You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 2 de July

Catorze secretários de Estado e dois ministros depois, eis que se demite Paulo Portas, aquele que assumiria, com a queda de Vítor Gaspar, o segundo lugar no governo. Felizmente, a sua decisão é, segundo o próprio, “irrevogável”. A morte há muito anunciada do governo confirma-se, só o primeiro ministro se mantém em estado de negação.

Artigo | 2 de July

Segundo vários órgãos de comunicação, Assunção Cristas e Pedro Mota Soares irão apresentar a demissão nesta quarta feira. Em declaração política, João Semedo considerou que uma das razões da atual crise política é “o jogo político de passa-culpas entre PSD e CDS, de transferência de responsabilidades pela situação em que ambos deixaram o país”.

Artigo | 2 de July

Centenas em Lisboa comparecem a um protesto contra a teimosia de Passos Coelho de permanecer agarrado ao poder e exigem eleições antecipadas.

Artigo | 2 de July

Central afirma que o governo não tem sustentabilidade social para continuar a governar e marca uma manifestação sábado em Belém para exigir a Cavaco Silva que convoque eleições antecipadas.

Artigo | 2 de July

João Semedo acusou PSD e CDS de serem igualmente responsáveis pela crise e de atirarem o país para um pântano político. O coordenador do Bloco de Esquerda desafiou ainda o governo a apresentar uma moção de confiança na AR, defendeu eleições antecipadas e apelou à participação na festa para comemorar fim do governo, em Lisboa e no Porto. Notícia em atualização.

Artigo | 2 de July

Primeiro-ministro diz ter ficado surpreendido com a demissão de Portas e afirma que não a aceita, considerando-a precipitada e afirmando que quaisquer que sejam as divergências, elas serão ultrapassadas.

Artigo | 2 de July

João Semedo diz que a saída de Portas marca o fim da coligação e da maioria política que sustentavam o governo, e insiste que só há uma opção: a dissolução da Assembleia da República e a realização de eleições antecipadas.

Artigo | 2 de July

Os Precários Inflexíveis convocaram uma grande festa para Lisboa, no Marquês de Pombal, e para o Porto, na Av. dos Aliados. Ambas são esta terça-feira às 21 horas. O lemas da festa é: “Paulo Portas e Gaspar caíram e o Governo acabou!” Os eventos estão já a circular no Facebook e o movimento "Que se lixe a troika" também apela à participação.

Artigo | 2 de July

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros afirma que a decisão "é irrevogável" em comunicado enviado à Lusa e justifica-a com a nomeação de Maria Luís Albuquerque para as Finanças, que não teria o apoio do CDS. Recorde-se que João Semedo, coordenador do Bloco de Esquerda, disse ontem que o “governo está morto, só falta marcar o funeral”.

Artigo | 2 de July

Decisão foi tomada depois de Putin dizer que a condição para ele ficar era “parar de prejudicar os EUA”. Numa declaração divulgada pela Wikileaks, Snowden acusa a Casa Branca de querer impedi-lo de exercer um direito básico, o de buscar asilo. Leia essa declaração na íntegra.

Artigo | 2 de July

É o valor mais alto desde 2008. De acordo com os números da Conta Geral do Estado, as dívidas fiscais que o Fisco deixou prescrever em 2012 ascendem a 833 milhões de euros. No total, foram mais de 90 mil processos que as Finanças não conseguiram resolver dentro do prazo legal.

Vídeo Esquerda | 2 de July

O inimigo é a verdade? Fim à guerra a quem denuncia o que devia ser do domínio público. Este video foi produzido por voluntários independentes, em colaboração para Bradley Manning Support Network. Mais informação em iam.bradleymanning.org

Artigo | 2 de July

Wolfgang Schaüble, o ministro das Finanças alemão, foi um dos primeiros responsáveis políticos a comentar o pedido de demissão do seu “colega e amigo” Vítor Gaspar. Para o braço direito de Angela Merkel, Gaspar era também um “bravo lutador”. O governo alemão saúda a linha de continuidade na austeridade assegurada por Maria Luís Albuquerque.