Artigo | 27 de September

Wolfgang Schauble, ministro das Finanças cessante da Alemanha e que, segundo as sondagens, a maioria dos alemães deseja continuar a ver no cargo, defende a manutenção das políticas europeias de austeridade e de combate aos défices, “a bem da Alemanha e do nosso futuro”.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de September

O país da 'troika' é aqui, em cada terra que vai a votos no domingo.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de September

O Bloco nunca gostou de desafios pequenos.

Flickr Photoset | 27 de September
Artigo | 27 de September

João Semedo defendeu no encerramento da campanha em Lisboa que os partidos do governo já sabem que vão perder, mas é preciso garantir que percam por muito, e exigir a sua demissão no dia 29.

Flickr Photoset | 27 de September
Artigo | 27 de September

António Arnaut afirmou nesta sexta-feira: “O que se pretende é, através do engodo da livre escolha, obter um novo financiamento do Estado para salvar certas unidades em situação deficitária que não têm procura para a capacidade instalada”.

Artigo | 27 de September

Controladores de tráfego aéreo portugueses vão parar dia 10 de outubro, entre as 7h e as 9h e entre as 15h e as 17h. A greve integra-se num protesto europeu contra o Céu Único Europeu II.

Artigo | 27 de September

Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas aponta que é extremamente provável, 95%, que as emissões antropogénicas sejam o principal fator responsável pelo aquecimento global. Artigo de Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 27 de September

Assinada por João Vasconcelos, cabeça de lista à câmara, a candidatura do Bloco divulgou uma carta aberta em que afirma que não vale a pena continuar a votar no PS, nem nos partidos de direita. “O que se impõe é votar numa força nova, determinada, sem medo e que será sempre o porta-voz das reivindicações dos portimonenses”.

Artigo | 27 de September

João Semedo declarou, nesta sexta-feira durante uma arruada em Loures, que as sondagens “ confirmam que o governo e os candidatos do PSD e do CDS vão ter uma grande derrota”. O candidato à Câmara de Lisboa sublinhou que “a esquerda está a crescer” e apelou ao reforço da “esquerda que vai à luta e procura a convergência de toda a esquerda”.

Artigo | 27 de September

José Soeiro sublinha que apenas 16% dos arruamentos têm árvores e considera que mais área verde representa aumento da qualidade de vida.

Artigo | 27 de September

Luís Fazenda, candidato do Bloco de Esquerda à câmara de Sintra, apelou ao voto na sua lista para virar à esquerda as políticas da câmara liderada nos últimos doze anos por PSD e CDS-PP, observando que as candidaturas da direita prometem muito mas nada fizeram nos anos de vereação.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de September

No dia 29 de Setembro temos as primeiras eleições autárquicas da era da troika. É a oportunidade de avaliar a política de empobrecimento e desemprego que varre o país e atinge cada concelho e cada freguesia. É o dia em que temos todas e todos o mesmo poder: cada voto vale o mesmo.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de September

Ao declarar a inconstitucionalidade de algumas normas do código de trabalho de 2012, a decisão do TC é claramente uma vitória do trabalho.

Event | 27 de September

Conferência: A violência da crise e a proliferação das armas
Ver convite.
Lisboa, Fórum Picoas, entre as 9h30 e as 18h.

Encontro Internacional Europa – Mundo Árabe
Promovido pela IAON (Rede Internacional Anti Ocupação) e pelo Tribunal-Iraque (Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque). Ver cartaz.
Lisboa, Biblioteca-Museu República e Resistência (Estrada de Benfica 419).

Seminário de Abertura da Universidade Feminista
Ver evento no facebook e mais informações.
Lisboa, CCIF_UMAR (Alcântara), 9h30.

Momentos poesia – desde 2006 a dar voz aos poetas
Paulo José da Rosa Cardoso apresenta a sua obra. Ver convite.
Portalegre, Biblioteca Municipal de Portalegre, 16h.

Semana da Palestina
Representação de “Koum Yaba” pelo Istambouli Theater. Ver cartaz.
Porto, Casa Viva (Pç Marquês de Pombal 167), 21h30.

Projeção do documentário “Donos de Portugal”
Ver evento no facebook.
Abrantes, Praça Raimundo Soares, nº 20 (junto à Câmara), 21h30.

Event | 27 de September

Encontro Internacional Europa – Mundo Árabe
Lisboa, Biblioteca-Museu República e Resistência (Estrada de Benfica 419).

Semana da Palestina
Representação de “Koum Yaba” pelo Istambouli Theater. Ver cartaz.
Porto, Casa Portuense, 15h30.

Seminário de Abertura da Universidade Feminista
Ver evento no facebook e mais informações.
Lisboa, sala 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 17h30.

Semana da Palestina
Sessão sobre “teatro e resistência” com o Istambouli Theater. Ver cartaz.
Porto, Gato Vadio (Rua do Rosário 281), 21h30.

Artigo | 27 de September

A menor cobertura mediática “só beneficiou os candidatos do Governo e dos partidos com maiores recursos financeiros”, declarou o candidato do Bloco à câmara de Lisboa, que afirmou que o parlamento tem de encontrar uma solução”.

Artigo | 27 de September

Catarina Martins disse, numa arruada no Porto, que 29 de setembro é o dia “para avaliar a política que tem existido no país” e salientou que defender cada autarquia é combater a política do governo. A coordenadora do Bloco realçou ainda que no Porto, “para combater uma cidade abandonada e para que não haja mais uma esquerda acomodada na câmara, vamos eleger José Soeiro".

Artigo | 27 de September

Putin depois de anos de esforço está a conseguir que o seu país volte a desempenhar o papel de superpotência, após duas décadas de letargia. Artigo de Nazanin Armanian, publicado em Publico.es