O grupo Newshold anunciou que controla 3,21% da Impresa (grupo Balsemão). O grupo angolano é dono do jornal “Sol” e detém mais de 15% do grupo Cofina, proprietário do “Correio da Manhã” e do “Jornal de Negócios”. A Newshold está também interessada na privatização da RTP.

Artigo | 31 de October

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), ao analisar a proposta de Orçamento do Estado para 2014 (OE’2014), acusa o governo de continuar “a política de ‘terra queimada’”, destruindo o tecido produtivo e mantendo “um enternecedor protecionismo para com a banca e os banqueiros”.

Artigo | 31 de October

Este Fórum, organizado pela Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, terá lugar nos dias 8 e 9 de novembro, em Lisboa. Pretende-se, com esta iniciativa, juntar “ideias e experiências diferentes para pensar o presente e o futuro de uma luta comum: o combate à precariedade e ao desemprego”.

Artigo | 31 de October

CGTP fala de “declaração de guerra” à Constituição e aos portugueses, enquanto UGT denuncia “ataque sem precedentes" aos trabalhadores da administração pública. A FNE considera que “o Estado se demite das suas responsabilidades” e a Fenprof garante uma “oposição tenaz” à proposta. Um "ataque ao poder local democrático", avança a Associação Nacional de Municípios.

Artigo | 31 de October

“O Tribunal declarou ilícita a dedução efetuada pela Transtejo, nos Prémios de Assiduidade dos trabalhadores que aderiram às greves de 24 de novembro de 2010 e 24 de novembro de 2011”, anuncia a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), que considera que esta é uma "importante vitória para os trabalhadores".

Artigo | 30 de October

A greve dos trabalhadores do Metro de Lisboa vai provocar o encerramento das estações e a paralisação total do serviço, a partir das 23.30 h desta quarta-feira. A greve dos trabalhadores do Metro de Lisboa insere-se na quinzena de greves dos trabalhadores dos transportes, que lutam contra os cortes de salários previstos no OE para 2014.

Artigo | 30 de October

Em 2012, 120 mil pessoas deixaram Portugal, mais do que em 1966. São 10 mil pessoas por mês, o que ultrapassa o auge do movimento emigratório da década de 60. A quebra da população é “preocupante”, alertam demógrafos.

Artigo | 30 de October

É surpreendente que na extensíssima literatura que se escreveu sobre as causas das crises atuais muito pouco se centrou no conflito capital-trabalho (aquilo a que se costumava chamar luta de classes) e a sua génese no desenvolvimento da crise. Por Vicenç Navarro.

Artigo | 29 de October

Diploma legal do ministério de Assunção Cristas limita o número de cães (2) e gatos (4) por apartamento e o número total de animais domésticos (4). Diante de uma queixa, câmaras municipais terão o dever de retirar os animais excedentes. Veterinários também passam a ser obrigados a denunciar certas situações.

Artigo | 28 de October

A vida de quem trabalha num centro comercial está cada vez mais complicada, com a crise e a subsequente redução das vendas a pressão patronal e o assédio moral não param de aumentar. O sindicato do setor fala mesmo num degradar diário das condições de trabalho.

Artigo | 28 de October

O número de desempregados a receber prestações de desemprego em setembro aumentou, ultrapassando os 390 mil, revelam dados da Segurança Social divulgados esta segunda-feira, que mostram que mais de metade das pessoas sem trabalho continuam sem este subsídio. Por seu lado, a alteração das regras de atribuição do RSI fez com que mais de 9.381 pessoas perdessem o apoio entre agosto e setembro.

Artigo | 27 de October

Em entrevista ao jornal Público, o constitucionalista Jorge Miranda defendeu que os cortes na Função Pública excedem “aquilo que é razoável e proporcional numa perspetiva de justiça social e de equilíbrio da sociedade”. Mais de 180 mil funcionários públicos passam a ser alvo de corte de 12%.

Artigo | 27 de October

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, afirmou este domingo que não percebe “como é que as `migalhas´ do RSI (Rendimento Social de Inserção) foram consideradas tão importantes, ao mesmo tempo que se considera que as `migalhas´ dos mais ricos não são tão significativas".

Artigo | 26 de October

Os três principais administradores do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, Paulo Guichard e Fezas Vital, acusados de “burla qualificada em co-autoria”, receberam 6,4 milhões de euros em salários no ano em que o Banco Privado Português faliu.

Artigo | 26 de October

A manifestação “Que se lixe a troika! Não há becos sem saída!", teve lugar em 14 cidades portuguesas, sendo mais expressiva em Lisboa, Porto e Coimbra. Milhares de manifestantes de diferentes gerações e setores profissionais protestaram contra as políticas de austeridade impostas pelo governo e pela troika.

Artigo | 26 de October

Neste artigo, o esquerda.net publica fotos da manifestação "Que se lixe a troika! Não há becos sem saída!". Em permanente atualização.

Artigo | 26 de October

Em Lisboa, a manifestação, que reuniu milhares de pessoas, começou e acabou ao som de Grândola, Vila Morena. O Bloco de Esquerda frisou que este protesto é "mais uma prova do descontentamento dos portugueses contra um Governo que traiu o seu país e está a destruir Portugal".

Artigo | 26 de October

Os Reitores das Universidades Portuguesas afirmam que a redução do orçamento para o Ensino Superior e Ciência previsto no Orçamento do Estado para 2014 põe em causa o ensino e a investigação e alertam que a limitação às contratações imposta pelo governo pode levar ao encerramento das Faculdades de Medicina.

Artigo | 26 de October

Portugal desceu ainda mais no ranking sobre igualdade de género do Fórum Económico Mundial, ocupando atualmente a 51ª posição, entre 136 países. No relatório é referido que este resultado poderá decorrer da “quebra nos rendimentos” do trabalho.

Artigo | 25 de October

“A troika e os governos que a servem pretendem deitar fora o sonho de gerações de uma sociedade mais livre e igualitária”, refere a convocatória da manifestação ‘Que se lixe a troika! Não há becos sem saída!’, que apela “a quem está farto de ver vidas penhoradas e esvaziadas” que se junte ao protesto, agendado para 14 cidades portuguesas (ver lista neste artigo).