Artigo | 14 de July

António José Seguro respondeu negativamente ao desafio que lhe foi feito neste sábado por João Semedo, para “rejeitar negociar acordo com PSD, CDS e Cavaco”e anunciou a sua “disponibilidade imediata” para conversações com PSD, CDS e Cavaco Silva para encontrarem um “compromisso”. O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, anunciou, neste domingo, que o PS vai votar a favor da moção de censura ao governo apresentada pelo PEV e diz que não há contradição com a negociação com os partidos do governo.

Artigo | 14 de July

Loudovikos Kotsonopoulos do partido grego Syriza e do Instituto Nikos Poulantzas aborda a evolução dos partidos de esquerda na Europa do Sul, nesta comunicação que fez na Universidade de Verão da Esquerda Europeia.

Artigo | 14 de July

O desemprego continua a aumentar, tendo subido 6,8% em junho em relação a um ano antes, segundo o IEFP. Em 2012, a taxa de desemprego jovem chegou a 37,7% e continua a subir pois em maio chegou a 42,2%, segundo o Eurostat. Nos primeiros cinco meses deste ano, os despedimentos coletivos aumentaram 46,9%, atingindo 32 pessoas por dia.

Artigo | 14 de July

À medida que a economia europeia se aproxima de uma nova recessão e que os Estados Unidos cambaleiam no mesmo caminho, a atenção começa a centrar-se na China e na esperança de que o gigante asiático contenha o desastre económico que se avizinha. Por Marco Antonio Moreno.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de July

Depois de termos um governo tutelado por Belém, Cavaco Silva quer condicionar as próximas eleições e ciclo eleitoral.

Artigo | 14 de July

O telescópio espacial Hubble conseguiu observar pela primeira vez a cor de um exoplaneta, um planeta que orbita outra estrela, a 63 anos-luz de distância. Artigo do site Inovação Tecnológica.

Artigo | 14 de July

João Semedo, candidato do Bloco à Câmara da capital, defendeu como principais objetivos do programa bloquista facilitar o acesso à habitação, reforçar o papel da autarquia na gestão dos transportes públicos e criar um programa de resposta à pobreza. Semedo exortou ainda António Costa, a revelar um relatório sobre obras públicas municipais, confessando-se "chocado" por ver um democrata de esquerda a recorrer a "expedientes".

Vídeo Esquerda | 14 de July

Inovador documentário de animação sobre cidades que reverteram a privatização da água para recuperar o controle público. Publicado por Movimento Pela Água - Privatização da Água a Referendo, legendado em português por esquerda.net

Artigos Opinião Esquerda | 14 de July

Este ano a silly season antecipou-se e veio mais cedo. Mas com uma diferença: a patetice difusa não residiu tanto na “ligeireza” do que era noticiado mas no modo atabalhoado como se reagiu ao “peso” da realidade.