You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de June

Milhares de pessoas por todo o Egito saíram novamente às ruas para exigir a demissão de Mohamed Morsi. O Presidente insiste em não renunciar ao mandato. No Cairo reuniram-se mais de 200 000 pessoas sob o lema “Morsi não é o meu Presidente”.

Artigo | 30 de June

Uma sondagem publicada pela imprensa brasileira demonstra que a popularidade da Presidente Dilma Rousseff caiu 27 pontos percentuais. No seu melhor momento, em Março, o índice estava no dobro, 65%. Para não voltar a ser vaiada, Dilma não estará presente na final da Taça das Confederações.

Artigo | 30 de June

As sete maiores fortunas de Portugal – de Soares dos Santos, Isabel dos Santos, Américo Amorim, Belmiro de Azevedo, José de Mello, Joe Berardo e António Mota – cresceram 621,14 milhões de euros apenas à custa das participações que detêm em várias empresas cotadas no PSI20.

Artigo | 30 de June

O primeiro dia da Universidade de Verão é organizado pelo grupo feminista do Partido de Esquerda Europeia (PEE). Entre 3 e 6 de julho, passarão pelos inúmeros seminários e workshops vários oradores, entre os quais César Frixone, do Equador, Valter Pomar, do Brasil, Hayri Kozanoglu, da Turquia, e o francês Jean Luc Melenchon. A entrada nos debates é livre. Poderá consultar neste artigo o programa e a ficha de inscrição.

Artigo | 30 de June

A coordenadora nacional do Bloco afirmou que “é uma irresponsabilidade, uma leviandade que o Governo possa ter estado dois anos sentado em cima de um problema como os swaps ao mesmo tempo que diz que quer cortar mais 4 mil milhões de euros naquilo que é essencial à vida das pessoas”. “É mesmo a marca de um Governo indecente”, frisou Catarina Martins, adiantando ainda que “a troika está tão incapaz de dar resposta ao nosso país como o Governo”.

Artigo | 30 de June

A guerra colonial, e a consequente derrota militar óbvia e iminente, esteve envolvida, durante o tempo que durou, num nevoeiro de propaganda ideológica que ainda hoje perdura passados 39 anos do seu fim. Artigo de Mário Tomé

Artigo | 30 de June

A Praça Tahrir, que, em janeiro de 2011, foi o epicentro da revoltacontra o presidente egípcio Hosni Mubarak volta a ser palco de protestos. Os manifestantes, que têm vindo a ocupar o espaço desde a noite de sábado, exigem a demissão de Mohammed Morsie a realização de eleições antecipadas. Este domingo celebra-se um ano de mandato do atual executivo egípcio.

Artigo | 30 de June

Os manifestantes, que protestavam contra a retirada do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros chamaram ainda "ladrão" e "gatuno" ao governante. Poiares Maduro afirmou, durante a sua visita, desconhecer as dúvidas que, segundo noticiou a TSF, a troika tem quanto à capacidade do Governo cumprir o corte de 4 mil milhões de euros nas funções do Estado.

Artigo | 30 de June

O ex ministro das Finanças afirmou este sábado que Vítor Gaspar recebeu “toda a informação necessária” sobre os contratos swap envolvendo empresas públicas numa reunião a 18 de junho de 2011. Teixeira dos Santos estranha que o executivo “tenha demorado dois anos para despertar para a questão e fazer alguma coisa quanto a isso”.

Artigo | 29 de June

Documentos na posse de Edward Snowden provam que a Agência de Segurança Nacional norte americana (NSA) infiltrou-se na rede informática dos escritórios da UE em Washington, segundo divulga o Der Spiegel. A sede da UE em Bruxelas também foi alvo de ataques.

Vídeo Esquerda | 29 de June

"A terra nossa de cada dia" é um documentário filmado no dia em que a Polícia Municipal de Lisboa destruiu o projeto comunitário da Horta do Monte.

Artigo | 29 de June

A evolução da dívida não dá mostras de que esta venha a tornar-se sustentável e, se assim é, é preciso renegociá-la o quanto antes para travar os sacrifícios a que os portugueses têm sido sujeitos, sem qualquer previsão credível de evolução positiva nos próximos anos. Artigo publicado no site da IAC.

Artigos dossier | 29 de June

Acompanhe aqui a cobertura dos protestos no Brasil realizada pelo Esquerda.net, sempre atualizada, através deste link

Artigos dossier | 29 de June

Relembre os acontecimentos que começaram com um protesto de 2 a 4 mil pessoas e se transformaram num poderoso movimento que sacudiu o país de Norte a Sul.

Artigos dossier | 29 de June

Houve um aumento do rendimento do trabalho no período do governo Lula, mas a redução da desigualdade foi muito pequena e a ideia de que o Brasil se tornou num país de classe média é uma construção ideológica que não corresponde à realidade. Compilação de alguns artigos de Valério Arcary, Márcio Pochmann, Ruy Braga e Reinaldo Gonçalves. Com links para os originais, cuja leitura recomendamos.

Artigos dossier | 29 de June

Em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza protestos contra a Copa misturam-se às bandeiras por participação política, transporte e serviços públicos de qualidade. Veja aqui sete razões para que a festa esteja a transformar-se em manifestação. Por Marina Amaral, Agência Pública.

Artigos dossier | 29 de June

Que representa o Brasil? As avançadas tecnologias ou a miséria analfabeta de grande parte das escolas públicas? A medicina de ponta disponível em hospitais caríssimos, ou a decadência dos hospitais públicos sem estrutura? Por Sérgio Denicolli.

Artigos dossier | 29 de June

Como a Globo foi mudando a sua cobertura das manifestações, da denúncia como atos de “vândalos” ao suposto “apoio”, tentando esvaziar o seu conteúdo social. Por Gilberto Calil, Blog Convergência

Artigos dossier | 29 de June

Quando estamos diante de grandes mobilizações de massas, com milhares de pessoas, em condições de liberdades democráticas, em que não seremos presos pela polícia, não é somente um direito, mas, também, um dever dos socialistas levantar as suas bandeiras. Não o fazemos porque queremos “aparecer”. Estamos defendendo um programa. Não somos surfistas das lutas, somos parte, lado a lado, dos agitadores e organizadores das lutas. Por Valério Arcary, Blog Convergência

Artigos dossier | 29 de June

Para João Pedro Stedile, a juventude mobilizada, por sua origem de classe, não tem consciência de que está participando de uma luta ideológica. Assim, estão sendo disputados pelas ideias da direita e da esquerda. Por Nilton Vianna, Brasil de Fato.

Pages