Artigos Opinião Esquerda | 11 de September

A palavra “democracia”, ou a expressão “mundo livre”, é colocada à lapela dos partidários de novas invasões e novas chacinas.

Artigo | 11 de September

“Opomo-nos a qualquer intervenção militar externa” na Síria “e não é uma questão de tempo, se é hoje, se é amanhã... Cem mil mortos e milhões de refugiados não podem ser figurantes em jogos geoestratégicos”, defendeu Marisa Matias no plenário do Parlamento Europeu.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de September

Queremos uma Lisboa mais habitada, mais viva e mais solidária. Acima de tudo, queremos uma Lisboa transparente, ao lado dos cidadãos, que enfrente os interesses que a rodeiam e que garante a participação de todas e de todos no processo de decisão.

Artigo | 11 de September

Catarina Martins visitou uma escola básica em Vouzela e afirmou que a confusão na abertura do ano letivo, fruto da incompetência do Ministério da Educação, pode ser lida como uma estratégia do Governo para beneficiar o ensino privado.

Artigo | 11 de September

O dia da Catalunha ficou marcado pela corrente humana que uniu 86 municípios desde a fronteira francesa até ao sul. Mais de um milhão e meio de pessoas participaram na iniciativa em defesa da independência e de um referendo já no próximo ano.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de September

Esta política radical de destruição do ensino público não pode continuar.

Artigo | 11 de September

A Esquerda Unitária no Parlamento Europeu decidiu propor o técnico informático norte-americano Edward Snowden para a edição de 2013 do chamado “Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento”, atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu.

Vídeo Esquerda | 11 de September

Intervenção de Cecília Honório no voto de pesar pelo falecimento dos bombeiros que combateram os incêndios deste verão.

Artigo | 11 de September

Na mesma edição do Diário da República, o primeiro-ministro anuncia a exoneração e nomeação de João Montenegro, que passa a ganhar 3653 euros por mês. Este antigo dirigente da JSD, que Passos requisitou ao BPN em 2011 para o seu gabinete, viu esta referência desaparecer da nota curricular agora publicada, que apenas aponta a sua passagem de oito anos "pelo setor bancário".

Artigo | 11 de September

A 4ª Universidade de Verão da Izquierda Anticapitalista (IA) realizou-se no fim de agosto em Segóvia e contou com a participação de mais de 600 pessoas. Em debate esteve o futuro da esquerda política e social em todo o Estado espanhol.

Artigo | 11 de September

Luís Leiria, editor do esquerda.net, lançou ontem o seu primeiro livro em São Paulo, Brasil. O inferno de outro mundo foi publicado pela editora Sundermann e reúne nove contos sobre vários temas. O historiador Valério Arcary frisou, na apresentação, que Luís “sempre acreditou que podemos construir um mundo que não seja um inferno”.

Artigo | 11 de September

Federações sindicais de professores denunciam irregularidades na constituição de turmas. O secretário-geral da Fenprof alerta que estão a ser constituídas turmas com 35 e 36 alunos no secundário. No primeiro ciclo, as escolas estão a ser obrigadas a juntar alunos de vários anos em turmas grandes.

Artigo | 11 de September

A candidatura "E se virássemos o Porto ao contrário?" desafiou o PS e a CDU a clarificarem as alianças políticas que estão disponíveis para fazer após o dia 29 de setembro. José Soeiro defendeu a convergência das forças da esquerda na vereação eleita para o município.

Event | 11 de September

Conversa e sardinhada: Defender as pescas, defender os pescadores
Com Marisa Matias (eurodeputada do Bloco) e Joaquim Piló (candidato à Câmara Municipal). Ver cartaz.
Nazaré, praia ao fundo da Av. Vieira Guimarães, 15h.

Arruada e mini-comício
Com Catarina Martins, José Soeiro, João Teixeira Lopes, Francisco Louçã, entre outros.
Porto, Praça da Batalha-Rua de Santa Catarina, 17h30.

Sessão Pública de encerramento da campanha autárquica em Leiria
Com Marisa Matias (eurodeputada do Bloco), José peixoto (candidato à Câmara Municipal de Leiria), Cátia Biscaia, Ana Boa-Ventura, Sérgio Bernardo e Susana Henriques (candidatos às Assembleias de Freguesia). Música com Red Label e vídeo de Bruno Carnide. Ver cartaz.
Leiria, Jardim Luís de Camões (junto à Fonte Luminosa), 21h.

Comício em Valongo
Com João Teixeira Lopes e Eliseu Lopes. Ver cartaz.
Valongo, Largo do Centenário, 21h.

Debate: Cultura, Educação e Criatividade
Com Fernando Poeiras (professor na ESAD).
Caldas da Rainha, sede do Bloco de Esquerda - Centro Comercial Avenida, 21h30.

