Artigo | 31 de May

O coordenador bloquista falou em Portimão sobre a importância da greve geral, da manifestação deste sábado contra a troika e do encontro das esquerdas na Aula Magna como "passos importantes" na convergência pela demissão urgente do Governo PSD/CDS.

Vídeo Esquerda | 31 de May

"Ou Portugal vence a chantagem da dívida, ou é vencido por ela", declarou Cecília Honório no encontro das esquerdas na Aula Magna, sublinhando que um governo de esquerda deve devolver o que foi roubado por Passos Coelho e Paulo Portas.

Artigo | 31 de May

CGTP anuncia greve geral no mesmo dia em que todos os sindicatos da função pública já tinham chegado a acordo para paralisar a administração pública. UGT reúne estruturas de direção na segunda-feira.

Artigo | 31 de May

Bloco de Esquerda condena a criação de uma taxa sobre os subsídios de doença e de desemprego prevista no orçamento retificativo entregue pelo governo esta sexta na Assembleia. O líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, admite que as medidas previstas contenham inconstitucionalidades.

Apresentação de candidaturas autárquicas – Coragem para mudar
Ver cartaz.
Torres Novas, jardim municipal, junto à esplanada jardim, 16h.

Artigo | 31 de May

Projetos do Bloco de Esquerda e do PCP para suspender o processo de privatização dos CTT e manter o caráter público deste serviço são rejeitados pela direita. No último mês foram fechadas 60 estações dos CTT, afirmam os sindicatos do setor. Protestos continuam.

Artigo | 31 de May

Alfredo José de Sousa defende “aproveitar as eleições autárquicas e arranjar uma simultaneidade das eleições para o Parlamento”.

Vídeo Esquerda | 31 de May

“Não é o Estado que é mau gestor, são os senhores, que se sentaram no Conselho de Administração e receberam o ordenado”, diz a deputada Ana Drago ao defender os projetos de lei e de resolução do Bloco sobre a salvaguarda dos monopólios naturais no domínio público do Estado e pela suspensão do processo de privatização dos CTT.

Greve Geral
Manifestação da CGTP em Lisboa - concentração no Rossio, pelas 14h30.
Manifestação da CGTP no Porto - concentração na Pç da Liberdade, pelas 15h30.
Ver lista de concentrações/manifestações no país.

Mesa redonda: “Uma cidade com urbanidade”
Organização: Candidatura autárquica do Porto – E se virássemos o Porto ao contrário? (http://portoaocontrario.org/). Com Manuel Graça Dias, Nuno Grande e Teresa Sá Marques. Moderação de José Gigante.

Event | 31 de May

Mesa redonda: “Uma cidade da arte e da cultura”
Organização: Candidatura autárquica do Porto – E se virássemos o Porto ao contrário? (http://portoaocontrario.org/). Com Alexandre Quintanilha, Ana Luísa Amaral, Jorge Campos, José Luís Ferreira e Regina Guimarães. Moderação de Mário Moutinho.
Porto, Contagiarte (R Álvares Cabral, 372), 14h30.

14ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa
Este ano sob o lema "Arco-Íris Contra a Crise". Ver cartaz e o blogue da Marcha.
Lisboa, Jardim do Príncipe Real, 17h

Bolseiros pelo Mundo: Jantar + conversa
Jantar e conversa para encerrarmos da melhor maneira a campanha “Por Um Contrato de Trabalho!” Inscreve-te para o jantar (5 euros), enviando um e-mail para precariosinflexiveis@gmail.com. Ver evento no facebook.
Lisboa, espaço associativo MOB (Tv da Queimada, 33), 20h.

Apresentação do livro: Roteiros da memória urbana – Setúbal, de João Freire e Maria Alexandre Lousada
Apresentação por Albérico Afonso, Luísa Tiago de Oliveira e Paulo Guimarães.
Setúbal, Casa da Cultura – Sala José Afonso ( R Detrás da Guarda, 28), 22h.

After party da 14ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa
Ver evento no facebook.
Lisboa, Ponto G (R da Madalena, 106), 0h.

O S. João é do povo!
Na sequência das declarações do ainda Presidente da CMP, a candidatura autárquica do Bloco de Esquerda ?E se virássemos o Porto ao contrário?? promove uma acção de rua de antecipação do S. João que é, sempre foi e sempre será, do povo! Com José Soeiro entre muitos outros elementos da candidatura.
Porto, Av. dos Aliados, frente à Câmara Municipal do Porto, 17h.

