You are here

Pesquisar

Artigo | 14 de April

Perante o acórdão do Tribunal Constitucional, o Governo amuou, Passos Coelho ameaçou, Miguel Relvas demitiu-se mas continuou Ministro, e Vitor Gaspar resolveu vingar-se da administração pública. A semana política fica marcada pela imagem de um Governo embrulhado na crise política e social que semeou.

Artigo | 14 de April

O presidente da mesa do conselho nacional do CDS-PP, Pires de Lima, declarou à comunicação social, no final da reunião daquele órgão, que espera que a substituição de Miguel Relvas seja apenas o "primeiro ato" de uma remodelação ministerial que dê "outro peso à economia". Para o Bloco de Esquerda "não há nenhuma remodelação que seja capaz de esconder a falência deste Governo".

Artigo | 14 de April

Assinalando a passagem de um ano sobre o desaparecimento de Miguel Portas, familiares e amigos promovem a sessão de evocativa "Pontes e margens: a crise, a Europa e o Mediterrâneo", no próximo sábado, 20 de abril, a partir das 14.30 horas no Teatro S. Luiz em Lisboa. No dia 30 de abril, o Bloco realizará um concerto de homenagem.

Artigo | 14 de April

O importante realizador de cinema Ken Loach, disse, sem meias palavras, o que sente sobre a ex-primeira-ministra, que morreu aos 87 anos na sequência de um derrame cerebral. O funeral de Margaret Thatcher realiza-se na próxima quarta-feira, 17 de abril, em Londres.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de April

É um acontecimento histórico o que se está neste momento a passar no Estado Espanhol, onde um movimento de massas se organiza para defender o direito à habitação e conseguiu demonstrar que quando se luta, com tenacidade e persistência, se conseguem vitórias.

Vídeo Esquerda | 14 de April

A "falsa remodelação" decidida pelo primeiro ministro demonstra que "o governo continua a enterrar-se mas a uma velocidade inferior àquela com que está a enterrar o país", denunciou a eurodeputada Marisa Matias no programa Conselho Superior da Antena Um.

Artigo | 14 de April

Em Barcelos, o coordenador do Bloco de Esquerda criticou a devolução dos hospitais públicos às Misericórdias e acusou o Governo de querer criar “uma clientela de gente fiel. O Presidente da Câmara de Barcelos manifestou a disponibilidade do município para poder gerir o hospital local, evitando a entrega à Misericórdia, como quer o Governo.

Artigo | 14 de April

Nesta entrevista Nicholas Shaxson, autor de um livro indispensável para entender as finanças offshore, afirma que os paraísos fiscais “isentam os ricos e as grandes empresas das restrições, dos riscos e das obrigações que a democracia exige de cada um de nós” e salienta que “a Grã-Bretanha está no centro de uma rede de paraísos fiscais que abastece a City de Londres de capital e lhe fornece um gigantesco volume de negócios”.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de April

O Ministro das Finanças fecha a torneira a milhares de empresas, bloqueia o funcionamento de serviços indispensáveis e prejudica a gestão corrente da administração pública. Na mesma semana, ficámos a saber da nomeação para o IGCP de alguns boys do PSD com salários entre os 3.000 e os 10.000 euros.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de April

Vivemos no país das Matryoshkas, e atrevo-me a dizer, vivemos no mundo das Matryoshkas. Tal não se deve a uma global conversão ao extinto sovietismo, mas antes à escalada da conversão à ilusão.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de April

Várias associações académicas entregaram na AR uma petição contra a “exclusão no direito à bolsa por motivos familiares”. Mais do que uma petição esta pequena atitude das diferentes académicas mostra que cada vez mais os estudantes são obrigados a reagir.

Artigo | 14 de April

Parceria entre os economistas Francisco Louçã e Mariana Mortágua, o autor de BD e ilustrador Nuno Saraiva e a designer Rita Gorgulho descreve em quadradinhos o assalto que Portugal está a sofrer. Entrevista ao Esquerda.net e texto da apresentação feita por Urbano Tavares Rodrigues.

Artigo | 14 de April

O Acordo Transpacífico foi anunciado pelos seus promotores como o maior e mais ambicioso tratado comercial. Participam 11 países: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Estados Unidos, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietname. Além das consequências económicas, este acordo pode converter-se num cordão ou num bloco militar. Artigo de Alejandro Nadal

Vídeo Esquerda | 14 de April

“Mundo Pequenino” é o título do novo disco dos Deolinda. Neste vídeo, a música “Seja Agora”. Os Deolinda apresentarão ao vivo o novo disco com dois concertos nos Coliseus de Lisboa e do Porto a 3 e 4 de maio, respetivamente.