Música para “Virar o Porto ao contrário”
Com José Soeiro (candidato à Câmara Municipal do Porto) e a música do grupo de hip hop B13 e Capicua.
Porto, Coreto da Cordoaria, 21h30.

Queer Lisboa 17 - Festival nacional com o propósito específico de exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual

Seminário Pensamento Crítico Contemporâneo e Cidade
Organização: Unipop e revista Imprópria. Mais informações.
Lisboa, Pç. da Figueira, 18h30/20h30.

Arruada nas Caldas da Rainha e entrega do Prémio Bactéria D'Ouro
Com a Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda), Carlos Carujo (candidato à Câmara Municipal) e Lino Romão (candidato à Assembleia Municipal).
Arruada - encontro na Praça da Fruta, 10h.
Entrega do Prémio Bactéria D'Ouro
- Hospital Termal, 11h.
Caldas da Rainha.
Ver cartaz.

Arruada no Porto Cedofeita - Santa Catarina
Com o candidato à CM José Soeiro.
Porto, ponto de encontro: Café Vasco da Gama, Rua de Cedofeita (esquina com Rua dos Bragas), 11H30.

Graffiti: Participação Cidadã. Mais Democracia
Com José Soeiro.
Porto, relvado frente ao Parque de Estacionamento da Trindade, 12h30.

Almoço de campanha
Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco), José Peixoto (candidato à Câmara Municipal) e Vitorino Pereira (candidato à Assembleia Municipal). Ver cartaz.
Leiria, restaurante Pátio das Cantigas (centro histórico) – R Fernão Magalhães 10, 12h30.

Sessão de esclarecimento: Aumento das rendas e despejos. E agora?
Com Rita Silva, Beatriz Dias e Ana Drago. Ver cartaz.
Lisboa, jardim Constantino (Arroios), 18h.

Ciclo de conversas: Olhares sobre o Porto - O Porto de Mário Cláudio
Com Mário Cláudio. Organização: Candidatura E se virássemos o Porto ao contrário?
Porto, Duas de Letra *(Passeio de São Lázaro Nº 48), 18h30.

Jantar da candidatura à freguesia de Marinhais
Com Manuel Neves, Ana Cristina Ribeiro e João Semedo. Inscrições pelo telefone: 969 378 064. Ver cartaz.
Salvaterra de Magos – Marinhais, Restaurante Bom Garfo, 20h.

Jantar de campanha em Cascais
Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda), Cecília Honório (candidata à Câmara Municipal) e Gonçalo Ferrão (candidato à Assembleia Municipal). Ver cartaz. O custo será de €7. Inscrições via facebook.
Cascais – Alcabideche, Restaurante "A Petisqueira" (Praceta de Origans em Alcabideche), 20h.

Sessão Pública: Virar à esquerda para fazer o essencial
Com Francisco Louçã (economista), Cátia Fernandes (candidata à JF de São Vicente) e Mário Tomé (capitão de Abril). Ver cartaz.
Lisboa, Largo da Graça, 21h.

Comício em Ermesinde
Com Pedro Filipe Soares e Eliseu Lopes. Ver cartaz.
Ermesinde, Lg da Estação, 21h.

Projeção do filme Aniki Bóbó
Organização: candidatura E se virássemos o Porto ao contrário?
Porto, Bairro de Francos - Grupo Desportivo Recreativo Cultural Centro Social Bairro Franco, 21h.

Comício-concerto
Com intervenções de João Semedo (candidato à Câmara Municipal de Lisboa) e Ana Drago (candidata à Assembleia Municipal) e música de Primitive Reason e The Poppers. Ver cartaz.
Lisboa, Gare do Oriente, 16h.

Sessão Pública: Reabilitar e desenvolver a Nazaré
Com Mariana Mortágua (deputada do Bloco) e Joaquim Piló (candidato à Câmara Municipal). Ver cartaz.
Nazaré, Praça Manuel Arriaga, 16h.

Comício de rua em Felgueiras
Com João Teixeira Lopes (dirigente do Bloco), Sara Cristina Oliveira (candidata à Câmara Municipal) e Carlos Carvalho (candidato à Assembleia Municipal). Ver cartaz.
Felgueiras, Pç da República – em frente à Câmara, 16h30.

Comício-festa em Barcelos
Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda), José Maria Cardoso (candidato à Câmara Municipal), Mário Costa (candidato à Assembleia Municipal), Inês Martins (mandatária para a juventude) e José Ilídio Torres (mandatário concelhio). Intervenção musical Ção Pitada. Ver cartaz.
Barcelos, Largo da Porta Nova, 21h30.

Comício de rua
Com Pedro Filipe Soares (líder do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda), Paula Canotilho (candidata à Câmara Municipal), Rui Nóvoa (candidato à Assembleia Municipal) e Joaquim Espírito Santos (candidato à União de Freguesias de Fânzeres/São Pedro). Ver cartaz.
Gondomar – Fânzeres, Largo da Costa, 21h30.

