Artigo | 11 de June

Num comunicado com o título “Somos todos gregos”, a Comissão de Trabalhadores da RTP tomou posição sobre o encerramento da ERT (empresa pública de rádio e televisão grega). Salientando que “a Grécia ficará a ser, por agora, o único país da União Europeia sem rádio e televisão públicas”, a CT da RTP afirma: “Não queremos para nós uma RTP encerrada”.

Artigo | 11 de June

Com a troika presente em Atenas para mais uma avaliação, o governo grego decidiu encerrar a ERT (empresa de rádio e televisão públicas da Grécia) e desligou o principal emissor esta noite. Os trabalhadores ocuparam as instalações e divulgaram um comunicado, que publicamos.

Artigo | 11 de June

Decisão é que a greve "não afeta de modo grave e irremediável o direito ao ensino na sua vertente de realização dos exames finais nacionais, não se estando por isso perante a violação de uma necessidade social impreterível”. Fenprof fala em "derrota política importante para o governo".

Artigo | 11 de June

Paralisação da empresa de valorização e tratamento de resíduos sólidos que atua em 19 municípios é contra a privatização e também contra o corte e o congelamento dos salários. João Semedo esteve presente no início da greve para levar o apoio às reivindicações dos trabalhadores.

Artigo | 11 de June

Antigo presidente do Eurogrupo reconhece que tanto a União Europeia quanto o FMI foram demasiado otimistas no início do processo e que por isso erraram. Mas não parece tirar qualquer consequência dessa admissão.

Vídeo Esquerda | 11 de June

Sandra Monteiro, diretora do Le Monde Diplomatique, resume a sessão de debate "Que fazer com este euro?", que juntou à mesma mesa Francisco Louçã, Otávio Teixeira, Alexandre Abreu, João Galamba e Vieira da Silva. Ver intervenções completas aqui.

Artigo | 11 de June

"É preciso libertar a escola pública do sequestro imposto pelo governo e pela troika", afirmam as 25 figuras da cultura portuguesa que lançaram o manifesto "Obrigado professores", em apoio à greve contra os cortes e despedimentos na Educação.

Artigo | 11 de June

Estudo do Instituto de Engenharia da Universidade de Tóquio conclui que o aquecimento global levaria ao aumento na frequência de enchentes em 42% da área estudada, e à diminuição na frequência em 18%. Entre 27 milhões e 93 milhões de pessoas podem ser afetadas. Por Jéssica Lipinski, Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 11 de June

Forças policiais reocuparam a praça, mas os ativistas reagruparam-se na entrada do Parque Gezi. Pelo menos uma pessoa morreu, há muitos presos, entre os quais advogados que os tentavam defender. Erdogan defende a ação policial.

Event | 11 de June

Apresentação dos candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Ponta Delgada e Ribeira Grande
Presença de Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda).
Ponta Delgada/S. Miguel/Açores, Hotel Camões, Largo de Camões, 13h.

«A intervenção social em habitação»
Debate integrado nos Encontros de Habitação do CIES-IUL
Com Com Marlene Almeida, Hélia Bracons, Helena Belchior Rocha, Inácia Moisés e moderação de Júlia Cardoso.
Lisboa, Aud. B203, piso 2, edifício II do ISCTE, 18hVer programa

"Aumento das Rendas e Despejos. O Que Fazer?"
Sessão pública de esclarecimento e apoio à população, com Ricardo Moreira. Org: Bloco de Esquerda. Ver cartaz.
Pontinha, Junta de Freguesia (Av. 25 Abril, 22-A), 18h

Event | 11 de June

Iniciativa de apoio às manifestações no Brasil
Lisboa, Pç Luís de Camões, 17h. Ver evento no facebook.
Porto, Av dos Aliados, 17h. Ver evento no facebook.
Coimbra, Lg D Diniz – escadarias Monumentais, 17h. Ver evento no facebook.
Faro, 17h. Ver evento no facebook.

«Habitação e espaço urbano»
Debate integrado nos Encontros de Habitação do CIES-IUL
Com João Pedro Nunes Dinâmia, Patrícia Pereira, Renato do Carmo,  Otávio Raposo e moderação de Manuela Mendes.
Lisboa, Aud. B103, piso 1, edifício II do ISCTE, 18h. Ver programa.

Debate: “Direitos LGBT: Ser e/ou Pertencer?”
Intervenções de: Conceição Nogueira, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; João Paulo, ativista pela promoção e defesa dos Direitos LGBT; e António Nunes e Sara Coimbra, elementos da AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual.
Ver evento no facebook.
Braga, Lg da Senhora a Branca, 21h30.

Coordenadora nacional do Bloco, Catarina Martins na Sic Notícias
Sic Notícias, 21h30.

Artigo | 11 de June

O banco norte-americano JP Morgan, que há poucas semanas interpôs três processos contra o Estado português nos tribunais londrinos, acaba de ser escolhido para assessorar a privatização dos CTT. Bloco de Esquerda pede explicações sobre os motivos desta escolha.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de June

Recentemente, soube-se por diversos media que existe um risco muito elevado de dizimação total dos rinocerontes selvagens do Parque Natural Moçambicano Great Limpopo, localizado na fronteira de Moçambique com a África do Sul e o Zimbabué.

Artigo | 11 de June

Edward Snowden, a fonte das revelações sobre os ficheiros da National Security Agency (NSA) dos EUA que o The Guardian publicou, explica porque levou a cabo a maior fuga de informação de um organismo de informações desde há uma geração, e o que pensa fazer em seguida. Entrevista de Glenn Greenwald e Ewen Macaskill.

Artigo | 11 de June

O governo francês iniciou procedimentos para tentar ilegalizar um ou dois grupos de extrema direita, na sequência do assassínio do jovem estudante antifascista Clément Méric.