Artigo | 30 de September

O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção voltou a cair em agosto, havendo agora 265.303 pessoas a receber esta prestação, menos cerca de 4 mil que em julho e menos 30.389 do que em agosto de 2012.

Artigo | 30 de September

Os ministros de Silvio Berlusconi pediram a demissão em bloco, colocando o governo liderado pelo democrata Enrico Letta à beira da implosão. Em causa está a votação da perda de mandato de Berlusconi por ter sido condenado definitivamente por fraude fiscal. Por seu turno, o chefe do governo italiano anunciou um voto de confiança no Parlamento. Artigo publicado no portal Opera Mundi.

Artigo | 30 de September

Enquanto as buscas às sedes do partido nazi continuam, o Parlamento grego vai discutir uma alteração à lei para congelar o financiamento público à Aurora Dourada. Até agora, foram detidas 22 das 32 pessoas ligadas à Aurora Dourada, entre elas o seu líder, que estão a ser procuradas pela justiça por assassinatos e tentativas de homicídio.

Artigo | 30 de September

O coordenador do Bloco Madeira sublinha a “vitória estrondosa da coligação Mudança” no Funchal e afirma que, com as eleições autárquicas de 29 de setembro, se iniciou uma “viragem política” na Madeira e que "domingo foi o primeiro dia do fim do jardinismo”.

Artigo | 30 de September

Entre hoje e amanhã, cerca de 180 dirigentes sindicais, dos mais diversos países europeus, estarão na Grécia para participarem numa jornada de solidariedade com os trabalhadores gregos. Na agenda está uma manifestação contra as medidas de austeridade e a presença na primeira sessão de julgamento de trabalhadores acusados de “perturbação da ordem pública”.

Artigo | 30 de September

Nas eleições autárquicas do passado domingo, o Bloco de Esquerda elegeu um total de 8 vereadores, dois em concelhos onde nunca tinha elegido, 100 deputados municipais e 138 membros para as assembleias de freguesia. As listas independentes apoiadas pelo Bloco obtiveram resultados importantes. (em atualização)

Artigo | 30 de September

Ivo Madeira, candidato independente e cabeça de lista do Bloco de Esquerda, foi eleito vereador para a Câmara de Olhão, com 1.471 votos e 9,4%.

Artigo | 30 de September

Um edifício abandonado em Paris, França, foi ocupado por mais de 100 artistas urbanos de todo o mundo, incluindo 11 portugueses, e o resultado estará em exposição a partir de terça-feira, sendo o prédio depois demolido.

Artigo | 30 de September

O Bloco de Esquerda vai pedir explicações urgentes ao Governo na sequência da suspensão da divulgação dos resultados das eleições autárquicas devido à falta de comunicação com juntas de freguesia e câmaras municipais, adiantou o bloquista Pedro Soares.

Artigo | 30 de September

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa, João Semedo, ficou a 52 votos de ser eleito vereador. Na Assembleia Municipal, o Bloco passa de três para quatro deputados.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de September

Se não fosse a oposição da população norte-americana a um ataque militar à Síria, Obama nem tinha considerado uma solução alternativa à guerra.

Artigo | 30 de September

O Bloco de Esquerda reelegeu vereadores nas Câmaras de Entroncamento (Carlos Matias), Moita (Joaquim Raminhos) e Seixal (o independente Luís Cordeiro).

Vídeo Esquerda | 30 de September

Declaração do coordenador do Bloco de Esquerda na noite eleitoral das Autárquicas 2013.

Vídeo Esquerda | 30 de September

Na primeira reação aos resultados, Pedro Soares destacou a derrota do jardinismo no Funchal, numa coligação de oposições de que o Bloco se orgulha de ter feito parte.

Artigo | 30 de September

João Semedo destaca que quem perdeu as eleições foi a política de austeridade e do memorando da troika, e que o governo que já estava fragilizado sai destas eleições mais instável e agarrado ao PR e à troika como a uma tábua de salvação.

Artigo | 30 de September

O Bloco de Esquerda elegeu João Vasconcelos vereador na Câmara Portimão e passou de 6,31% para 12,28%, na votação para a Câmara Municipal. Em declarações ao esquerda.net, João Vasconcelos salienta que se trata de “uma grande vitória bloquista” e que os principais objetivos da candidatura foram alcançados.

Artigo | 29 de September

Pedro Soares, coordenador autárquico do Bloco de Esquerda, destaca a derrota do jardinismo no Funchal, numa coligação de oposições de que o Bloco se orgulha de ter feito parte. O PSD perdeu outras câmaras do arquipélago. Pedro Soares assumiu a derrota pela perda da presidência da câmara de Salvaterra de Magos.

Artigo | 29 de September

A deputada Helena Pinto foi eleita vereadora da Câmara Municipal de Torres Novas. Para o esquerda.net, a nova vereadora destaca que foi uma “vitória extraordinária de uma candidatura aberta e muito ampla”. Para a Assembleia Municipal, o Bloco ganhou 3 mandatos.

Artigo | 29 de September

Marisa Matias vê nas projeções divulgadas uma clara derrota do governo e de Passos Coelho.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de September

Estas eleições são as primeiras eleições na época da troika, e por isso hoje não vamos apenas votar para a nossa Câmara, Assembleia Municipal ou Junta de Freguesia, vamos também votar pela estagnação ou pelo progresso.