You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 3 de May

Portugal vive um tempo dominado por estratégias de fabricação de um senso comum que misturam sabiamente simplismo indolente com moralismo mesquinho.

Artigo | 3 de May

A presidente da APRe! diz que os reformados são o "alvo preferencial" do Governo e que as restantes medidas são "o descalabro na função pública". "Isto tem de ter algum fim. Não podemos continuar a viver nesta situação”, defendeu Maria do Rosário Gama. 

Artigo | 3 de May

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda lembrou que a consequência das medidas anunciadas por Passos Coelho cairá sobre toda a economia e "levará mais fundo o caminho de destruição”, pelo que o Governo "tem de ser parado pelo país". 

Artigo | 3 de May

No seu discurso ao país, o primeiro-ministro não se referiu uma única vez ao desemprego, mas anunciou o despedimento de 30 mil funcionários públicos, pondo os restantes a trabalhar mais horas por menos salário. As reformas aos 65 anos passam a ser penalizadas e os pensionistas serão sujeitos a um novo imposto. 

Event | 3 de May

Cecilia Honorio no programa “Você na TV” da TVI
Debate sobre co-adopção por casais do mesmo sexo.
TVI, 11h.

Concentração: Futuro com Ciência
Organização: Núcleo de Coimbra da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica. Ver cartaz e evento no facebook.
Coimbra, Pç D Dinis, 13h15.

II ciclo de conferências Pensar os Pensadores da Economia
Friedrich Hayek por Luís Francisco Carvalho (Prof. Assis. ISCTE). Ver evento no facebook e cartaz.
Lisboa, na sala C501 do edifício 2 do ISCTE, 18h30.

Conferência : "o futuro neoliberal da Europa à luz dos paradigmas grego e português”
Com Cristina Semblano (Economista e professora de economia portuguesa na Universidade Paris IV – Sorbonne ) e Vicky Skoumbi (Chefe de redação da revista Grega αληthεια e coredatora do apelo "Salvemos o povo grego dos seus salvadores” . Ver cartaz.
Paris, casa de Portugal (Cité Internationale Universitaire 7p, Bd Jourdan ), 19h.

Coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, no programa "Frente a Frente"
Sic Notícias, 21h30.

Debate: Género e Participação
Organização: projeto e-storias d’igualdade, levado a cabo pela ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos. Ver programa. Mais informações na página de facebook e site da e-storias d’igualdade.
Póvoa de Varzim, Biblioteca Municipal Rocha Peixoto (R Manuel Lopes), 21h.

Event | 3 de May

Inauguração da exposição do SOS Racismo
A exposição inclui um conjunto de quadros, fotografias, serigrafias, desenhos e catálogos que estarão à venda.
Lisboa, Bar Agito (Rua da Rosa, 261 - Bairro Alto), a partir das 18h.

II ciclo de conferências Pensar os Pensadores da Economia
John Kenneth Galbraith por José Reis (diretor e prof. catedrático FEUC e investigador CES). Ver evento no facebook e cartaz.
Lisboa, na sala 119 da Novasbe, 18h30.

Mariem Hassan - a grande cantora saharaui em Lisboa
Lisboa, restaurante Marcelino Pão e Vinho (Rua do Salvador nº62 Alfama - São Vivente de Fora), 21h.

 

Event | 3 de May

II ciclo de conferências Pensar os Pensadores da Economia
Alfred Marshall por João Carlos Graça (Prof.Aux. ISEG). Ver evento no facebook e cartaz.
Lisboa, na sala C501 do edifício 2 do ISCTE, 18h30.  

Deputada do Bloco Helena Pinto no programa "5 para a meia noite  "
A deputada falará sobre o Projeto de Lei do Bloco que visa a legalização do cultivo para uso pessoal e os clubes sociais de canábis.
RTP, 1h (madrugada de dia 15 de maio).

Event | 3 de May

II ciclo de conferências Pensar os Pensadores da Economia
John Maynard Keynes por João Ferreira do Amaral (Prof. Catedrát. ISEG). Ver evento no facebook e cartaz.
Lisboa, na sala 119 da Novasbe, 18h30.

Artigo | 3 de May

O secretário geral da Fenprof acusou o executivo PSD/CDS-PP de cometer “crimes sociais” para proteger “crimes de banqueiros, de diversos especuladores e até de alguns governantes”. Já o reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, defendeu que “em tempos tão duros como os de hoje, ninguém tem o direito de ficar em silêncio”.

Artigo | 3 de May

Esta sexta feira o parlamento aprovou três de quatro pontos de uma proposta do Bloco que prevê a “criação de um regime de suficiência do documento eletrónico para a entrega de trabalhos, teses e dissertações” no sistema de ensino superior. A obrigatoriedade de apresentação destes documentos em formato papel representava uma despesa adicional de 100 a 300 euros.

Artigo | 3 de May

A antiga presidente do PSD defende que o DEO “tem um modelo teórico sem nenhuma adesão à realidade” e que foi feito "de pernas para o ar", adaptado aos "objetivos que a 'troika' impôs". Manuela Ferreira Leite tece ainda duras críticas ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar, por ter falado mal de Portugal à 'troika'.

Artigo | 3 de May

A música de Zeca Afonso voltou a ser ouvida na Assembleia da República como forma de protesto contra as políticas de austeridade impostas pelo executivo do PSD/CDS-PP. Dezenas de reformados e pensionistas cantaram a “Grândola, Vila Morena” após a discussão de uma petição apresentada pela Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!).

Vídeo Esquerda | 3 de May

O ministro das Finanças reagiu mal quando Ana Drago o confrontou com a sua responsabilidade por nada ter feito durante dois anos para cortar nos contratos especulativos ruinosos nas empresas públicas, que eram do seu conhecimento desde que chegou ao Governo. Vídeo completo aqui.

Artigo | 3 de May

O deputado de extrema direita Yorgos Germenis tentava agredir o presidente da câmara de Atenas, Yorgos Kaminis, em protesto contra a decisão do autarca de proibir uma distribuição de comida promovida pelo seu partido, e acabou por golpear uma menina de doze anos. Durante os desacatos, Germenis ainda tentou puxar de uma arma.

Artigo | 3 de May

Vinte e oito associações enviaram uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na qual defendem que a Nova Lei das Sementes é um ataque à agro-biodiversidade e exigem que as sementes de propagação livre e as sementes livres de direitos de propriedade intelectual sejam excluídas da nova legislação.

Artigo | 3 de May

O Bloco de Esquerda questionou esta quinta feira o ministro das Finanças, através de uma pergunta dos deputados Ana Drago e Pedro Filipe Soares, sobre o acréscimo das perdas potenciais nos contratos swap com a descida da taxa de juro do BCE.

Artigo | 3 de May

Após uma missão de cinco dias na Grécia, o perito independente das Nações Unidas Cephas Lumina afirmou que as “medidas excessivamente rígidas” de austeridade impostas aos gregos levaram à contração da economia do país e à crise social e defendeu que “existem alternativas viáveis à austeridade”.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de May

Os resultados da Islândia podem surpreender muita gente. Mas não surpreendem pelo menos quem avisou contra a imprudência da austeridade como mal menor, dos discursos sobre austeridade inteligente ou de outras trapaças. E são uma lição para todos. Uma lição dura.