You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de October

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua afirmou esta quarta feira que o suposto programa de reforma do Estado apresentado por Paulo Portas é, na realidade, “o maior programa de destruição do Estado Social” que Portugal já viu. A proposta constitui uma verdadeira “afronta” aos princípios constitucionais, frisou. Última atualização às 01:56 de 31.10.2013.

Artigo | 30 de October

A greve dos trabalhadores do Metro de Lisboa vai provocar o encerramento das estações e a paralisação total do serviço, a partir das 23.30 h desta quarta-feira. A greve dos trabalhadores do Metro de Lisboa insere-se na quinzena de greves dos trabalhadores dos transportes, que lutam contra os cortes de salários previstos no OE para 2014.

Artigo | 30 de October

Efeitos diretos e indiretos da tragédia nuclear de Fukushima provocam uma morte por dia revelou Yotaro Hatamura, ex-presidente da comissão japonesa de inquérito ao acidente e professor universitário.

Artigo | 30 de October

Em 2012, 120 mil pessoas deixaram Portugal, mais do que em 1966. São 10 mil pessoas por mês, o que ultrapassa o auge do movimento emigratório da década de 60. A quebra da população é “preocupante”, alertam demógrafos.

Artigo | 30 de October

O Supremo Tribunal de Justiça da Argentina colocou fim à controvérsia judicial sobre a constitucionalidade da lei de Serviços de Comunicação Audiovisual. A lei tinha sido aprovada em 2009 pelo Congresso, mas fora travada parcialmente por um recurso do poderoso Grupo Clarín.

Artigo | 30 de October

O Bloco de Esquerda apresentou, nesta quarta-feira, propostas alternativas ao OE para 2014 assentes em três prioridades: reforma fiscal, salvaguarda de direitos, salários e pensões e recuperação de economia e emprego.

Artigo | 30 de October

Assunção Esteves desloca-se a Angola na próxima semana para uma reunião da CPLP, mas o Bloco não acompanhará a presidente da AR. O líder parlamentar do Bloco de Esquerda justifica a recusa do partido, salientando que em Angola “há direitos fundamentais que não são respeitados”.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de October

Já se sabe, no léxico do CDS não há más notícias para ninguém.

Artigo | 30 de October

Alguns dos maiores gestores de investimento do mundo alertaram nos últimos dias para a existência de uma bolha gigante nos mercados financeiros e para os prejuízos que o seu rebentamento poderá provocar. Um dos gestores diz que “todos os preços dos ativos estão artificialmente elevados”.

Artigo | 30 de October

O líder parlamentar do Bloco acusou o governo de ter uma “enorme preocupação” com o Tribunal Constitucional (TC), porque “sabe que tem esqueletos escondidos no armário” e teme chumbo de algumas medidas do OE para 2014. Pedro Filipe Soares sublinhou também que o OE para 2014 tem "4% austeridade sobre grandes grupos económicos e banca e 96% sobre pessoas, salários, pensões, apoios sociais".

Artigos Opinião Esquerda | 30 de October

Algumas notícias e relatórios, menos boçais que os da troika, assinalam que em Portugal existe uma situação de “fadiga de austeridade”. E, de facto, a expressão sublinha algo de importante.

Artigo | 30 de October

É surpreendente que na extensíssima literatura que se escreveu sobre as causas das crises atuais muito pouco se centrou no conflito capital-trabalho (aquilo a que se costumava chamar luta de classes) e a sua génese no desenvolvimento da crise. Por Vicenç Navarro.