Arruada e comício em Torres Vedras
Arruada com Farra Fanfarra, mercado da Cidade, pelas 9h30.
Comício com Mário Tomé (militar de Abril), Alda Sousa (deputada do Parlamento Europeu), António Carlos (mandatário), Rui Matoso (candidato à Câmara Municipal) e Hugo Fortunato (candidato à Assembleia Municipal). Ver cartaz.
Torres Vedras, Pç da Batata, 21h30

MOB ano 1- 1 ano na rua
Exposição Um ano na Rua - Arte e design encontradas nas ruas e na net, cartazes de manifes inesquecíveis, humor mais ou menos mórbido... visões dos últimos 365 dias.
21h30 - Mob.doc: AGORA NÓS, de Pedro Soares.
23H - MOB DJS.
Ver evento no facebook.
Lisboa, espaço associativo MOB (Tv da Queimada 33 – Bairro Alto).

Jantar de candidatura de Sesimbra
Com José Manuel Pureza (professor universitário), Adelino Fortunato (candidato à Câmara Municipal) e José Guerra (candidato à Assembleia Municipal). Jantar a 5 euros. Ver cartaz.
Sesimbra, Restaurante “O Filipe” (Lg da Marinha 15), 20h.

Comício em Aveiro
Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda), Pedro Filipe Soares (líder da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda), Nelson Peralta (candidato à Câmara Municipal) e Ivar Corceiro (candidato à Assembleia Municipal). Ver cartaz.
Aveiro, salão nobre do Teatro Aveirense, 21h.

Debate: Cultura e Desporto
Com José Eduardo reis (professor da UTAD) e Carlos Gomes (candidato à União de Freguesias de Vila Real). Ver cartaz.
Vila Real, Hotel Miracorgo, 21h.

Apresentação pública do CD “Viva o Poder Popular”
Estarão presentes Albérico Afonso (Historiador), Andrade da Silva (Coronel) Capitão de Abril, João Pires, (Realizador do documentário), Helena Afonso (filha do Zeca Afonso e testemunha dos acontecimentos em 7 de Março de 1975) e a participação musical de Vítor Sarmento.
Setúbal, Casa da Cultura/Sala José Afonso, 21h30.

Apresentação de candidatos autárquicos do Bloco na freguesia de Nadadouro
Caldas da Rainha - Nadadouro, Junta de Freguesia de Nadadouro, 21h30.

Projeção de rua: Ninguém pode ficar para trás na crise
Organização: candidatura E se virássemos o Porto ao contrário? Exibição de documentário de Bruno Cabral e Jorge Costa, filmado na Grécia, e conversa.
Porto, Praça dos Poveiros, 21h30.

Event | 11 de September

Candidatos do Bloco do distrito do Porto: Pelos transportes públicos!
Com José Soeiro, Eduardo Pereira, Ana Paula Canotilho, Eliseu Lopes, Rosa Cruz e restantes candidatos autárquicos do Bloco no distrito do porto.
Porto, em frente à torre das Antas, 11h30.

Visita à Câmara Municipal do Seixal
Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda), Luís Cordeiro (candidato à CM do Seixal) e Vítor Cavalinhos (candidato à AM do Seixal). Ver cartaz.
Seixal, ponto de encontro junto ao átrio/porta central da Câmara Municipal (Alameda dos Bombeiros Voluntários, nº 45), 14h.

Debate entre candidatos à Câmara Municipal do Porto
Organização: Associação de Estudantes da FLUP.
Porto, Faculdade de Letras da Universidade do porto, 15h30.

Olhares sobre o Porto: O Porto de Richard Zimler
Ver evento no facebook.
Porto, Duas de Letra café-bar (passeio de São Lázaro 48), 18h30.

Debate: “Igualdade, Co-adoção e Direitos LGBT”
Com Cecília Honório, Raúl Simão e Sérgio Vitorino. Ver cartaz.
Cascais, Biblioteca Municipal de Cascais (Casa da Horta – Qta de Santa Clara), 21h.

Sessão Pública da candidatura autárquica de Setúbal
Com João Semedo (coordenador nacional do Bloco de Esquerda), Mariana Aiveca (candidata à Câmara Municipal) e Henrique Guerreiro (candidato à Assembleia Municipal). Atuação de Chico do Vale e Orquestra 7. Ver cartaz.
Setúbal, Sociedade Musical Capricho Setubalense (início da Rua da Alfândega Velha), 21h30.

Projeção do filme: “Inside Job”
Organização: Candidatura autárquica do Bloco de Esquerda das Caldas da Rainha.
Caldas da Rainha, Praça 5 de Outubro (antiga Praça do Peixe), 21h30.