Artigo | 27 de September

Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas aponta que é extremamente provável, 95%, que as emissões antropogénicas sejam o principal fator responsável pelo aquecimento global. Artigo de Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 27 de September

Um novo relatório da Oxfam alerta que as alterações no clima colocarão as famílias numa espiral viciosa de redução do rendimento e alimentação mais cara e pobre. Artigo de Fernanda B. Müller do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 22 de September

Um grupo de investigadores destaca que há cada vez mais dados que comprovam que as emissões de gases do efeito de estufa resultantes das atividades humanas são uma das causas das mudanças climáticas. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 21 de September

Força Aérea dos EUA esteve prestes a detonar bomba nuclear na Carolina do Norte em 1961. Dispositivo lançado acidentalmente possuía potência 260 vezes maior que o lançado em Hiroshima anos antes.

Artigo | 21 de September

Ao desistir de proteger uma região de biodiversidade única, o Equador expôs a contradição entre a agenda preservacionista e a falta de vontade política para executá-la. Por Inês Castilho e Taís González.

Artigo | 20 de September

A empresa canadiana Gold Corporation quer construir a maior mina de ouro da Europa em Rosia Montana, na Roménia. Mas a população recusa os danos ambientais e sociais do projeto e a sua luta provocou as maiores manifestações dos últimos anos. Artigo de Claudia Ciobanu, na IPS.

Artigo | 20 de September

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela aceitou a providência cautelar interposta pela Plataforma Salvar o Tua para travar as obras da barragem da EDP. A empresa e o Estado têm até 7 de outubro para se pronunciarem e só depois será conhecida a  decisão do tribunal.

Artigo | 19 de September

Segundo informações da agência Actualidade RT, a Monsanto estaria a investir cerca de 4,6 milhões de dólares (3,45 milhões de euros) numa campanha de lobby para que os parlamentares dos EUA não aprovem o Projeto de Lei que obriga os produtores a etiquetarem produtos transgénicos. Artigo publicado no site da Adital.

Artigo | 16 de September

A empresa norte-americana Texaco, comprada pela Chevron em 2002, é a segunda maior empresa petrolífera dos Estados Unidos e a sexta a nível mundial. Operou no Equador entre 1964 e 1992. A Texaco derramou na Amazónia pelo menos 71 milhões de litros de resíduos de petróleo e 64 milhões de litros de petróleo bruto em mais de dois hectares. Artigo de Céline Meneses

Artigo | 14 de September

Aprovados apressadamente, os novos agro tóxicos são devastadores para abelhas - mas podem contaminar milhares de outras espécies e a água que bebemos. Por George Monbiot, publicado em Outras Palavras.

Artigo | 12 de September

Um relatório alerta que a libertação de gases do efeito de estufa das grandes companhias já chega a 3,6 mil milhões de toneladas métricas. As 50 maiores empresas avaliadas respondem por 2,54 mil milhões de toneladas de GEEs. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 9 de September

Estudo conduzido por 18 equipas de investigadores concluiu que alguns dos fenômenos climáticos mais devastadores do ano passado muito provavelmente só aconteceram devido ao aumento das temperaturas e do nível dos oceanos, incluindo a enorme tempestade Sandy. Por Instituto Carbono Brasil.

Artigo | 3 de September

Os líderes dos países insulares estão reunidos no Fórum das Ilhas do Pacífico para defender ações mais ambiciosas no combate as consequências do aquecimento global, à medida que o aumento do nível do mar afeta gravemente algumas ilhas. Artigo de Jéssica Lipinski, do portal CarbonoBrasil.

Artigo | 1 de September

A crise nuclear em Fukushima continua por controlar. Neste domingo, foi anunciado que a radiação em áreas contaminadas é 18 vezes superior ao de há uma semana. Este nível de radiação mataria uma pessoa em quatro horas.

Artigo | 1 de September

A fratura hidráulica, ou fracking, processo que consiste na utilização de água sob altíssima pressão para extração de gás xisto, está a trazer diversos problemas ambientais para os Estados Unidos, obtendo a oposição de diversos grupos ambientalistas e da sociedade civil. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil