You are here

Pesquisar

Artigo | 13 de September

O Bloco de Esquerda apresenta-se às próximas eleições em Almada para continuar a ser a voz dos cidadãos nos órgãos autárquicos. É tempo de defender as pessoas, de pensar na coesão territorial e na resposta à crise.

Artigo | 13 de September

O governo britânico confirmou, nesta quinta-feira, a privatização da histórica e simbólica Royal Mail, a empresa de correios britânica que nem Margareth Thatcher privatizou. 96% dos trabalhadores da empresa estão contra a decisão governamental e os sindicatos preparam greves.

Artigo | 13 de September

Segundo notícias divulgadas pela comunicação social, a empresa “China Three Gorges” não está a cumprir as contrapartidas que terá assumido na privatização da EDP. O Bloco questiona o governo sobre os compromissos com que a empresa chinesa se comprometeu e que medidas o governo tenciona “tomar para os fazer cumprir”.

Artigo | 13 de September

Os trabalhadores dos transportes realizam uma semana de luta em outubro. Neste protesto está incluída já uma greve de 24 horas no Metro de Lisboa. Os trabalhadores protestam contra os cortes de salários e direitos e a semana de ação começa a 5 de outubro, o “segundo feriado roubado”.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de September

Assumir que o bom comportamento na arena internacional fornece maior margem negocial devido a credibilidade obtida é de um irrealismo primário.

Artigo | 13 de September

Os documentos revelados por Edward Snowden confirmam as suspeitas de longa data de que as agências conspiram secretamente com empresas de tecnologia para irem diretamente aos arquivos que eles querem bisbilhotar. Mas os mortais comuns, que precisam usar a internet rotineiramente, têm como fugir dos olhos do "Grande Irmão"? Artigo publicado no site Inovação Tecnológica

Event | 13 de September

Sessão Pública em Lagos
Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda), Manuela Goes (candidata à Câmara Municipal) e José Santos (candidato à Assembleia Municipal). Ver cartaz. Pelas 17h30 promove-se ainda um contacto com a população pelas ruas do centro histórico.
Lagos, Pç Gil Eanes, 18h30.

Jantar comício em Portimão
Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco) e João Vasconcelos (candidato à Câmara Municipal). Ver cartaz.
Portimão, restaurante Chico Maria – aldeia do Carrasco, 20h.

Seminário Pensamento Crítico Contemporâneo e Cidade
Organização: Unipop e revista Imprópria. Mais informações.
Lisboa, Pç. da Figueira, 18h30/20h30.

Debate: “Como responder à crise”
Com Francisco Louçã. Ver cartaz.
São João do Estoril, anfiteatro da Escola de São João do Estoril, 20h30.

Artigo | 13 de September

Nuno Crato nega que haja atraso na colocação de professores, mas há mais de mil horários completos por preencher. No entanto, apesar dessa situação, é já claro que mais de 35.000 docentes ficarão no desemprego. Segundo a Fenprof, de cerca de 43.000 docentes desempregados apenas foram colocados, até agora, 5794.

Artigo | 13 de September

Eduardo Pereira, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Gaia defende a implementação de uma carta municipal da qualidade dos transportes públicos, apresentando algumas das propostas do Bloco nesta área.

Artigo | 13 de September

Durante a apresentação do programa eleitoral da candidatura do Bloco a Sintra, Luís Fazenda frisou que é necessário criar “um serviço de emergência social que possa articular as várias respostas do município nessa área”.

Artigo | 13 de September

A Turquia já detém o título do país que mais persegue jornalistas, ultrapassando a China ou o Irão. A vaga repressiva dos últimos meses levou também dezenas de jornalistas que cobriram os protestos do Parque Gezi a perderem o emprego. Artigo de Asil Tunc no portal The Conversation.

Artigo | 13 de September

O candidato do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara de Lisboa, João Semedo, defende que é preciso que a noite no Bairro Alto “comece mais cedo e acabe mais cedo” para permitir "tranquilidade aos moradores".

Artigo | 13 de September

As dez empresas tiveram, no seu conjunto em 2011, vendas superiores a 200 mil milhões de dólares e mais de 24.000 milhões de dólares de lucros. Nenhum setor económico cresceu tanto como a indústria de armamento o que dá conta de um entusiasmo demencial pelas guerras. Por Marco Antonio Moreno

Artigos Opinião Esquerda | 13 de September

A instituição do cheque-ensino constitui mais um elemento da elaborada teia em que se pretende enredar a Escola Pública, ferindo-a de morte no seu fundamento – a prossecução de um ensino universal e de qualidade.