Artigo | 28 de May

A análise de quase 12 mil artigos científicos entre 1991 e 2011 mostra que 99% atribuem ao homem a responsabilidade pelas alterações climáticas.

Artigo | 23 de May

Em viagens oficiais, Hillary Clinton fazia lóbi para que países em desenvolvimento comprassem produtos da Monsanto. Artigo de Tom Philpott, publicado em “Mother Jones”.

Artigo | 21 de May

Um gigantesco tornado (veja vídeo) devastou a cidade de Moore, um subúrbio de Oklahoma, provocando a morte de mais de 20 pessoas e ferimentos em mais de 200. Inicialmente, as autoridades norte-americanas tinham apontado para a morte de 91 pessoas, mas posteriormente reviram o número para 24 pessoas. Cientistas do clima têm vindo a alertar para uma relação entre as alterações climáticas e tempestades (ou secas) mais extremas. Notícia atualizada

Artigo | 21 de May

James Hansen afirmou que se o oleoduto Keystone XL for construído e a exploração do petróleo das areias betuminosas e do gás de xisto continuarem a crescer na América do Norte, podemos dizer adeus às hipóteses de evitar as piores consequências das mudanças climáticas. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 19 de May

São milhões e milhões de formigas espalhadas por milhares e milhares de quilómetros em total cooperação. Mas o mistério engrossa aqui, no espaço de domínio desta super-colónia. Habitante já há algumas décadas da cidade de Barcelona a formiga argentina encontrou uma inimiga mortal. Uma outra super-colónia de formiga argentina está em expansão. Por Irina Castro

Artigo | 17 de May

Dois países latino-americanos, o Equador e a Bolívia, fundaram um verdadeiro constitucionalismo ecológico; por isso estão à frente de qualquer outro país dito “desenvolvido”, diz o teólogo brasileiro Leonardo Boff neste artigo.

Artigo | 15 de May

Investigadores do Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo (IPT) desenvolveram uma tecnologia que está a permitir que empresas de pequeno porte reduzam significativamente o seu gasto de energia e as suas emissões de gases. Artigo do site Inovação Tecnológica.

Artigo | 12 de May

Adriano Bordalo e Sá, investigador do Instituto Abel Salazar, alerta que as praias portuguesas têm cada vez menos areia, devido à construção paralela à costa e, sobretudo, devido às barragens. O investigador salienta que só as mais de 50 barragens do rio Douro tiram à costa mais de 1,5 milhões de toneladas de areia, em cada ano.

Artigo | 11 de May

Um novo relatório da NASA sugere que o nosso planeta deverá enfrentar mais extremos climáticos; regiões temperadas apresentarão mais secas no futuro, enquanto trópicos deverão passar por mais enchentes. Artigo de Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 9 de May

Segundo um estudo da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Portugal, Grécia e Espanha, localizados na “zona mais biodiversa da Europa”, são os países com maior proporção de espécies ameaçadas de extinção . A Liga para a Proteção da Natureza (LPN) fala em Crise da Biodiversidade.

Artigo | 8 de May

A Plataforma por Monsanto acusa a Câmara de Lisboa de "destruir todo o trabalho feito por voluntários e associações durante 2 anos", em colaboração com os serviços camarários, na requalificação da zona onde agora é autorizado um evento de seis dias com milhares de pessoas.

Artigo | 7 de May

A Organização Meteorológica Mundial afirma que a temperatura em 2012 ficou 0,45ºC acima da média histórica e alerta que o degelo do Ártico é um sinal claro e alarmante das mudanças climáticas. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 3 de May

Vinte e oito associações enviaram uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na qual defendem que a Nova Lei das Sementes é um ataque à agro-biodiversidade e exigem que as sementes de propagação livre e as sementes livres de direitos de propriedade intelectual sejam excluídas da nova legislação.

Artigo | 2 de May

O 27º aniversário da catástrofe de Chernobyl recorda-nos um triste legado mas, contraditoriamente, pode ter tido um impacto positivo no futuro. Por Joseph J. Mangano e Dr. Janette D. Sherman.

Artigo | 1 de May

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera poderá ficar acima das 400 partes por milhão (ppm) em boa parte do Hemisfério Norte já em maio deste ano. Será a primeira vez em mais de três milhões de anos que a barreira dos 400ppm será ultrapassada. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil