Audio | 14 de August

Os Poetas. Autografia, 2013.

O Baú. Achega-te, 2012.

Pedro Barroso. Lutas velhas, canto novo, 1976.

UHF. Ao Norte unplugged, 2012.

Edição nº 164, de 14 de agosto de 2013

Artigo | 14 de August

O Bloco pediu esta quarta-feira a audição do ministro da Saúde na Assembleia da República para prestar esclarecimentos sobre as mudanças nas urgências hospitalares de Lisboa, argumentando que o Governo não pode tomar "decisões desta dimensão" evitando o escrutínio e debate parlamentares.

Artigo | 14 de August

O Bloco de Esquerda entregou hoje um requerimento ao atual Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, sobre o uso de viaturas e despesas de representação pagas pela autarquia e pela empresa municipal Águas de Santarém a Moita Flores e João Leite, atual vereador do PSD.

Artigo | 14 de August

Enquanto o mundo vai recuperando do choque que as revelações sobre espionagem governamental de Snowden provocaram, a Google vem afirmar que nunca pretendeu esconder que observa e intercepta as comunicações dos seus utilizadores.

Artigo | 14 de August

Ladar Levison, que decidiu fechar o seu serviço de e-mail para proteger os clientes, abdicou de lucros anuais de 50 a cem mil dólares, e luta agora para poder pelo menos dizer porque decidiu fechar a Lavabit.

Artigo | 14 de August

Concelhia de Braga acusa Filipe Barroso, porta-voz do movimento que promoveu a homenagem, de fazer afirmações caluniosas acusando diretamente o Bloco de ser um dos autores do ataque de que foi alvo a estátua, ao mesmo tempo que tenta fazer crer que a contestação a esta se limita aos militantes e simpatizantes dos partidos de esquerda, para ocultar o sentimento de indignação que perpassa na sociedade.

Artigo | 14 de August

Agostinho Branquinho prestou serviços ao dono do Hospital de São Martinho, em Valongo, que foi pronunciado e será agora julgado por corromper funcionários da Administração Regional de Saúde do Norte, segundo denúncia do Público.

Artigo | 14 de August

José Gusmão afirma que a continuação da recessão económica está expressa na variação homóloga do PIB (comparação com o mesmo trimestre de 2012) e sublinha que a variação positiva do 2º trimestre em relação ao 1º se deve, entre outros fatores, à decisão do Tribunal Constitucional de anular algumas das medidas do Orçamento de 2013, o que provocou uma diminuição menos acentuada do consumo.

Event | 14 de August

II European Geographies of Sexualities Conference
Mais informações.
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Avenida de Berna, 26-C), 9h.

Conferência "João dos Santos no Século XXI: Saúde, Educação, Cultura, Sociedade"
Comunicações e debates que assinalam o centenário do criador da moderna Saúde Mental Infantil em Portugal.
Lisboa, Cinema São Jorge, a partir das 9h20. Ver programa.

Apresentação do Programa "Queremos Lisboa"
Com intervenções de Fabian Figueiredo, Ana Drago e João Semedo. Ver evento no facebook e cartaz.
Lisboa, Lisbon Story Center - Terreiro do Paço, 17h.

Sessão de apresentação das listas autárquicas
Com Manuel Neves, Ana Cristina Ribeiro e Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda). Ver cartaz.
Salvaterra de Magos, jardim da Glória do Ribatejo (junto à Casa do Povo), 18h.

Encontro Popular com churrasco
Com João Semedo (candidato à Câmara Municipal de Lisboa), Ana Drago (candidata à Assembleia Municipal de Lisboa) e Cátia Fernandes (candidata independente à Junta de Freguesia de São Vicente). Ver cartaz.
Lisboa, jardim da Feira da Ladra – São Vicente, 19h.

Event | 14 de August

II European Geographies of Sexualities Conference
Mais informações.

Lisboa, Cinema São Jorge, a partir das 9h20. Ver programa.

Debate: A Escola Pública no concelho de Cascais – riscos e desafios; a municipalização
Organização do Bloco de Esquerda / Cascais. Com a participação da deputada Cecília Honório - Candidata pelo Bloco à Presidência da Câmara Municipal de Cascais, Manuel Grilo, dirigente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, e professores do ensino Básico e Secundário. Ver evento no facebook.
Parede, Escola Secundária Lopes Graça – Madorna, 18h.

Jantar e sessão pública de apresentação do programa eleitoral
Com Catarina Martins e Vítor Ruivo. Ver cartaz.
Faro, restaurante Adega Nortenha, 19h30.

Sessão de Cinema: “Desamarras – rostos do Rendimento Social de Inserção no Porto
Com João Carlos Louçã (autor do filme) e João Semedo (candidato à CM Lisboa). Ver cartaz.
Lisboa, Praça Raul Lino (frente ao Minipreço), 21h30.

Espetáculo "Farsas per música", de Carlo Goldoni
Pelo Teatro das Beiras. Entrada gratuita. Mais informações.
Coimbra, Pátio da Inquisição, 21h30.

Vídeo Esquerda | 14 de August

Apresentação de mais um outdoor da campanha "E se virássemos o Porto ao contrário", feito a partir do desafio a vários artistas da cidade. No Jardim do Calém, Go Mes, com o apoio de Bent, Bac e outros amigos, escolheram o mote "Devolver o Porto às pessoas".

Artigo | 14 de August

Forças repressivas matam entre 43 e 250 pessoas ao dispersarem duas acampadas mantidas pelos apoiantes do presidente deposto Mohamed Morsi. Pelo menos 200 pessoas foram presas, entre elas dirigentes da Irmandade Muçulmana.

Artigo | 14 de August

Um dos grandes estudiosos do mundo do trabalho, o sociólogo e professor da Unicamp Ricardo Antunes já tinha dito, após a eclosão da crise económica internacional, quando explodia a Primavera Árabe, que um novo tempo de ebulição social marcaria o início do século XXI, a exemplo, porém não identicamente, do século 20. Por Valéria Nader e Gabriel Brito, Correio da Cidadania

Artigo | 14 de August

Fábrica de componentes automóveis de capital norte-americano e coreano só permitia ir uma vez à casa de banho numa jornada de nove horas de trabalho na linha de montagem. Empresa foi multada cinco vezes por não autorizar a entrada dos inspetores do trabalho. A multa foi de 188 euros.