Artigo | 14 de September

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou este sábado que os governos da Rússia e dos EUA chegaram a um acordo sobre a Síria. O regime de Assad terá de apresentar um relatório sobre as armas químicas existentes no país no espaço de uma semana. O objetivo final é retirar todo este armamento da Síria até meados de 2014.

Artigo | 14 de September

Organizações que defendem os direitos dos refugiados pedem um regime de proteção temporária em toda a União Europeia (UE) para os procedentes da Síria. O anúncio de alguns países de que podem aceitar alguns milhares deles não basta, afirmam os ativistas. A Suécia anunciou que a quantidade de refugiados sírios que procurava proteção no exterior superou a marca de dois milhões no começo deste ano. Artigo de Ray Smith, da IPS.

Artigo | 14 de September

Esta sexta feira, milhares de pessoas ocuparam as ruas de Atenas em protesto contra o violento ataque levado a cabo por cerca de cinquenta elementos do partido neonazi Aurora Dourada, na sequência do qual nove militantes do Partido Comunista grego (KKE) foram encaminhados para o hospital com ferimentos graves.

Artigo | 14 de September

A sociedade chinesa está em vésperas de uma transformação estrutural ainda mais profunda que o longo e penoso projeto de reequilíbrio económico, que o Partido Comunista da China (PCC) está ansiosamente a começar a impulsionar. Artigo da Stratfor.

Artigo | 14 de September

Neste texto, originalmente publicado em alemão no número de agosto da revista Analyse und Kritik, Marie Laure Geoffray pergunta-se sobre as condições de emergência e os contornos de uma “nova esquerda” cubana, capaz de articular a rejeição de um processo de restauração capitalista com uma crítica do regime e uma estratégia política de emancipação.