Mesa redonda: “Uma cidade aprendente”
Organização: Candidatura autárquica do Porto – E se virássemos o Porto ao contrário? (http://portoaocontrario.org/). Com Maria Rodrigues e Orfeu Bertolami. Moderação de Susana Constante Pereira.

Projeção do filme “Faca de Madeira”, de Renate Costa, 2010, 93', Paraguai
Sobre a perseguição aos homossexuais na ditadura paraguaia. Ver evento no facebook.
Lisboa, espaço associativo MOB (Tv da Queimada, 33), 21h30.

Apresentação da candidatura de João Semedo à Câmara Municipal de Lisboa
Ver convite.
Lisboa, Hotel do Chiado (R Nova do Almada, 114 – metro Baixa Chiado), 17h30.

Mesa redonda: “Uma cidade com qualidade de vida”
Organização: Candidatura autárquica do Porto – E se virássemos o Porto ao contrário? (http://portoaocontrario.org/). Com António Babo, Gabriela Moita e Luís Fernandes. Moderação de Milice Ribeiro dos Santos.

Event | 31 de May

Universidade de Verão - Há vida para além do euro?
Organização: Fórum Manifesto. Ver evento no facebook e cartaz.
Almada, Pousada da Juventude, 10h.

I Encontro da Red(e) Ibero-americana Resistência e(y) Memória
Programa e mais informações.
Lisboa, Av. de Berna, torre B, auditório 1 (2.º piso) | FCSH-UNL

Event | 31 de May

Universidade de Verão - Há vida para além do euro?
Organização: Fórum Manifesto. Ver evento no facebook e cartaz.
Almada, Pousada da Juventude, 21h.

Projeção do documentário “Em Nome da Terra"
Sobre o Arquiteto Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles. Realização de jornalista Rita Saldanha e
produção por Miguel Ferraz.
Ponta Delgada, sede do Bloco de Ponta Delgada/Açores (Largo de São João nº8), 21h.

I Encontro da Red(e) Ibero-americana Resistência e(y) Memória
Programa e mais informações.
Lisboa, Av. de Berna, torre B, auditório 1 (2.º piso) | FCSH-UNL

Artigo | 31 de May

Gabinete de estatísticas da UE assinala também novo recorde do desemprego geral no país, que aumentou para 17,8% em abril. Números estão muito acima da média europeia: Portugal continua a ter o 3º desemprego mais elevado da Europa, piores só Grécia e Espanha. Há 26,5 milhões de homens e mulheres desempregados na União Europeia.

Artigo | 31 de May

Coligação Blockupy afirma ter conseguido o seu primeiro objetivo. Mais de 3.000 ativistas cercam instituição dirigida por Mário Draghi. “O funcionamento do BCE foi interrompido com sucesso”, afirma a coligação em comunicado. Este sábado, os alemães realizam na cidade um protesto contra a austeridade, como parte da manifestação internacional do dia 1 de junho.

Artigo | 31 de May

Numa iniciativa inédita que juntou PS, Bloco de Esquerda, PCP e movimentos sociais e teve até o apoio de Pacheco Pereira, o ex-presidente Mário Soares defende a deposição do governo e ataca Cavaco Silva por não o demitir. Maria do Rosário Gama, do APRE!, e Cecília Honório, do Bloco de Esquerda, convocam a manifestação internacional deste sábado 1 de junho.

Vídeo Esquerda | 30 de May

Um grupo de ativistas do Que se Lixe a Troika entrou na sede do Banif no Porto para "entregar" mais uma parte dos nossos impostos usados na recapitalização do banco de Luís Amado.

Artigo | 30 de May

Esta quinta feira, trabalhadores da Carris e da CP invadiram simbolicamente as sedes bancárias do Santander Totta e do Banco Espírito Santo (BES), respetivamente, como forma de protesto contra os prejuízos causados a estas empresas de transportes pelos contratos “swap”.

Vídeo Esquerda | 30 de May

Pedro Filipe Soares sublinhou a importância dos protestos populares que se avizinham, antecipando que "vai ser a altura de os cidadãos dizerem às elites políticas que não podem continuar a roubar-lhes o futuro".