Artigo | 21 de September

Força Aérea dos EUA esteve prestes a detonar bomba nuclear na Carolina do Norte em 1961. Dispositivo lançado acidentalmente possuía potência 260 vezes maior que o lançado em Hiroshima anos antes.

Artigo | 21 de September

Ao desistir de proteger uma região de biodiversidade única, o Equador expôs a contradição entre a agenda preservacionista e a falta de vontade política para executá-la. Por Inês Castilho e Taís González.

Artigo | 21 de September

As restrições impostas pelo novo governo egípcio ao movimento de pessoas e mercadorias na passagem de Rafah, a única que liga a Faixa de Gaza ao resto do mundo, está a liquidar os meios de sobrevivência e a afetar ainda mais as condições de vida no território palestiniano bloqueado por Israel.

Artigo | 21 de September

Nelson Peralta, candidato do Bloco à Câmara de Aveiro, acusou “os três candidatos do arco da austeridade” de esconderem as suas ideias para o concelho e afirmou: “Em Aveiro não precisamos de uma austeridade municipal em cima da austeridade nacional”.

Artigo | 21 de September

A Reserva Federal dos EUA confirmou que a recuperação económica é suficientemente frágil para continuar a aplicar os estímulos monetários inclusive para além do razoável. Estas taxas a zero por cento constituem um verdadeiro subsídio ao sistema financeiro dado que a banca capta o dinheiro a esse juro e coloca-o em títulos de dívida soberana, onde obtém um retorno de 4% ou 5 por cento. Artigo de Marco Antonio Moreno

Artigo | 21 de September

O coordenador do Bloco de Esquerda exigiu, neste sábado, a demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, perante a "prova documental e irrefutável" de ter mentido em 2008 ao parlamento. João Semedo sublinha que a "prova" da mentira deve ter consequências políticas e que o parlamento também não pode ficar indiferente.

Artigo | 21 de September

O candidato independente que encabeça a lista do Bloco à Câmara do Seixal defende a implementação de um programa de emergência social para os mais desfavorecidos e critica o executivo CDU por “não se aproximar da população durante a tomada de decisões” e por “delegar ao poder central toda a responsabilidade de agir sobre os problemas sociais”.

Artigo | 21 de September

O Bloco Loures respondeu a quatro questão que foram proposta pela associação Vida Animal, no âmbito da iniciativa “Autárquicas 2013 Pelos Animais” promovida por esta associação, com o objetivo de conhecer as posições dos candidatos às diversas câmaras municipais relativamente a alguns temas associados à proteção dos animais.

Artigo | 21 de September

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou o PS por aceitar “conversar no parlamento” com PSD e CDS sobre os cortes nas pensões. “Percebe-se porque é que o PSD e o CDS insistem nesse apelo: o consenso com o PS é o seguro de vida do Governo”, sublinhou Catarina Martins.

Artigo | 21 de September

Em carta enviada ao líder parlamentar do Bloco de Esquerda em 2008, com cópia para todos os líderes parlamentares, o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, garantiu que nunca tinha sido “sócio ou acionista” da SLN, o que hoje se sabe ser uma flagrante mentira. João Semedo salienta que “um cidadão que mente ao Parlamento não tem condições políticas para ser membro de um Governo”.

Artigo | 21 de September

A Fenprof assinala, nomeadamente: atraso na colocação de professores, número excessivo de alunos por turma e desrespeito pelas necessidades educativas especiais de milhares de crianças e jovens. Há erros de incompetência do ministério de Crato, mas outros “decorrem de políticas que visam desvalorizar a Escola Pública e provocar o seu colapso”, assinala a federação sindical.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de September

Uma sociedade sem direitos humanos nem pensamento crítico - eis a sociedade que a praxe revela. Com a agravante de ser uma sociedade convencida da sua bondade integradora.

Artigo | 21 de September

Vários factos recentes, que continuaram inclusive quando os Estados Unidos pareciam estar a posicionar-se para atacar a Síria – aliada do Irão – levaram a especulações de que estes adversários históricos podem estar a aproximar-se de conversações diretas, embora a Casa Branca tenha negado que ocorrerão durante a Assembleia Geral da ONU. Por Jasmin Ramsey da IPS.