You are here

Pesquisar

Artigo | 10 de July

Cavaco Silva traçou um cenário negro da realização de eleições antecipadas, propôs “compromisso de salvação nacional” entre PSD, PS e CDS para aplicar o memorando da troika e a realização de eleições depois de junho de 2014. O coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo, acusa Cavaco Silva de querer "tutelar a democracia, o Governo e um futuro ciclo eleitoral", afirma que o PR não apresenta nenhuma solução para a crise e frisa que “qualquer compromisso que tenha por eixo a política de austeridade está destinado ao fracasso”.

Artigo | 10 de July

O projeto de resolução do Bloco pela renegociação urgente da dívida pública e a denúncia do memorando de entendimento foi chumbado esta quarta feira com os votos contra do PSD, CDS/PP e PS. A proposta contou, no entanto, com os votos favoráveis e a abstenção de vários deputados da bancada do PS.

Artigo | 10 de July

O despacho de arquivamento a que o esquerda.net teve acesso, e que abrange os 226 arguidos, refere não terem resultado dos autos “indícios suficientes” que permitam uma acusação. Atualizado às 19h46 do dia 10.07.2013.

Vídeo Esquerda | 10 de July

Os enfermeiros concentraram-se em frente ao ministério da Saúde em protesto contra o despedimento em massa de milhares de trabalhadores, o aumento do horário de trabalho, e pela defesa do Serviço Nacional de Saúde. José Carlos Martins, presidente do SEP - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e o coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo falaram ao esquerda.net.

Artigo | 10 de July

"Insistimos hoje como há dois anos: o debate central na vida do país é a dívida pública e a sua renegociação. Em dois anos este debate tornou-se decisivo: neste momento, a dívida passou a barreira dos 130%, este Governo fez com que dívida não seja pagável. E neste debate não há meias tintas: ou Portugal vence a chantagem da dívida ou é vencido por ela", defendeu a deputada Cecília Honório.

Artigo | 10 de July

Os enfermeiros concentraram-se em frente ao ministério da Saúde em protesto contra o despedimento em massa de milhares de trabalhadores, o aumento do horário de trabalho, e pela defesa do Serviço Nacional de Saúde. CGTP referiu que a luta dos enfermeiros é um “exemplo de responsabilidade”. O coordenador nacional do Bloco, João Semedo, frisou que “a riqueza do SNS são os seus profissionais”.

Flickr Photoset | 10 de July
Artigo | 10 de July

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, recorreu das duas sentenças que o obrigam a tornar público um relatório que aborda problemas de transparência nos processos de concurso e adjudicação das obras realizadas pelo município, entre outros. Bloco já solicitou o documento em diversas ocasiões, não tendo obtido qualquer resposta.

Artigo | 10 de July

Esta terça feira, o FMI reviu em baixa as previsões de crescimento das principais economias mundias. Para a zona euro, o Fundo prevê uma recessão de 0,6% em 2013. Espanha, França e Alemanha - os três principais consumidores de bens e serviços portugueses - veem a sua previsão do PIB ser revista em baixa. Previsões da troika e do governo para Portugal são, assim, novamente postas em causa.

Artigo | 10 de July

A coordenadora nacional do Bloco, Catarina Martins, acusou o Governo de “fugir de eleições”, salientando que “a política de austeridade é uma política de destruição económica de tal forma violenta que não pode senão querer destruir a democracia”.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de July

A falência da política do memorando que desgraça o país e os/as portugueses/as, assumida pelo seu construtor, fez ‘tocar as campainhas’ a Paulo Portas, para quem qualquer pretexto passou a ser bom para se pôr a salvo.

Artigo | 10 de July

Trilhando caminho no sentido da sua privatização, o Grupo Águas de Portugal lançou um “programa corporativo de rescisões amigáveis” que visa despedir, pelo menos, 3% dos trabalhadores das empresas que fazem parte do grupo.