You are here

Pesquisar

Artigo | 24 de April

Bloco de Esquerda fala num sinal de quem está cada vez mais sozinho e tem "porventura medo de uma 'grandolada'” no dia do 39º aniversário da Revolução dos Cravos. Abertura destes espaços à população é conquista da democracia, diz Cecília Honório.

Artigo | 24 de April

Justiça deu razão à Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas que entrou com ação contra condições que impediam qualquer empresa que não a Microsoft de apresentar propostas.

Vídeo Esquerda | 24 de April

Ana Drago compara as medidas apresentadas por Álvaro Santos Pereira esta semana com as que tinha apresentado há seis meses. "Sempre que o ministro fala, depois nada acontece", lembrou.

Artigo | 24 de April

As empresas que dominam o sistema de pagamentos eletrónicos uniram-se para impedir os donativos à Wikileaks através de cartão de crédito. Esta quarta-feira, o Supremo Tribunal islandês condenou a subsidiária da Visa a parar o bloqueio ou a pagar uma multa milionária.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de April

Não aceitamos qualquer solução às prestações ou faseada em função da vontade do Governo. Os direitos dos trabalhadores não são adiáveis, nem a decisão do Tribunal Constitucional pode ser contornada.

Artigo | 24 de April

Foi a simbiose perfeita: a evocação de Miguel Portas feita através da "alma de um povo" trazida a Bruxelas, ao Parlamento Europeu, por uma atuação mágica do Grupo de Cantares de Manhouce. Artigo de José Goulão.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de April

Dois anos volvidos, parece que caminhamos a passos largos para a implosão; não do Ministério, mas da escola pública. Crato também quer cortar nas Atividades de Enriquecimento Curricular, tornando-as num encargo financeiro suportado pelas famílias.

Audio | 24 de April

Bandarra : Bicho do Diabo (2012).

Samuel Úria : O grande medo do pequeno mundo (2013).

Adriano Correia de Oliveira: Que nunca mais (1975).

Xarabanda : Quem anda na roda (2013).

Ediçãode 24 de abril de 2013

Artigo | 24 de April

O Bloco de Esquerda agendou o debate parlamentar da sua proposta para legalizar o autocultivo para consumo pessoal e criar os clubes sociais de canábis. No dia 8 de maio, os deputados vão pronunciar-se sobre o fim da perseguição aos consumidores de canábis.

Artigo | 24 de April

A Associação dos Profissionais do Regime de Amas denuncia mais uma retaliação da Segurança Social pelas denúncias de incumprimento laboral. A dirigente que fez as denúncias já tinha perdido boa parte das crianças a seu cargo e este mês recebeu um ofício a comunicar o despedimento.

Artigo | 24 de April

Ao fim de 44 recursos na Justiça, o autarca de Oeiras foi detido esta quarta-feira para cumprir os dois anos de prisão a que foi condenado por fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Artigo | 24 de April

A petição contra a entrega da gestão do Hospital de Barcelos à Santa Casa da Misericórdia já reuniu 5000 assinaturas e está pronta a dar entrada em São Bento para ser debatida pelos deputados.

Artigo | 24 de April

Publicamos no esquerda.net os poemas Camarada (dedicado a Alexis Tsipras), Renascer e Ibéria. São três inéditos de Cristina Semblano, Poeta, autora de A Minha Língua, Confessions en portugais et en français, Edition Lusophone, Paris, 2004 e O Murmúrio do Poço, Palimage, Coimbra, 2011.

Artigo | 24 de April

O impacto negativo dos contratos especulativos assinados pelo Metro de Lisboa pagava 18 anos de bilhetes e passes aos utentes hoje sacrificados com aumentos de preço e redução do serviço. No Porto, os utentes poderiam andar à borla durante 23 anos e ainda saía mais barato à empresa que os contratos "swap", alguns deles assinados com o antigo banco de António Borges e Moreira Rato, o homem à frente do IGCP que agora renegoceia com os antigos patrões.

Artigo | 24 de April

Quinze dias antes de entrar no Governo, um dos novos secretários de Estado desejava "boa viagem" a Vítor Gaspar e já defendera que a proposta de pôr a Caixa a financiar a economia era instaurar o "modelo chinês" em Portugal.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de April

As doze mil vagas negativas anunciadas no âmbito do concurso de professores são a confirmação da onda destruidora da escola pública “surfada” a todo o vento pelo ministro Nuno Crato. A educação é um não lugar para este governo.