Artigo | 31 de July

A CIA norte-americana está a financiar um estudo de geoengenharia (manipulação climática) que durará 21 meses, com um custo inicial de 630 mil dólares. Artigo de Silvia Ribeiro

Artigo | 25 de July

O derretimento das calotas de gelo no Ártico tornou-se tão rápido e tão certo que investigadores podem prever agora com confiança quando o oceano ficará sem gelo. Artigo de Tim Radford, publicado em Climate News Network.

Artigo | 23 de July

As organizações ambientalistas LPN, Quercus, Geota, Fapas, Oikos, Gaia, A Rocha, Flamingo e SPEA apelam aos deputados da AR para que exijam uma apreciação parlamentar do decreto-lei 96/2013, relativo às ações de arborização e rearborização. As organizações consideram que o decreto é “potencialmente desastroso para o nosso país”, por reforçar “o desordenamento territorial e agroflorestal através da desregulamentação da plantação de espécies exóticas”.

Artigo | 18 de July

O primeiro sugere que o nível do mar pode subir até 63 metros com o degelo total de glaciares, enquanto o segundo indica que, para cada grau de aquecimento global, o nível do mar subirá 2,3 metros. Por Jéssica Lipinski, Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 17 de July

A empresa japonesa Sanwa Newtec desenvolveu uma impressora sustentável. O equipamento não utiliza tinta para fazer as impressões e as folhas especiais usadas pela tecnologia podem ser reaproveitadas até mil vezes, tornando o impacto do uso extremamente baixo, em relação aos modelos tradicionais. Artigo publicado no site Ciclo Vivo

Artigo | 13 de July

Os planos para construir uma central de processamento de urânio Jiangmen, na província chinesa de Guangdong, foram cancelados, depois de um protesto que juntou mil pessoas no centro da cidade.

Artigo | 13 de July

Três novas investigações apresentadas nesta semana no periódico Science revelam que atividades ligadas à produção de energia geotérmica e à injeção de fluidos no subsolo podem desencadear um maior número de terremotos a grandes distâncias. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil