Artigo | 19 de September

A concentração contra as injustiças sociais em Angola, convocada pelos jovens do Movimento Revolucionário para esta quinta-feira, foi impedida de se realizar pela polícia. Treze manifestantes foram detidos, entre os quais um dirigente do Bloco Democrático.

Artigo | 19 de September

O líder do Syriza participou na campanha do Die Linke para denunciar que o dinheiro do resgate da troika foi parar aos bancos gregos e não à população. Em seguida, foi à sede do Banco Central Europeu defender a reestruturação da dívida grega, que continua a aumentar.

Artigo | 19 de September

A Federação de Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) adianta, em comunicado, que “o aumento da fraude nas empresas de transportes na região de Lisboa” está associado ao “aumento das dificuldades das pessoas” e também à “política cega de redução de trabalhadores, nomeadamente em áreas operacionais das empresas”.

Artigo | 19 de September

O coordenador nacional do Bloco de Esquerda, João Semedo, acusou esta quinta feira Maria Luís Albuquerque de estar “atolada numa série de contradições, incongruências e mentiras que foram por si assumidas no Parlamento” e reforçou a ideia de que a ministra das Finanças não tem condições para continuar no cargo.

Artigo | 19 de September

A espionagem dos Estados Unidos contra a Petrobras reavivou a polémica sobre a abertura de capital da companhia, que desde a década de 1950 é símbolo da soberania brasileira. Artigo de Fabiana Frayssinet, publicado na IPS.

Artigo | 19 de September

O Bloco de Esquerda de Barcelos iniciou a sua campanha eleitoral com um jantar na freguesia de Alvito S. Pedro. José Maria Cardoso reafirmou a oposição do Bloco à agregação de freguesias, recordando que foi por iniciativa bloquista que a Assembleia Municipal de Barcelos foi a única do país a aprovar um referendo local sobre esta lei.

Author | 19 de September
Artigo | 19 de September

Na apresentação do programa eleitoral à autarquia, Carlos Matias defendeu medidas para proteger as micro e pequenas empresas no Entroncamento, bem como as concessões retiradas aos ferroviários

Artigos Opinião Esquerda | 19 de September

No período atual de campanha eleitoral muitos são os que têm falado de reabilitação urbana e de habitação. No entanto, é necessário ver qual o projeto (quando existe algum).

Artigo | 19 de September

A candidatura bloquista na Amadora esteve esta semana nos terrenos arrasados pela  Câmara Municipal na Serra do Marco em maio, para uma ação de desobediência em defesa das hortas em terrenos municipais. Veja aqui o vídeo.

Artigo | 19 de September

O coordenador nacional do Bloco de Esquerda acusou o Governo de optar “por financiar os colégios particulares e o ensino privado em detrimento do financiamento da Escola Pública” e alertou para a confusão que se instalou na abertura do ano letivo. João Semedo voltou também a criticar as "chantagens e pressões" das agências de ‘rating'.

Flickr Photoset | 19 de September
Artigo | 19 de September

De volta ao Brasil, onde atuou politicamente e trabalhou como jornalista, para lançar o seu livro “O Inferno de Outro Mundo”, Luís Leiria, editor do portal português Esquerda.net, “combina e recombina memórias” sobre eventos como a Revolução dos Cravos e faz projeções sobre as distopias na Europa pós-crise em nove contos de ficção. Por Maurício Thuswohl, do Rio de Janeiro, publicado na Carta Maior.

Artigo | 19 de September

Depois de um dia de greve da Função Pública, a Grécia foi palco de manifestações contra o assassinato do cantor antifascista Pavlos Fyssas. Em cidades como Atenas, Salónica e Patras, os protestos resultaram em confrontos com a polícia, que usou gás lacrimogéneo contra os manifestantes.

Artigo | 19 de September

Stephen Hawking, um dos mais importantes físicos teóricos e cosmólogos do mundo, e professor da Universidade de Cambridge, defendeu, numa entrevista à BBC, que os doentes terminais devem ter o direito de escolher pôr termo às suas vidas e que quem os ajudar não deve ser criminalizado.

Artigo | 19 de September

Existem "riscos crescentes para os ambiciosos objetivos de consolidação orçamental de Portugal e um aumento da probabilidade de incumprimento do programa", adianta a Standard & Poor. A agência de rating e o Citigroup prevêem um segundo programa de financiamento externo em meados de 2014.

Artigo | 19 de September

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, afirmou esta quarta feira que, no dia 29 de setembro, temos “um instrumento poderoso” ao nosso dispor: “o poder de avaliar a troika e de rejeitar a política de empobrecimento do país”.

Artigo | 19 de September

Segundo informações da agência Actualidade RT, a Monsanto estaria a investir cerca de 4,6 milhões de dólares (3,45 milhões de euros) numa campanha de lobby para que os parlamentares dos EUA não aprovem o Projeto de Lei que obriga os produtores a etiquetarem produtos transgénicos. Artigo publicado no site da Adital.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de September

“Os portugueses estão fartos de política e de políticos”, diz Luís Filipe Menezes, político profissional há décadas, que protagoniza o protótipo da campanha dos candidatos do governo PSD/CDS: promessas ("vou exigir deste governo (...) mil milhões de euros para recuperar as casas abandonadas da cidade”) e um porco no espeto por cada bairro, na campanha eleitoral.