Artigos Opinião Esquerda | 11 de July

Cavaco diz-se do povo quando lhe convém e usa a democracia como meio, mas o que parece movê-lo são os interesses dos mercados, dos banqueiros, dos negócios e da sua família política.

Artigo | 11 de July

No debate na AR das propostas do governo de alargamento do horário de trabalho dos funcionários públicos para 40h e das alterações à lei da mobilidade, a deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Aiveca, acusou o governo e o secretário de Estado de mentirem e de terem como objetivo despedir pessoas e destruir o Estado Social. Durante o debate, um grupo de manifestantes interrompeu os trabalhos da AR gritando "Demissão".

Artigo | 11 de July

Os concursos para bolsas individuais de doutoramento, pós-doutoramento e de Investigador FCT, deveriam ter aberto durante o mês de junho, mas não abriram até agora e a FCT remete-se ao silêncio. Um grupo de bolseiros e bolseiras da associação Precários Inflexíveis convoca uma flashmob para a próxima segunda-feira, 15 de julho, junto à Loja do Cientista às 13h, enquanto decorre um abaixo-assinado online da ABIC.

Vídeo Esquerda | 11 de July

Um grupo de manifestantes interrompeu os trabalhos do Plenário da Assembleia da República gritando "Demissão" e exigiu a convocação de eleições imediatas. A Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, expulsou os cidadãos e ameaçou com a alteração das regras de acesso às galerias.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de July

O problema de hoje é que todas as escolhas que os britânicos têm pela frente são más.

Artigo | 11 de July

A OEA (Organização dos Estados Americanos) quer explicações de Portugal, França, Espanha e Itália sobre incidente com o avião do presidente boliviano. A entidade uniu-se ao coro do Mercosul e da Unasul em solidariedade ao presidente Evo Morales e em repúdio ao comportamentos dos países europeus. Extrato de artigo publicado no site Opera Mundi.

Artigo | 11 de July

Em comunicado publicado na sua página na internet, o Congresso Democrático das Alternativas afirma: “Aquele que deveria ser o garante do regular funcionamento das instituições pretende impor ao País a anulação da democracia – fazendo das eleições um ato de democracia condicionada e promovendo a legitimação de uma mera democracia de fachada”.

Artigo | 11 de July

Decorre em todo o Brasil, nesta quinta-feira 11 de julho, uma jornada nacional de luta com greves e manifestações em todo o país. A jornada foi convocada por oito centrais sindicais, nela também participam o Movimento dos Sem-Terra e a UNE (União Nacional dos Estudantes), e apresenta uma plataforma comum de reivindicações.

Artigo | 11 de July

O governo terá pedido o adiamento da oitava avaliação da troika, que deveria iniciar-se a 15 de julho. Um porta-voz da Comissão Europeia não confirma e diz que estão em curso discussões entre a troika e “as autoridades portuguesas”.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de July

A comunicação desta quarta-feira do Presidente da Republica aprofundou a crise política em vez de a resolver.

Artigo | 11 de July

Ativistas egípcios contrários a Morsi condenam a atuação do Exército. A Amnistia Internacional exige uma investigação imparcial sobre a morte de 51 manifestantes pró Morsi e recorda o historial de repressão dos militares egípcios. Uma das 51 vítimas é um jornalista egípcio que filmou como um militar lhe fazia pontaria segundos antes da sua morte. A Human Rights Watch pede que parem “as ações arbitrárias” contra a Irmandade Muçulmana. Artigo de Olga Rodríguez, publicado em eldiario.es